Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2008 - 10:09

Hamburg Süd participa de evento comemorativo dos 200 anos de Abertura dos Portos


Solenidade será realizada pelo Comitê Pró-Porto, do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre (RS) - A Hamburg Süd será patrocinadora do evento comemorativo dos 200 anos de Abertura dos Portos, que acontecerá no dia 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS). A solenidade é realizada pela ABTP, Farsul, Fecoagro, Fecomercio, Federasul, Fiergs e OCERGS/Sescoop-RS, integrantes do Comitê Pró-Porto RS, e visa destacar na comunidade marítima e portuária a importância que representou à nação brasileira a abertura dos portos, decretada por D.João VI, em 28 de janeiro de 1808.

O evento contará com a presença de representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, secretários de Estado, lideranças empresariais e da força de trabalho portuária.

A Hamburg Süd, desde sua fundação em 1871, opera em portos brasileiros, seja no transporte de cargas, correios e também de famílias de imigrantes alemães que viram no Brasil uma nova oportunidade de vida.

Com a chegada da família real em 28 de janeiro de 1808, foi oficialmente realizada a Abertura dos Portos às Nações Amigas, e assim, muitos países começaram a interagir com o Brasil, agora inserido no mercado internacional por meio da navegação marítima, que ainda hoje representa, aproximadamente, 93% do volume de transportes.

Segundo Renê Wlach, gerente da filial da Hamburg Süd em Porto Alegre, a empresa sempre foi pioneira em trazer novos navios à costa brasileira. Com a chegada do contêiner, que revolucionou os transportes no mundo, a Hamburg Süd atracou no Brasil o primeiro navio full-contêiner de 530 TEUs, nomeado Santa Rita, em 1978. No ano de 1981, foi a vez da série Monte Rosa, com capacidade para 1,2 mil TEUs.

“E isso continua até os dias de hoje. A empresa sempre incentivou para que os portos recebessem mais investimentos em cais, guindastes, que realizassem operações mais eficientes, elevasse a produtividade, melhorasse as vias de acesso, para que com isso houvesse um aumento de volumes e elevação da corrente de comércio internacional”, ressalta.

Desde o ano 2000, a Hamburg Süd tem sido a precursora em apostar na capacidade portuária, trazendo navios cada vez maiores como os da série Cap Class, com capacidade para 2 mil TEUs, em 2001, os CapSan Class, de 3,7 mil TEUs e, recentemente, em 2005, as maiores embarcações da costa brasileira que são os Monte Class, com 5,5 mil TEUs de capacidade.

De acordo com Wlach, a Lei 8.630/93 conhecida como Lei da Modernização Portuária, foi um marco para o Brasil. “Com ela foram criadas as condições de crescimento e elevação da operação nos portos. A produtividade da estivagem dos navios foi aumentada e ocorreu a união da administração pública com a privada, o que deu condições dos operadores portuários e usuários terem participação ativa na condução dos assuntos do setor”, completa.

E finaliza: “recentemente, o Governo Federal criou uma secretária exclusiva para cuidar dos portos, que vem estudando e liberando investimentos para o aparelhamento e aperfeiçoamento dos complexos portuários, dando assim condições para atender o crescente volume e escoar os produtos nacionais, gerando riqueza e elevando o PIB”.

Evento Comemorativo dos 200 Anos de Abertura dos Portos, no dia 28 de janeiro de 2008, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre – RS. Mais informações: (51) 3022-3676

Perfil da Hamburg Süd - Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Em 2007, a empresa movimentou 2,14 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira