Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2008 - 10:24

CTS-Brasil defende uso intensivo de transporte coletivo para minimizar risco de “apagão”

O Centro de Transporte Sustentável do Brasil (CTS-Brasil), associação sem fins lucrativos voltada a soluções ambiental e financeiramente sustentáveis para os problemas de transporte urbano, marcará presença na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontecerá em Porto Alegre. No dia 15 de fevereiro, das 17h às 19h, no auditório 2F do prédio 9, da PUC-RS, seu diretor-presidente, Luis Antonio Lindau, vai projetar o futuro para as cidades, de acordo com suas políticas de transporte e fará o alerta: “o espaço urbano é finito, mesmo a construção de perimetrais e viadutos têm limite físico, por isso as cidades precisam repensar suas políticas de transporte urbano ou chegarão ao “apagão”, uma overdose de automóveis sem condições de tráfego”.

Responsável sozinho pela emissão de 23% dos gases de efeito estufa* e por mais de 70% da poluição urbana**, o transporte também precisa ser repensado para assegurar a sustentabilidade do planeta, saúde e qualidade de vida para a população. O CTS-Brasil sugere a estruturação e o planejamento das cidades associados a soluções de transporte coletivo em corredores exclusivos. “Uma faixa para o transporte coletivo proporciona a circulação de até 20 vezes mais pessoas que uma faixa de avenida dedicada a automóveis”, informa Lindau e anuncia: “A melhor opção de custo para o trânsito de massa muito freqüentemente tem sido a utilização de ônibus que queimem combustíveis mais limpos que o diesel atual, como por exemplo, biodiesel e etanol”.

O CTS-Brasil integra a Rede EMBARQ/ WRI desde sua fundação, em 2005, por isso dispõe de estrutura, tecnologia e equipe internacional altamente especializada, além de uma história de sucessos. O CTS-México projetou e gerencia o moderno sistema de ônibus de alta capacidade em corredor exclusivo da Cidade do México, conhecido como Metrobus e já está trabalhando em novos projetos de transporte urbano que ambicionam retirar a capital mexicana da lista das megalópolis mais poluidoras do mundo. Resultados excelentes têm sido obtidos também na China, na Índia, na Turquia e o CTS-Brasil está trabalhando para replicá-los no Brasil e na América Latina.

O Centro é parceiro da prefeitura de Porto Alegre no primeiro projeto BRT (Bus Rapid Transit) da cidade; desenvolve o projeto de mapeamento dos níveis de poluentes atmosféricos no centro da capital gaúcha; está colaborando com a prefeitura de Curitiba na elaboração da primeira pesquisa de deslocamento diário de seus habitantes para aumentar a sustentabilidade do transporte urbano da capital do Paraná e acaba de firmar parceria com a prefeitura de Arequipa, no Peru, em seu primeiro projeto de ônibus de alta capacidade em corredores exclusivos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira