Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2015 - 07:24

Instituto Joanir Zonta realizou 1º Festival Gastronômico do Paraná


Evento teve espetáculo artístico-cultural com degustação de comidas típicas.

Com o objetivo de promover ações sociais e ainda resgatar a história do legado gastronômico e cultural dos primeiros imigrantes no Paraná, o Instituto Joanir Zonta, mantido pelo Condor Super Center, realizou no dia 5 de fevereiro (quinta-feira), no Círculo Militar de Curitiba, o Festival Gastronômico do Paraná. A proposta inicial do Festival foi levar formação profissional na área gastronômica a pessoas da comunidade, em especial as de baixa renda, com cursos gratuitos nas especialidades de confeitaria, cozinha e padaria.

O desejo de unir a cultura paranaense com os conteúdos aprendidos pelos alunos resultou na criação de um espetáculo com conceitos únicos, performances exclusivas e músicas próprias. Uma das singularidades foi a interação entre o enredo do espetáculo e o público de 375 pessoas, que puderam apreciar as histórias, lendas, danças e músicas, enquanto saboreavam um jantar completo, com direito a entrada, prato principal e sobremesa, todas receitas típicas da Itália e Espanha, como a “Paella”, “Carpaccio” e “Bruschetta”.

Para o presidente do Instituto, Ricardo Zonta, o Festival Gastronômico conseguiu unir cultura, gastronomia, educação e profissionalização. “Com este Festival, mostramos que comida também é cultura e que os cursos gastronômicos também possuem um viés cultural. Conseguimos criar um espetáculo que nos ensinou muito sobre a nossa própria história, porém de forma criativa, saborosa e divertida”.

Uma das cenas do espetáculo foi a formatura dos 35 alunos dos cursos oferecidos, o que deixou o evento ainda mais dinâmico e interativo. Para que fosse possível incluir a formatura na apresentação, um dos atores se infiltrou entre os alunos, participou das aulas e conseguiu resgatar informações do curso e inter-relacionar o conteúdo com as pesquisas históricas.

Ricardo Zonta, presidente do Instituto Joanir Zonta e presidente do Condor, com a coordenadora do Instituto, Marina Oliveira

Além de aprender uma nova profissão, os alunos ainda tiveram a oportunidade de sair do curso já empregados em uma das lojas do Condor. Dos 35 participantes, oito já fazem parte do quadro de colaboradores da rede e outros 10 estão trabalhando na área em que realizaram o curso.

A aluna Fátima Burkhardt, de 52 anos, costumava trabalhar como promotora de eventos e, há seis meses, se dedicava à função de auxiliar de padaria em uma loja do Condor. Foi neste novo emprego que nasceu a sua paixão pela panificação e o sonho de se tornar uma padeira. “Vi este curso como uma oportunidade de realizar o meu sonho e também de crescer dentro do Condor. Achei o curso excelente, pois realmente saí sabendo fazer de tudo e depois de tanto aprendizado posso afirmar que não troco a padaria por nada”.

Já a aluna Eliane Bernardo da Silva, que estava desempregada, o curso foi a oportunidade de mudar de vida e de se tornar uma empreendedora. “Sempre sonhei em ser uma confeiteira e, hoje, trabalho em casa com encomendas de bolos e pães de mel, o que ajuda a complementar a renda familiar”.

Os cursos também proporcionaram a criação do livro “Receitas para a Vida”, que, além de reunir receitas italianas e espanholas nas áreas de padaria, confeitaria e cozinha, também conta um pouco sobre a história de cada prato. Com uma tiragem de 500 exemplares, a obra foi distribuída gratuitamente durante o evento.

O Festival Gastronômico do Paraná, realizado pelo Instituto Joanir Zonta e Ministério da Cultura, foi aprovado em 12 de fevereiro de 2014 pela Lei Rouanet e contou com a assessoria da Acerte -Tecnologia em Projetos Culturais e Esportivos e produção teatral da IDT – Instituto de Desenvolvimento de Talentos. O Instituto começará a avaliar propostas de parcerias de empresas que desejem investir os recursos do subsídio da Lei Federal de Incentivo à Cultura na próxima edição do Festival, que já conta com a aprovação do Ministério da Cultura para captação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira