Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2015 - 06:56

Torneio de futebol dos Jogos Rio 2016 já tem a lista das cidades habilitadas

Capital do Amazonas se junta a São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, cuja escolha das subsedes caberá à FIFA.

Manaus acaba de se juntar a São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador na lista de cidades habilitadas a receber as partidas do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O anúncio, feito no dia 12 de fevereiro(quinta-feira), pelo Comitê Organizador, indica que as cinco capitais cumpriram os requerimentos técnicos, logísticos, operacionais e financeiros estabelecidos no Caderno de Encargos da Matriz de Responsabilidade. A escolha das subsedes caberá à Fifa, 'federação internacional do esporte', e deverá ser feita até o final de março, quando tem início a venda de ingressos.

“Desde a candidatura trabalhamos com quatro cidades para o futebol, além do Rio de Janeiro, e, depois de inúmeros estudos e análises, percebemos a possibilidade de incluir mais uma. Dentro do nosso conceito de que os Jogos são do Brasil, a inclusão de Manaus faz todo o sentido. A Amazônia é um dos símbolos mais emblemáticos do país e gostaríamos muito de contar com Manaus na proposta de integrar todo o Brasil nos Jogos”, explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

"As cinco cidades aprovadas por nós foram um grande sucesso na Copa do Mundo. Enviaremos a proposta à Fifa, que selecionará as cidades, e ao governo federal, que tem responsabilidades em algumas áreas, como a segurança. A reunião do conselho da Fifa será em março e aguardamos uma resposta, já que dependemos dessa definição para planejar os próximos passos em diversos setores, como a venda de ingressos", concluiu.

Único esporte com disputas fora do Rio de Janeiro, o futebol vai espalhar o espírito Olímpico pelo país com a realização de 58 partidas em diferentes regiões. Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino. O sorteio dos grupos acontecerá em abril de 2016. O Comitê Rio 2016 fará um pedido à FIFA para que o evento aconteça no Brasil.

Até agora, duas seleções da América do Sul já garantiram presença no torneio masculino: o Brasil, como país anfitrião, e a Argentina, campeã do sul-americano sub-20. No feminino, o Brasil, como país-sede, e a Colômbia, vice-campeã da Copa América 2014, também carimbaram seus passaportes. As demais vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios continentais até abril de 2016.

O torneio Olímpico masculino é disputado por jogadores até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992), com a exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. A competição começa no dia 4 de agosto — um dia antes da abertura oficial dos Jogos— , e as 16 seleções serão divididas em grupos de quatro. Classificarão para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo, e as fases de quartas-de-finais, semifinais e finais serão disputadas em playoffs. A luta direta por medalhas acontecerá no dia 20 de agosto, no Maracanã.

No feminino, não há restrição de idade. A competição começa no dia 3 de agosto —dois dias antes da cerimônia de abertura— e as 12 seleções serão divididas em três grupos de quatro. Passarão à fase seguinte as duas melhores de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. As oito classificadas jogam as quartas-de-final, semifinais e finais em regime de playoffs. O campeão será conhecido no dia 19 de agosto, no Maracanã.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira