Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2015 - 06:57

10 mil profissionais globais de TI são a favor da adoção de nuvens híbridas

Dois terços dos entrevistados acreditam que as nuvens híbridas oferecem mais agilidade e segurança. Destaques da pesquisa mostra que a computação em nuvem continua a adquirir importância crescente para as organizações de TI. A adoção de nuvens híbridas cresceu 9% desde 2013. Mais de um quarto dos entrevistados globais (27%) já fazem uso de nuvens híbridas. 64% manifestaram a necessidade de utilizar nuvens híbridas por conta da agilidade e segurança. Conforme as empresas perdem o controle dos gastos de TI, 71% acreditam que os departamentos de TI devem começar a funcionar como intermediários ou corretores dentro da empresa, para promover serviços sob demanda e, assim, ajudar a empresa a crescer. Entretanto, 35% dos entrevistados acreditam que sua organização não possui o grau de habilidade e conhecimento necessários para alcançar as prioridades do negócio.

A EMC Corporation publicou no dia 11 de fevereiro(quarta-feira), os resultados de um estudo global com 10.451 tomadores de decisões de TI em empresas de mais de 33 países. O estudo foi conduzido pela Vanson Bourne, que mediu o sentimento global em relação ao crescente papel da TI nas empresas de hoje. A pesquisa revelou uma crescente adoção de computação em nuvem em todo o mundo, com a maioria dos entrevistados citando a nuvem híbrida como a opção preferida para obter mais agilidade e segurança.

Os entrevistados acreditam que a TI é hoje, mais do que nunca, um facilitador de negócios, embora os gastos estejam saindo do controle. Para ajudar a dar suporte ao crescimento dos negócios, a maioria dos entrevistados acredita que a TI deve funcionar como intermediária/corretora de serviços sob demanda. Essa pressão, combinada a uma crescente lacuna de habilidades de TI, parece estar motivando o interesse dos profissionais de TI pelas nuvens híbridas.

Os principais aprendizados da pesquisa incluem.: Desafios e motivações para a adoção: . Embora 71% dos entrevistados sejam a favor de uma estratégia que permita à TI funcionar como intermediária interna de serviços sob demanda, dados do estudo indicam falta de confiança na capacidade da própria TI de ajudar a promover o crescimento dos negócios.

. 35% acreditam que sua organização não possui o grau certo de habilidades e conhecimento para atingir as principais prioridades do negócio.

. 69% dos entrevistados acreditam que capacitar a equipe de TI para acompanhar as implicações de megatendências como nuvem, mobile, social e Big Data será um desafio para suas empresas nos próximos 1-2 anos.

A crescente importância das nuvens híbridas e da automação - Isso voltou todas as atenções para a automação e para inovações como a nuvem híbrida.

. A adoção de nuvens híbridas cresceu 9% desde 2013, com 27% de penetração no planeta, sendo a taxa mais alta na região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) (28%), seguida da América Latina (24%) e Ásia-Pacífico e Japão (24%).

. Aproximadamente dois terços dos entrevistados globais (64%) disseram que as nuvens híbridas são necessárias graças à agilidade e a segurança que elas oferecem.

. 74% acreditam que a crescente automação de sua infraestrutura seja fundamental para o crescimento dos negócios.

O futuro das nuvens e o ceticismo com relação às nuvens públicas: . Enquanto as organizações se movem cada vez mais online, apenas 16% dos entrevistados estariam dispostos a hospedar qualquer aplicação em uma nuvem pública.

. As aplicações que a maioria dos entrevistados não estariam dispostos a colocar em nuvens públicas incluem planejamento financeiro (39%), gestão de capital humano (35%) e sistema integrado de gestão empresarial (ERP) (32%).

. Os mercados desenvolvidos, com economia de TI mais desenvolvida, lideram a corrida pela adoção de nuvens, enquanto que os mercados emergentes parecem ter mais aversão ao risco, com menores níveis de penetração das nuvens em geral.

. Os mercados emergentes, no entanto, têm uma visão mais positiva do departamento de TI e das nuvens híbridas – 79% dizem esperar uma grande vantagem competitiva a partir de megatendências como nuvem, mobile, social e Big Data (vs. 75% nos países desenvolvidos) e 67% acham que combinar nuvens públicas e privadas vai melhorar sua segurança e agilidade (vs. 60% nos países desenvolvidos).

Citações EMC.: Jeremy Burton, presidente, Produtos e Marketing, EMC Corporation: “A área de TI das empresas continua sob forte pressão para melhorar a qualidade dos serviços ao mesmo tempo em que reduz custos. Como resultado, as empresas estão evoluindo em direção a níveis mais avançados de infraestrutura de TI, impulsionadas por inovações como nuvens híbridas. Esperamos que essa adoção continue em 2015, conforme as empresas procuram serviços mais ágeis, simples e seguros”.

Josh Kahn, vice-presidente sênior, Soluções Globais, EMC Corporation: “Ainda há muito trabalho a ser feito, apesar da adoção bastante positiva de serviços em nuvem hoje em dia. Os países com cenários de TI mais avançados são menos avessos a riscos e, por isso, a taxa de adoção é mais alta, enquanto que os mercados emergentes são compreensivelmente mais cautelosos, uma vez que exploram os impactos que a computação em nuvem terá em seus negócios locais hoje e no futuro. As nuvens híbridas se tornarão cada vez mais populares em mercados emergentes por esta razão – as empresas podem usufruir dos benefícios da nuvem enquanto mantêm o controle e a confidencialidade de seus dados”.

Metodologia da pesquisa -Dados da pesquisa obtidos a partir das inscrições no Fórum EMC 2014 foram coletados para cada evento individual (este estudo é um questionário não obrigatório enviado por e-mail após o preenchimento do formulário de inscrição). Dados sobre setor e tamanho das empresas também foram coletados para cada entrevistado. 10.451 respondentes das 33 regiões a seguir foram entrevistados: .APJ: Austrália, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Filipinas, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia.

. EMEA: Áustria, Bélgica, República Checa, França, Alemanha, Israel, Itália, Holanda, Nigéria, Países Nórdicos, Polônia, Portugal, Qatar, Rússia, Arábia Saudita, Espanha, Turquia, Emirados Árabes e Reino Unido.

. Américas: Estados Unidos, Brasil, Chile, Colômbia e México.

A EMC Corporation é líder global na capacitação de provedores de serviços e empresas em geral, no sentido de transformar suas operações e oferecer TI como serviço. A computação em nuvem é essencial para essa transformação. Com produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada rumo à computação em nuvem, ajudando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seu bem mais valioso — a informação — com mais rapidez, confiabilidade e economia. [www.EMC.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira