Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2015 - 08:06

ADM venderá 50% das ações do Terminal de Exportação no Norte do Brasil

A nova joint venture investirá para quadruplicar a capacidade anual da instalação para 6 milhões de toneladas.

Chicago – A Archer Daniels Midland Company (NYSE: ADM) anunciou hoje que chegou a um acordo para vender à Glencore PLC (LSE: GLEN) 50% da participação no seu terminal de exportação de Barcarena, situado no estado do Pará, região norte do Brasil. A joint venture ADM-Glencore, que possuirá e operará a instalação após a transação, planeja quadruplicar a capacidade do terminal de 1,5 milhão de toneladas para 6 milhões de toneladas.

“A ADM continua tomando providências para melhorar nossos retornos sobre o capital investido”, disse o CEO da ADM, Juan Luciano. “Uma das formas que estamos executando isso é por meio de uma abordagem “asset-light” quando faz sentido. Este acordo quadruplicará a capacidade e aumentará a utilização desta instalação portuária, estrategicamente localizada para ambos, melhorando a capacidade de atender o crescente setor agrícola do Brasil. Ao compartilhar o investimento com um parceiro, somos capazes de fazer tudo isso de uma forma eficiente do ponto de vista de custo e capital.”

Além de sua capacidade aumentada, o terminal expandido será capaz de receber navios Panamax maiores, permitindo que os parceiros da joint venture conectem mercados globais com maior eficiência.

“O terminal de Barcarena continuará sendo um componente vital da nossa rede de logística brasileira,” disse Valmor Schaffer, presidente da ADM América do Sul. “A produção agrícola está se expandindo rapidamente no norte e no oeste do Brasil, e o terminal de Barcarena está muito bem posicionado para capitalizar sobre esse crescimento. Quadruplicando a capacidade do terminal, estamos também expandindo a nossa capacidade de atender os que também crescem no Brasil, e atender as necessidades dos clientes, aqui e também na Europa, Ásia e outros mercados globais-chaves.”

A transação, que está dependendo de aprovações regulatórias, tem sua conclusão esperada para o primeiro semestre deste ano.

ADM no Brasil -A ADM é uma das maiores empresas do agronegócio no Brasil. Com mais de 4.300 empregados, a empresa processa soja em quatro instalações e comercializa as marcas de óleo de soja Concórdia e Corcovado. A empresa opera a maior planta de biodiesel no Brasil, uma instalação de processamento de cana de açúcar que produz etanol e mais de 40 silos em todo o País. A ADM está construindo um complexo de produção de proteína de soja próximo da instalação existente de processamento de grãos de soja da empresa em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

ADM - Por mais de um século, as pessoas da Archer Daniels Midland Company (NYSE: ADM) tem transformado culturas agrícolas em produtos que atendem as necessidades vitais de um mundo em crescimento. Hoje, somos um dos maiores processadores agrícolas e fornecedores de ingredientes alimentares, com mais de 33.000 empregados, atendendo a clientes em mais de 140 países. Com uma cadeia de valor global que inclui mais de 460 unidades de compras de culturas agrícolas, 300 instalações de processamento de ingredientes, 40 centros de inovação e uma rede de transporte de cultivo de primeiro nível mundial, nós conectamos as colheitas aos lares, produzindo produtos para alimentação, ração animal, uso químico e energia. [www.adm.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira