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04/02/2015 - 08:40

MadCode fará inclusão digital de alunos carentes na Campus Party

A instituição dará aulas de programação para os alunos de escolas públicas selecionados pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de capacitar e descobrir novos talentos.

São Paulo - As crianças que amam jogar videogame vão aprender a programá-los na Campus Party com o apoio da MadCode, o mais inovador Centro de Ensino de Tecnologia Criativa, que ensina Programação, Robótica, Games, Aplicativos e Empreendedorismo para crianças e adolescentes.

A instituição vai dar aulas de programação para alunos de escolas públicas selecionados pela Prefeitura de São Paulo. O curso será ministrado pela equipe de professores da MadCode, juntamente com voluntários da Campus Party.

Para um dos fundadores do núcleo de ensino, Daniel Cleffi, o evento é uma grande oportunidade de estarmos mais próximos dos fãs de tecnologia e incentivar crianças e adolescentes a apreender a arte e o amor por programar o próprio game por meio da inclusão digital.

"Começar no mundo digital desde cedo não é só um diferencial, traz um efeito capaz de reordenar a forma como pensamos. Mark Zuckerberg e Jack Dorsey aprenderam a programar ainda crianças" esclarece Cleffi, ao referir-se aos criadores do Facebook e Twitter.

"A MadCode acredita que as crianças e adolescentes que dominarem esta nova linguagem se destacarão nos diversos campos profissionais que escolherem seguir como carreira." Ele enfatiza que conhecer e dominar essas habilidades é tão importante atualmente quanto foi no passado falar uma segunda ou terceira língua, e servirá para ampliar o repertório de pensamento do jovem ao mesmo tempo que o destacará no mercado de trabalho.

Um pedacinho do Vale do Silício dentro da Campus Party.

Programação: Dia 04/02 - Sala de Inclusão Digital (Área Expo) | 12:00 - 14:30: Espaço Aberto: Introdução a Programação

Atividades de introdução a programação para o público geral visitante da Campus Party. A atividade será coordenada por professores da MadCode com o auxílio de voluntários da Campus Party.

15:00 - 17:00: Inclusão Digital para alunos da Prefeitura de São Paulo: ministraremos uma aula de introdução à programação exclusivamente para alunos de escolas públicas, selecionados pela Prefeitura de São Paulo. A aula será ministrada pela equipe de professores da MadCode, juntamente com voluntários da Campus Party.

Dia 04/02 - Palco Campus Experience (Área Expo), das 16:00 - 16:45: Palestra "Robótica Pedagógica nas Escolas Brasileiras e Uma Solução de Baixo Custo", com Wallace Souza, produtor de conteúdo de robótica dos cursos da MadCode

Dia 05/02 - Palco Cross Space (Arena), das 16:30 - 17:20: Painel: a tecnologia como plataforma de educação. | .Painel com Ricardo Schers de Goes, diretor pedagógico da MadCode e outros convidados para discutir o papel da tecnologia na educação.

Cenário: escassez de profissionais -A iniciativa da MadCode vem em boa hora. O País registra falta de programadores capacitados. Somente em 2014, mais de 40 mil vagas foram abertas e não foram preenchidas por falta de mão de obra especializada, a ponto de multinacionais brasileiras buscarem no exterior, profissionais capacitados na linguagem da tecnologia. Segundo a pesquisa da consultoria IDC, até 2015, 117 mil vagas ficarão abertas e não serão preenchidas. Somente a procura por profissionais na América Latina deve superar a oferta em 27% no próximo ano.

Segundo a Brasscom, Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o que piora o cenário é a evasão universitária que também registrou alta em 2014. Cerca de 87% dos matriculados em cursos de ciência da computação abandonaram a universidade antes de se formar.

A MadCode nasceu da iniciativa de três pais preocupados com a formação de seus filhos e filhas - inspirados pela frase de Steve Jobs: "todos deveriam programar, pois programar te ensina a pensar". Os três empreendedores uniram-se para criar o primeiro Centro de Excelência em Tecnologia Criativa, que consiste em Programação, Robótica, Games, Aplicativos e Empreendedorismo para crianças e adolescentes. A escola conta ainda com uma incubadora de ideias, que pretende transformar em negócios os resultados dos trabalhos dos alunos que tenham impacto relevante em sua comunidade.

Os cursos seguem a pedagogia do Aprendizado através de Desafios (Challenge Based Learning - Apple), uma experiência de aprendizagem colaborativa entre alunos e professor, cujo objetivo é a construção de um projeto desafiador.

A equipe é formada por Cientistas da Computação e Matemáticos (com Licenciatura), Doutor em Pedagogia, Mestre em Psicologia, Tutor de Equipes de Robótica com premiação internacional, dentre outros profissionais com experiência de ensino para crianças e adolescentes.

Responsabilidade social -A MadCode reserva vagas para crianças carentes de Instituições parceiras. O número de vagas é de 15 alunos por mês. A seleção das Instituições acontece por meio de uma entrevista e avaliação individual presencial.

Hoje, o núcleo de ensino conta com a parceria com uma Instituição de Ensino no Vale do Silício, nos Estados Unidos, além de um escritório de representação em Mountain View na Califórnia. André Thiollier lidera os nossos trabalhos em Palo Alto, atuando tanto na estruturação dos projetos incubados como na busca e formalização de nossas associações no EUA.

Adicionalmente, a Mad Code está em fase de assinatura de um acordo de mútua cooperação com uma Coding School de Palo Alto, Califórnia para intercâmbio de alunos e experiências de ensino.

Proposta de pauta -Quem será o próximo Steve Jobs (Apple) ou Mark Zuckerberg (Facebook) brasileiro? A proposta da pauta é mostrar adolescentes que desde crianças se interessam em criar e programar videogames, muito mais do que jogá-los, e o que o mercado acha disso, com o grande número de vagas por falta de mão de obra especializada.

O impacto que a inclusão digital pode causar na melhoria de disciplinas como matemática e física. Segundo o PISA, Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que avaliou a capacidade de 85 mil estudantes, de 15 anos do mundo inteiro para resolver problemas de matemática, o Brasil ficou em 38° lugar, em um total de 44 países.

O resultado mostrou ainda que somente 2% dos alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos. Entre os estrangeiros, esse número chegou a 11%. Os meninos brasileiros tiveram desempenho melhor que as meninas e nas regiões do país, o Sudeste ocupou o primeiro lugar do Ranking, na sequência estão Centro-oeste, Sul, Nordeste e Norte.

Empreendedores kids e teens - De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos (Popullus Survey), mais de 25% dos jovens de 16 anos desejam empreender, e 14% deles já estão montando seu negócio baseado na Internet. No Brasil, mais da metade dos jovens acreditam que a Internet é o caminho para o empreendedorismo, mas está faltando crianças e adolescentes transformarem brincadeiras de crianças em jogo sério de negócios, principalmente entre as comunidades carentes. Para isso, a MadCode foi convidada para a Campus Party com o intuito de apoiar a inclusão digital de crianças e adolescentes da rede pública no mundo digital.

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