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12/02/2015 - 07:52

Multilatinas: você dispõe do que é necessário para internacionalizar sua empresa?

Como as empresas multinacionais obtêm êxito fora de seus mercados locais.

Nas duas últimas décadas, marcas latino-americanas (de alimentos e bebidas a instituições financeiras, varejo e até mesmo de moda) obtiveram projeção e destaque no cenário global empresarial. O surgimento e o rápido crescimento das chamadas multilatinas está abrindo caminho à presença de produtos, serviços, soluções e até mesmo capital humano de origem latino-americana em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa global sobre as multilatinas realizada pelo HSBC, o investimento direto realizado pela América Latina no exterior multiplicou-se por 30, saltando de US$ 2 bilhões em 1992 para mais de US$ 63 bilhões até 2010.

Uma região que era considerada subdesenvolvida pelos padrões comerciais, hoje floresce e leva as empresas locais à busca constante da expansão mundial. Contudo, o impacto e a presença das empresas latino-americanas em nível global ainda são limitados. De acordo com uma classificação conduzida pela WPP para identificar as 100 marcas globais mais valiosas, nenhuma delas pertence à América Latina. Segundo a pesquisa, alguns dos motivos que inibiram a expansão das multilatinas incluem mercados de capital subdesenvolvidos, além da volatilidade política e econômica.

Apesar disso, as grandes empresas brasileiras e mexicanas lideram a competição. Por exemplo, a Cemex, com sede no México, é a maior multilatina da região, operando em 50 países, e a Vale, gigante brasileira da mineração, é também um concorrente direto com presença em mais de 30 países. Ao mesmo tempo, testemunhamos a expansão em outros mercados e setores, tais como o varejo no Chile e os bancos no Equador, os quais estão ampliando sua participação de mercado na América Latina e até mesmo na Europa e Ásia.

Como essas empresas obtêm êxito fora de seus mercados locais?

Na qualidade de empresa originariamente indiana, quando iniciamos nossa expansão no mercado latino-americano há apenas dez anos, tivemos que superar diversos desafios a fim de estabelecer uma sólida presença capaz de promover um crescimento sustentável ao longo dos anos. Como lições principais aprendidas, para qualquer empresa interessada em deixar sua marca além das fronteiras do seu mercado local, é imprescindível: .Compreender a cultura local e incorporá-la aos valores da empresa.

. Identificar o cliente-alvo e suas necessidades.

. Transferir conhecimento e capital de maneira eficaz.

Internamente, as empresas têm sua própria cultura distinta; contudo, para obter êxito em um país estrangeiro, é preciso conhecer o povo e os costumes de cada comunidade na qual operam. Na Tata Consultancy Services, TCS, nós lidamos com essa situação por meio do talento e da criação da equipe ideal. Recrutamos talentos locais e também trazemos profissionais da Índia. Os nativos indianos aprendem a compreender a cultura local e os latino-americanos absorvem a cultura da empresa, bem como a cultura indiana.

Da mesma forma, uma equipe bem treinada se empenha em conhecer os clientes-alvo e como suprir suas necessidades. As empresas devem analisar com profundidade o mercado que desejam conquistar e avaliar as oportunidades. Uma equipe treinada de profissionais com conhecimento do mercado local é fundamental para essa tarefa.

Além de criar uma equipe e conhecer melhor o mercado local, há a transferência de conhecimento e capital. Dependendo da região, isso pode apresentar desafios em termos de regulamentações locais. Entretanto, todas as empresas enfrentam esse problema e é algo que devemos aprender a superar. O desafio mais importante é interno. As empresas precisam identificar seus pontos fortes e o que de fato funciona para elas no mercado onde atuam no momento e, assim, empregarem esses recursos na expansão e implementação de uma estrutura bem-sucedida em outros países.

A forma como realizamos negócios está mudando com as tendências tecnológicas e a evolução cada vez maior das possibilidades em termos de mobilidade. Além da tecnologia, nosso sucesso depende de nossa equipe. Trabalhar com bons profissionais e equipá-los com as ferramentas e o treinamento corretos é essencial em todos os setores.

. Por: Henry Manzano, CEO para a América Latina da Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios.

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