Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2015 - 06:59

Estado do Rio de Janeiro inaugura primeira escola do país de Ciências Exatas

Resultado da parceria entre Brasil e China, unidade terá aulas de Mandarim.

No primeiro dia do ano letivo na rede de ensino estadual, o Governo do Estado inaugurou, no dia 9 de fevereiro(segunda-feira), primeira escola pública do país com foco em Ciências Exatas e proficiência em Mandarim e Inglês. Fruto de parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade Normal de Hebei, na China, o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China funciona na Casa da Princesa, em Niterói, e é a 27ª unidade do programa Dupla Escola.

Outro diferencial da escola é o Ensino Integrado, no qual as disciplinas e os professores trabalham de maneira articulada e conectada. Para este ano, 900 estudantes se inscreveram para concorrer às 72 vagas de 1º ano do Ensino Médio em tempo integral.

– Essa unidade é um marco para a educação brasileira, pois possibilita a formação integral do jovem. A China é uma economia global poderosíssima e os países que conseguirem trazer o idioma para dentro de sua economia sairão na frente – disse o secretário de Educação, Antônio Neto.

A presidente do RioSolidario e primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim, conheceu as instalações da escola, que terá nove salas de aula, dois laboratórios de idiomas, dois laboratórios de games online, em parceria com a Firjan, laboratório de Informática, auditório, biblioteca, sala de música, sala de ginástica, áreas de convivência, piscina, cozinha com refeitório e recepção. No todo, foram investidos R$ 21,4 milhões na reforma e aquisição de equipamentos.

— Essa parceria com o governo da China é um sonho, feito pela educação e para a educação. Esse é o exemplo do que queremos ver em todo o estado. O duplo desafio de aprender Ciências Exatas e Mandarim é bom para o jovem que tem vontade de aprender. Com esses conhecimentos, o mercado de trabalho estará aberto para eles — afirmou a presidente do Rioolidario.

O cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Song Yang, também participou da inauguração da escola e agradeceu a parceria com o Governo do Rio.

— Essa escola é um ponto de ligação entre povos irmãos e duas culturas diferentes. Para estes jovens, aprender Mandarim representa uma oportunidade de conhecer uma cultura milenar e ter um excelente emprego no futuro – ressaltou o cônsul-geral da China.

Bolsas de estudos na China -O diplomata também anunciou que a embaixada chinesa no Brasil vai oferecer bolsas de estudos em universidades na China para os estudantes que se destacarem. A estudante Lavínia Leal, de 14 anos, estava feliz com a possibilidade de aprender Mandarim e aprofundar os conhecimentos em Ciências Exatas, já que pretende cursar Engenharia Química depois que terminar a escola.

—Sempre gostei de Matemática e saber que aprenderia mandarim me deixou animada porque, junto com o português, ele é o idioma mais difícil do mundo. Este será um diferencial e aprender em uma escola pública é uma grande oportunidade. Vou estudar muito para ganhar a bolsa e estudar na China —disse a estudante.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira