Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2008 - 10:32

Primeiro-ministro japonês Yasuo Fukuda pronuncia discurso político no parlamento


Tóquio - O primeiro-ministro Yasuo Fukuda pronunciou um discurso em uma sessão plenária do parlamento em 18 de janeiro de 2008.

O primeiro-ministro Fukuda afirmou no seu discurso que "Existem muitos assuntos políticos que também devem ser destacados nesta sessão parlamentar, tais como o orçamento e outros importantes projetos de lei que estão relacionados diretamente com a vida cotidiana da população japonesa. Acredito, firmemente, que é de total responsabilidade daqueles que estão envolvidos na política relacionada com a vida da população, garantir que o partido dirigente e os de oposição realizem profundas discussões, fundamentadas em um relacionamento de confiança, e que alcancem decisões para administrar os assuntos de estado. Continuarei a realizar todo o possível para desenvolver políticas responsáveis, com base no governo de coalizão entre o Partido Liberal Democrata e o Novo Partido Komeito, oferecendo uma explicação clara e detalhada das políticas e, proativamente, incorporando as opiniões dos partidos de oposição".

O primeiro-ministro Fukuda concluiu seu discurso dizendo que "Estou determinado a criar esta estratégia, construída com confiança, que fomenta o progresso entre as pessoas, por outro, e a administração e os políticos, por outro, para que o Japão se torne uma nação dinâmica e que contribuir para o bem da humanidade".

As linhas gerais do discurso são as seguintes: - Baseado nestes cinco princípios de orientação, conduzirei os negócios de estado.

1- "Mudança nas políticas administrativas e financeiras para colocar a população em primeiro lugar". 2. "Estabelecer um sistema de previdência social e garantir a segurança". 3. "Criar uma sociedade econômica com vitalidade". 4. "Fazer do Japão uma Nação que Fomenta a Paz". 5. "Converter o país em uma sociedade com baixo índice de gás carbônico".

I: "Mudança nas políticas administrativas e fiscais que coloquem a população em primeiro lugar":

- Estabelecer o ano 2008 como o ano de início em direção a "uma sociedade onde as pessoas e os consumidores sejam os protagonistas".

- Estabelecer uma nova organização com uma autoridade forte para promover, de maneira sistemática e uniforme, políticas de consumidor,que agora são conduzidas separadamente por cada ministério e agência responsável. - Criar um cargo permanente de Ministro para Assuntos de Consumo.

. Reformas Administrativa e Financeira para Recuperar a Confiança da População:

- Implementar, de maneira resoluta e minuciosa, reformas administrativas e fiscais. - Contratos discricionários. - Garantir a neutralidade do Conselho de Auditoria e fortalecer suas funções. - Abolir ou privatizar as corporações administrativas independentes. - Garantir um superávit no balanço fiscal primário dos governos central e locais no ano fiscal de 2011. - Com respeito às receitas fiscais destinados aos projetos de estradas, projetos de desenvolvimento de estradas para revitalização e independência regional, estes serão restritos, à luz de uma rigorosa situação fiscal, àqueles que são realmente necessários e, mesmo estes, serão minuciosamente racionalizados.

II: Estabelecer um sistema de previdência social e garantir a segurança (Reconstruir o Sistema de Previdência Social do ponto de vista dos beneficiários):

- Mudar a perspectiva para as pessoas e reconstruir o sistema de previdência social baseado no princípio auto-dependência e cooperação mútua, para garantir a sustentabilidade do sistema no futuro e proporcionar tranqüilidade à população.

- Com relação ao problema dos registros de pensões, peço, novamente, minhas mais sinceras desculpas. Com base na política decidida pelo governo e pela coalização no poder, no último mês de julho, para garantir um processo de verificação imediato do registro, será conduzido um esforço nacional. Solicitar a compreensão e a cooperação da população. Fazer todo o possível para resolver o assunto durante a legislatura do meu Gabinete.

- Decidida a convocação de uma "Comissão Nacional para a Previdência Social".

. Garantir Segurança e Estabilidade: - Fortalecer esforços para eliminar os conteúdos nocivos da Internet, monitorar e deter o financiamento do crime organizado, e restringir as regulações sobre armas de fogo.

- Com a meta de não ter nenhuma vítima no caso de desastres naturais, medidas avançadas para ajudar aos idosos e pessoas com deficiências, e fortalecer a resistência aos terremotos dos edifícios de escolas de nível básico e médio, além das residências privadas.

III: Criar uma sociedade econômica com vitalidade (1. Implementar a Estratégica de Crescimento Econômico) - Traduzir em medidas concretas a Estratégia de Crescimento Econômico, que estásustentada nos três pilares seguintes, e efetivá-la sem demora.

- Criar respostas apropriadas para o crescimento do preço do petróleo em bruto e a estagnação do mercado de valores e, ao mesmo tempo, estar atento aos seus impactos na economia.

1. Aceleração da Inovação Tecnológica: "Estratégia para Criação de Tecnologia Inovadora"

2. Um Japão aberto para o mundo: "Estratégia Global", "Plano para 300.000 Intercâmbios de Estudantes"

3. Uma Economia onde todos participem fazendo uso da vitalidade do setor agrícola, de Pequenas e Médias Empresas, e dos quais todos possam perceber os benefícios do crescimento: "Estratégia Econômica onde todos participem"

2. Criação de Regiões com Vitalidade): - Perseguindo a "Estratégia de Revitalização Regional", o governo apoiará, firme e coletivamente, as iniciativas locais baseadas nas suas habilidades e inovação.

- Apressar a discussão sobre a reforma da descentralização, que supõe a transferência futura de poder do governo central para os governos locais, e apresentar à população a perspectiva e possibilidade do Japão depois do processo de descentralização. E também aprofundar o debate nacional sobre a introdução de um sistema de um governo regional mais amplo (doshu-sei).

IV: Exercer uma diplomacia que contribua para a paz e o desenvolvimento no mundo (o Japão como uma "Nação que Fomenta a Paz"): - Desempenhar um papel responsável na comunidade internacional como uma "Nação que Fomenta a Paz", que contribui para a paz e o desenvolvimento no mundo.

- Retomar atividades de reabastecimento no Oceano Índico, e continuar nossa ajuda às populações do Afeganistão e Iraque, para a reconstrução dos seus países.

- Aspirar a ser um centro no desenvolvimento dos recursos humanos, além da pesquisa e da contribuição intelectual para promover mais ainda a cooperação na construção da paz.

- Prosseguir na deliberação da chamada "lei geral", com o objetivo de efetivar, efetiva e eficientemente, atividades de cooperação para a paz internacional.

- Erradicação da pobreza, melhora das condições de saúde e higiene, resolvendo estas questões dentro do âmbito da "segurança humana".

- Perseguir o objetivo de tornar-se um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e trabalhar para a reforma das Nações Unidas, esforçando-se para ajudar a alcançar a Paz no Oriente Médio. Promover a diplomacia para obter recursos energéticos e naturais.

Desenvolver Relações Bilaterais Amistosas: - A aliança Japão-EUA é o pilar da política estrangeira do Japão. Efetivar o realinhamento das Forças Armadas dos EUA no Japão. - Iniciada a "sinergia diplomática" com minhas visitas aos EUA,Cingapura e China no ano passado. - Com a China, aprofundar o relacionamento benéfico mútuo, com base nos interesses estratégicos comuns através da cooperação. Com relação à República da Coréia, construir um relacionamento estável e com orientação ao futuro. Com a Rússia, avançar as negociações territoriais, com o objetivo de alcançar uma dimensão mais elevada nas relações bilaterais. - Continuar a realizar nossos máximos esforços para conseguir o retorno imediato de todos os seqüestrados, resolver os problemas passados e normalizar as relações entre o Japão e a Coréia do Norte.

Conversão para uma "Sociedade com Baixo Índice de Gás Carbônico": - Tirando o máximo proveito da "perícia ambiental", liderar a comunidade internacional ao converter-se em uma "sociedade com baixo índice de gás carbônico", o que serviria como um exemplo para o mundo seguir.

- Como presidente do G8, liderar a criação de um marco novo e efetivo, que inclua todos os principais emissores. - Construir um mecanismo financeiro para efetivar a ajuda aos países em desenvolvimento. - Formular um "Plano de Revolução da Tecnologia Energética Ambiental".

Desenvolvimento dos Recursos Humanos Que Nos Conduzirão ao Futuro: - Empenhar-se na reconstrução da educação através de esforços empreendidos não somente pelas escolas, mas também pelas famílias, comunidades locais e a administração em conjunto. - Construir uma educação pública confiável.

Aprofundar as Discussões sobre a Constituição: - Ter a esperança de que acontecerão discussões sinceras, com o objetivo de conseguir um acordo amplo, com a participação de todos os partidos políticos. | Site: www.kantei.go.jp/foreign/index-e.html| Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira