Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2008 - 10:39

Pascal Mougin na Galeria do Ateliê


BARRA 1 é resultado da primeira etapa de um trabalho iniciado em 2006 sobre os condomínios da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Uma reflexão sobre a relação do fotógrafo entre imagem e a realidade através de 25 painéis fotográficos.

A pesquisa de Pascal Mougin, professor da Universidade Paris 1 (Sorbonne), questiona principalmente as novas formas de moradia construídas a partir da multiplicação do espaço público, as áreas de convivência social e a segurança, formas características de um urbanismo do medo, em vias de generalização mundial.

Como em todos os conjuntos residenciais fechados, ‘gated communities’ ou ‘villes privées’ », explica o artista «os condomínios da Barra são duplamente ligados à imagens: tanto a imagem publicitária que foi mostrada nos anúncios durante o lançamento, quanto a que é transmitida nos circuitos internos de televisão/video em cada uma das unidades ».

Nada acontece nos condomínios sem que tenha sido anunciado - autorizado ou recusado - e controlado via imagem. Estas duas formas de imagens que visam seduzir e a assegurar, são onipresentes e complementares.

As obras expostas na série BARRA 1 são uma síntese destas duas imagens vistas a partir de uma tela de controle de televisão/vídeo. São resultado de uma arquitetura idealizada e mostrada nos portais dos incorporadores/ construtores.

BARRA 1 é o segundo projeto de Pascal Mougin dedicado à arquitetura funcional. O primeiro deles ZA/ZI foi apresentado em março de 2007 na Galeria do Ateliê.

Pascal Mougin - Nascido em 1965 na França, é fotógrafo autodidata e vem se dedicando há alguns anos - paralelamente às suas pesquisas teóricas - à um trabalho ligado ao “déficit de experiência”, termo usado por Walter Benjamin para caracterizar o nosso entendimento do mundo atual. Autor do álbum “L’effet d’image” editado em 1997 pela L’Harmattan.

Suas fotografias se perguntam sobre o lugar do fotógrafo em relação a dois regimes de imagens que prevalecem na sociedade contemporânea: a publicidade e a vigilância.

Outros trabalhos: Staying on in Kenya (1992) | Série sobre os ingleses que ficaram no Kenya após a independência de 1963. | Exposição individual no Centro Cultural Francês de Nairobi, 1992.

Vingt-quatre heures.1. Le péage (2005) - Vinte e quatro horas dentro de uma única cabine de pedágio de uma estrada antes de sua substituição por uma automática. Primeira série consagrada aos locais de trabalho que funcionam continuamente, a partir de um dispositivo de visualização 24h com um aparelho digital de baixa capacidade.

Exposição de 26 de janeiro a 8 de março, de 2ª a 6ª das 10h às 21h30 ; sáb., das 10h às 17h30 na Galeria do Ateliê, Avenida Pasteur, 453, Urca, Rio de Janeiro (RJ), telefone: (21) 2541-3314. Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira