Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2015 - 07:35

Economista do Santander apresenta cenário para o país em São Paulo

Perspectivas incluem variação negativa do PIB e inflação chegando a 7,4%, com tendência de queda para o próximo ano. Encontro é o primeiro de uma série da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil com empresários e personalidades que fazem a ponte entre os dois países.

São Paulo – Um ano de ajustes, com menor crescimento das economias emergentes e no qual o Brasil enfrentará uma conjuntura mais desafiadora. Assim será 2015, conforme apontou o economista-chefe do Banco Santander no país, Maurício Molan, em um café da manhã promovido pela Câmara Espanhola de Comércio no Brasil. O encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre empresários e investidores, sobretudo espanhóis e brasileiros, na manhã do dia 11 de fevereiro(quarta-feira), na sede do banco, em São Paulo.

Para além da constatação do cenário pouco otimista, o economista -chefe do Santander apontou três bons sinais do Governo em direção: a própria nomeação da equipe econômica, a revisão das regras de acesso ao seguro-desempego e o realismo tarifário, em que os consumidores do setor é quem tem que pagar pelos ajustes do setor, como no caso das contas de energia, em que o aumento é repassado ao cliente, conforme seu consumo, e não assumido pela União e repassado indiretamente a todos os contribuintes.

“O Governo riscou uma linha como quem diz ‘daqui eu não passo’ e essa linha é a perda o grau de investimento”, afirmou Molan. Em relação a uma possível crise energética, Molan aponta para uma contração econômica, independente de racionamento, que vai levar a uma redução de demanda que deve amenizar uma perspectiva de racionamento.

Molan foi o primeiro convidado de uma série de eventos que a Câmara Espanhola prevê para este ano em que comemora seu 60º aniversário. Ao longo de 2015, a instituição vai reunir empresários e personalidades que fortalecem a conexão entre Brasil e Espanha em eventos que abordarão temas como infraestrutura, energia e as perspectivas de negócios para pequenas e médias empresas no Brasil, entre outros.

Na avaliação da diretora executiva da Câmara, Maria Luisa Castelo Marín, o encontro de hoje “representou mais uma ação característica da Cámara Española, através da promoção de networking entre o empresariado brasileiro e espanhol, e de oportunidades de contato com grandes especialistas das áreas que impactam diretamente seus negócios no Brasil”.

A Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil é uma associação empresarial que completa 60 anos de atuação em 2015. Sua missão é promover as relações econômicas entre Espanha e Brasil, fomentando um ambiente de negócios ativo, por meio de eventos, cursos e treinamentos distribuídos em comitês setoriais de trabalho, valorizando o networking e gerando o compartilhamento de informações estratégicas entre a comunidade empresarial hispano-brasileira. [ www.camaraespanhola.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira