Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2015 - 07:52

Juventude - educação = violência

A recente pesquisa do Novo Degase, revelando que a cada hora uma criança ou adolescente é levada ao Ministério Público, não só traz à tona a discussão da maioridade penal como, em verdade, comprova o quadro emergencial de fomento à educação no Rio de Janeiro e no Brasil. Estamos perdendo nossos jovens para o mundo do crime e só reverteremos esse cenário quando passarmos a olhar com mais seriedade para o ensino de base, apostando que em médio e longo prazo estaremos formando indivíduos mais conscientes.

A percepção da cidadania deve ser assimilada desde cedo, nos primeiros passos da vida escolar, além, é claro, dos princípios básicos e valores que devem ser passados pela família. Antigamente, por exemplo, as disciplinas chamadas Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política Brasileira) nos passavam ainda no primário, hoje ensino fundamental, os conceitos dos nossos direitos e deveres enquanto cidadãos.

Em tempos de tanta tecnologia, canais de comunicação e, consequentemente, acesso à informação, o grande desafio em sala de aula é passar o conteúdo programático de forma a entreter os alunos aos mais variados temas. É preciso uma reformulação urgente no sistema de educação, através de metodologias que viabilizem a assimilação do ensino por parte de uma nova geração que, ainda no berço, é bombardeada com a filosofia do consumo, no qual o ter vem à frente do ser.

Segundo Albert Einstein, se almejamos resultados distintos, devemos agir de forma diferente. Enquanto insistirmos em ignorar a necessidade de investir pesado na área da educação, cortando orçamentos desse setor para direcioná-los à prioridades questionáveis, não sairemos do lugar. Segundo o levantamento, 8.380 crianças e adolescentes foram apreendidas no Estado do Rio no ano passado, o que significa um menor por hora. A maior parte com ligação ao tráfico de drogas.

Não é de hoje que sabemos que esse público é o alvo preferencial dos traficantes, que parte do princípio de que, ao aliciar o indivíduo o quanto antes, mais chances terá de captá-lo para o seu "exército", oferecendo-lhes um mundo de dinheiro e poder tentador.

Hoje, simbolicamente, podemos resumir esse caos que estamos vivendo com uma fórmula matemática: juventude - educação = violência. Salvemos nossas crianças!

. Por: Marcos Espínola, Advogado criminalista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira