Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2015 - 06:42

Populações saudáveis geram benefícios socioeconômicos para o país

Populações saudáveis são a base de economias sustentáveis, criando uma vantagem competitiva para os países em tempos de crescimento econômico lento e aumento da concorrência. De acordo com o relatório “Maximizing Healthy Life Years: Investments that pay off”, elaborado pela Bain & Company, consultoria global de negócios, em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, e apresentado em Davos, o aumento do número de "anos de vida saudável" (um ano de bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença ou enfermidade) é o combustível para o "ciclo virtuoso de saúde", estabelecendo uma relação entre populações saudáveis e prosperidade econômica.

As economias que querem criar populações saudáveis não podem mais pensar em saúde como um custo, e, sim, como investimento. Populações não saudáveis são caras para os governos, as empresas e as famílias, pois geram aumento das despesas públicas, redução no rendimento tributável e menor produtividade no trabalho. Ao longo das últimas décadas, o custo dos cuidados com a saúde tem ultrapassado o crescimento econômico em muitos países em 2%, em média.

Já as economias que se concentram mais no bem-estar e prevenção obtêm um maior retorno sobre o investimento. Segundo o relatório, os governos devem aumentar os seus investimentos na criação de populações saudáveis. "O objetivo deste relatório é encorajar as economias e empresas a começarem a pensar de forma diferente sobre o retorno do investimento em populações saudáveis", diz Norbert Hueltenschmidt, sócio da Bain & Company e coautor do relatório. "Os benefícios sociais e econômicos globais são inegáveis".

O relatório também identifica as principais áreas para investimentos concretos no ecossistema da saúde, a partir de nove situações que apontam quando o estado de saúde de um indivíduo pode mudar para melhor ou pior. Entender esses momentos pode ajudar a determinar como e quando investir para aumentar os anos de vida saudável. São eles: 1. Ambiente favorável para a saúde | 2. Gravidez saudável | 3. Alimentação equilibrada na infância| 4. Vacinação adequada| 5. Engajamento social adequado | 6. Mínimo de conhecimento em literatura médica | 7. Peso corporal saudável| 8. Senso de auto-eficiência | 9. Alta taxa de adesão ao tratamento.

"Todos os investidores esperam um retorno, e a vontade para investir de ambos os setores, público e privado, depende da prova de que esses retornos se concretizarão", explica Hueltenschmidt. "O relatório fornece uma estrutura para ajudar a identificar os momentos certos para que os investimentos tenham um impacto significativo e de alto potencial".

Perfil da Bain & Company, Inc. -A Bain & Company, empresa líder global em consultoria de negócios, orienta clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões. A Consultoria trabalha em sinergia com os clientes, vinculando seu fee aos resultados. O desempenho dos clientes da Bain superou o mercado de ações em 4 para 1. Fundada em 1973, em Boston, a Bain conta com 51 escritórios em 33 países e já trabalhou com mais de 4.900 empresas entre multinacionais e companhias privadas e públicas em todos os setores da economia. Para mais informações, acesse: www.bain.com.br. Twitter: @BainAlerts.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira