Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2015 - 07:35

Como manter a casa arejada no verão


O ano de 2014 foi considerado o mais quente da história, desde 1850, quando começaram as medições de clima. A previsão para 2015 não é nada animadora, pois até o momento, este ano promete acompanhar o ritmo do ano que passou. E já que as altas temperaturas serão companhias constantes neste ano, o jeito é recorrer ao ar condicionado e se preparar financeiramente para não ter um susto quando a conta de luz chegar, correto? Não.

Segundo a arquiteta e urbanista Isabella Estrela é possível driblar o calor seguindo dicas de decoração que farão com que a casa fique mais arejada e volte a ser um ambiente agradável.

Isabella afirma que a procura por materiais e soluções simples que deixem o ambiente mais refrescante, além do ar condicionado e do ventilador, aumentou. A arquiteta diz ainda que a tendência em decoração ajuda neste ponto, afinal com plantas naturais você consegue deixar o ambiente mais fresco e decorado. “Coloque plantas naturais próximo às janelas, assim como a troca de roupas de cama, toalhas, tapetes e capas de almofadas por tons mais frescos como branco, azul e verde”, diz Estrela. A tonalidade do ambiente também influencia no calor, cores frias como o azul e o cinza, podem ser utilizadas para modificar a percepção da temperatura. O branco é ideal, porque não absorve tanto o calor. Outra dica preciosa é manter as janelas e portas, onde o sol bate, fechadas durante o dia e manter as demais portas e janelas abertas, para que o ar circule.

Há também objetos a serem evitados nessa estratégia de ventilação da casa, como por exemplo; peles, veludos, camurças e suedes. Objetos que usem lâmpadas tipo halógena por emitir calor e fontes de calor, como; abajur com lâmpada halógena, pendentes em mesa de jantar e até mesmo spots com dicróicas que devem ser substituídas por lâmpadas LED.

“Aproveite para usar tecidos leves, sintéticos e de fibras naturais, os espelhos d’água são também elementos paisagísticos que contribuem para o conforto térmico, estampas em itens de decoração que tem a cara do verão, muitas plantas de preferência naturais nas varandas, quintais e janelas, umidificadores de ambientes também são bem vindos. Guarde tecidos pesados, equipamentos que emitam calor, roupas de cama grossas, excesso de almofadas, tapetes em locais com piso frio tipo porcelanatos”, recomenda Isabella.

Com relação às cortinas, que são essenciais numa casa, a arquiteta diz ainda que devem ser usadas aquelas do tipo que bloqueiem a entrada de luz durante o dia, os tecidos sintéticos e naturais normalmente são mais frescos e em tons claros, não absorvem tanto calor e as persianas em tecido não absorvem e emitem tanto calor quanto as persianas de material plástico. Os tapetes e lençóis também devem ser em tons claros e tecido leve. Para os populares sofás em suede, pode-se usar uma capa em tecido sintético ou tom mais fresco, finaliza Estrela.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira