Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2008 - 10:42

Abre Alas do Largo das Artes


O Largo das Artes e a Gentil Carioca começam o ano com força total. A partir de 26 de janeiro as galerias inauguram duas exposições simultâneas: no Largo das Artes estará a quarta edição da Abre Alas e na Gentil a Coletiva dos artistas da galeria.

Este ano a Abre Alas será realizada em parceria com o Largo das Artes, um novo espaço de arte contemporânea idealizado por Martha Pagy e Miguel Sayad, localizado na Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado, Largo de São Francisco, próximo à Praça Tiradentes. Aberto no final de 2007, o Largo das Artes vem contribuindo para a revitalização do Centro como pólo de arte contemporânea.

Gabriela Mureb - A Abre Alas atua como uma vitrine para jovens artistas, e para muitos deles esta é a primeira exposição. Assim como no carnaval, Abre Alas é o carro chefe de lançamento do que virá. Nas três edições anteriores, participaram artistas de diversos estados do Brasil, como Goiás, Belém e Santa Catarina, entre outros, além de artistas internacionais de países como Chile, Estados Unidos e França. Para esta edição, a galeria recebeu em torno de 200 portfolios de artistas dos quais 20 foram selecionados. Entre eles estão Carolina Cor, Gabriela Mureb, Glaucia Mayer e João Penoni.

João Penoni, jovem artista carioca, foi selecionado para o Salão da Bahia de 2007, expôs no Paço Imperial em 2007 e no FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). Seu trabalho em vídeo utiliza imagens de performances do artista, que também é acrobata e faz interferências urbanas, priorizando a relação do corpo o espaço em que ele circula.

Gláucia Mayer é uma jovem artista que pensa no Rosa como a mais profunda visualidade corpórea. Gláucia trabalha roupas, objetos e volumes. Para a artista, o Rosa vai muito além de um símbolo, rotulado feminino e banal, que ela prefere compreender a partir da sensação de energia cromática.

Carolina Cor, jovem artista de Porto Alegre, apresenta fotografias da série Tiny Experiences.

A Coletiva reúne obras de todos os artistas da galeria A Gentil Carioca, que comemora quatro anos de atividades. Dirigida por Ernesto Neto, Laura Lima e Márcio Botner, a galeria apresenta um total de 20 artistas.

Além disso, a Parede Gentil exibirá uma intervenção do artista Fenando De La Rocque e será lançada a Camisa Educação, criada por Fabio Carvalho.

Abre aAas: Exposição - 26 de janeiro a 29 de março de 2008, terça a Sexta – 12h às 18h | Sábados – 12h às 17h, no Largo das Artes - Rua Luiz de Camões, 2 – Sobrado, Largo de São Francisco – Centro – 20051-020 | Tel | Fax: (21) 2224-2985 | [email protected]

Coletiva 2008: Exposição - 26 de janeiro a 2 de março de 2008, segunda a Sexta – 12h às 19h | Sábados – 12h às 17h. A Gentil Carioca- Rua Gonçalves Ledo, 17- Sobrado Centro – 20060-020 | Tel: (21) 2222-1651 | [email protected]

Perfil do Largo das Artes - Inaugurado em Outubro de 2007, o Largo das Artes é um centro de arte e cultura localizado no Largo de São Francisco, e, além de ser um espaço privilegiado para exposições de arte contemporânea, tem como uma de suas principais propostas ser um pólo gerador de ações de inclusão social e revitalização urbana da cidade. Instalado em um casarão do século XIX, 500 metros quadrados e pé-direito de até 7 metros, dispõe de um espaço único no Rio de Janeiro para abrigar múltiplas manifestações culturais, obras e instalações de grande porte.

O Largo das Artes fundamenta suas atividades em três programas: centro de produção e exibição da arte e de difusão da cultura; plataforma de lançamento de ações educativas que, por meio da arte, possam despertar o pensamento crítico, bem como fortalecer valores de cidadania para a reintegração social de jovens em situação de risco; e centro de referência para a recuperação da história do Largo de São Francisco.

Os idealizadores e diretores do Largo das Artes são Martha Pagy, que dirigiu a área de programação do CCBB-Rio por 14 anos, desde sua inauguração em 1989 até 2003; e Miguel Sayad, psicanalista com longa experiência em atendimento de população de baixa renda e de adolescentes, apoiando-se nas artes plásticas como meio intermediário para a integração pessoal e elaboração de conflitos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira