Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2015 - 06:42

Com.Domínio Digital já fez a inserção de 400 jovens no mercado de trabalho do Rio

Patrocinado pela Chevron desde 2010, o projeto Com.Domínio Digital foi responsável pela inserção profissional de aproximadamente 400 jovens cariocas de 17 a 24 anos ao longo desse período. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Aliança com o Adolescente, é voltada para estudantes da rede pública que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio ou que já tenham concluído o curso. O objetivo principal é proporcionar encaminhamento profissional dos participantes, por meio do ingresso ao primeiro emprego e da escolha de cursos de nível técnico e superior.

O número de alunos do Com.Domínio Digital inseridos aumentou ainda mais a partir do dia 8 de fevereiro(domingo), quando 213 integrantes da turma formada no ano passado receberam seus certificados. Caso se mantenha a média dos últimos anos, 75% desse total deverão ingressar no mercado formal de trabalho ou buscarão algum nível de especialização profissional. Os que não obtiverem êxito poderão participar da próxima turma, a ser formada em março. Até o momento, 21% dos formandos já estão inseridos no mercado formal de trabalho, mesmo antes da conclusão do projeto com a certificação dos jovens. As principais contratantes são empresas dos setores de varejo e serviços.

Os participantes do Com.Domínio Digital cumprem uma programação dividida em seis módulos, que abordam os temas identidade, integração, comunicação, trabalho e ética e cidadania. Ao final de cada etapa, os jovens precisam apresentar um trabalho para demonstrar o que aprenderam, por meio da utilização de recursos da tecnologia da informação.

Segundo a coordenadora do Com.Domínio Digital, Raquel Veiga, os resultados obtidos demonstram o êxito da iniciativa ao inserir no mercado de trabalho alunos de 17 a 24 anos, faixa etária onde as estatísticas registram os maiores índices de desemprego. Além disso, explica Raquel, os dados revelam um alto nível de satisfação dos empregadores e dos próprios jovens.

“O objetivo do nosso programa é fazer com que os jovens superem dificuldades resultantes do meio de onde eles vieram. Desenvolvemos habilidades como trabalho em equipe, comunicação, fortalecimento da autoestima, autoconhecimento, criatividade, sociabilidade, capacidade de expressão de sentimentos e ideias, visão de futuro e plano de vida e carreira. O número crescente de alunos do Com.Domínio Digital que são absorvidos anualmente pelo mercado de trabalho é um importante indicador do reconhecimento do nosso trabalho”, avalia.

O Instituto Aliança com o Adolescente, sediado em Salvador (BA), foi fundado em 2002 e é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem como missão educar jovens, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável em âmbito nacional. Caracterizado como um típica instituição da era do conhecimento, o Instituto desenvolve e aperfeiçoa metodologias e produtos educacionais e contribui com políticas dirigidas a adolescentes e jovens.Em 2014 o Instituto Aliança atuou em 20 estados, beneficiando 72 mil jovens. [http://www.institutoalianca.org.br/dominio_digital].

Com.Domínio Digital - Coordenado pelo Instituto Aliança com o Adolescente, o Com.Domínio Digital visa à inserção de jovens no mundo do trabalho por meio da capacitação profissional, tendo como foco a preparação para o mundo do trabalho, através do desenvolvimento de competências/habilidades, pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. O desenvolvimento dessas competências habilita os participantes a redirecionarem suas vidas, por meio do aproveitamento de oportunidades do mercado de trabalho local. O Com.Domínio Digital está presente em oito estados e, no Rio de Janeiro, recebe o apoio da Chevron, do HSBC e da Safran.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira