Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2015 - 07:29

A importância dos radares meteorológicos no monitoramento do tempo

Alguns municípios brasileiros cresceram muito nos últimos anos e, em muitos casos, a população acabou se posicionando em locais impróprios para moradia. Como consequência, tivemos um aumento da suscetibilidade ao risco de desastres naturais, como enchentes, enxurradas e deslizamentos, entre outros.

Em virtude disso, tem-se observado um aumento significativo da contratação de equipes de monitoramento e previsão do tempo, com o objetivo de fornecer informações confiáveis e atualizadas aos órgãos responsáveis pela segurança e auxílio aos cidadãos, como as Defesas Civis.

Estas equipes utilizam diversas ferramentas como modelos numéricos de previsão do tempo, imagens de satélite, imagens de radar meteorológico e de estações pluviométricas e meteorológicas de superfície para a execução de sua tarefa. Dentre estas, podemos ressaltar a crucial importância dos radares meteorológicos e das estações meteorológicas distribuídas pela área a ser monitorada.

Os radares meteorológicos são ferramentas de extrema importância para o monitoramento do tempo e também para as previsões de curtíssimo prazo. É através deles que os meteorologistas conseguem observar o deslocamento e atuação de nuvens e núcleos de instabilidade, responsáveis por chuvas intensas e tempestades.

Alguns modelos de radares meteorológicos são capazes de estimar quantitativamente a precipitação para as próximas horas. Esta ferramenta também possibilita a estimativa do tempo de chegada de tempestades, permitindo a emissão de alertas para a população e órgãos responsáveis.

Também, através de imagens de radares meteorológicos, é possível identificar a presença de cristais de gelo e/ou granizo no interior das nuvens, que podem acarretar estragos de proporções bastante relevantes.

As estações meteorológicas, por sua vez, registram a chuva que chega à superfície permitindo o ajuste das informações previstas e observadas pelos meteorologistas. E através destes dados de chuva, aplicados a critérios pré-definidos, verificamos o aumento ou não do risco de movimentos de massa ou deslizamentos, em diferentes localidades.

Hoje municípios, como Rio de Janeiro e Blumenau, já contam com sistemas de Alerta que emitem seus pareceres às autoridades à população, antecipando possíveis ocorrências de eventos mais severos, permitindo assim, atuar mais na área de mitigação do que de reconstrução das localidades atingidas.

Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental -A Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental é uma empresa 100% brasileira que atua no âmbito nacional no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de monitoramento automático, principalmente nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Adrometeorologia. Entre os produtos e serviços ofertados pela empresa, então os Radares Meteorológicos.

A Squitter oferece o mais moderno e mais eficiente Sistema de Detecção de Chuvas e Prevenção de Enchentes atualmente disponível no mercado nacional. O equipamento de detecção antecipada de chuvas de 5 a 400km monitora ainda a ocorrência de grandes precipitações, em estimativa de tempo de chegada em áreas críticas de inundações e desmoronamentos.

O radar meteorológico da Squitter tem 15 níveis de detecção de velocidade radial de ventos, o que permite detectar ciclones de mesoescala, turbulências e correntes de vento.

. Por: Francine Sacco, meteorologista chefe do Sistema AlertaBlu, operado pela Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental. [http://www.squitter.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira