Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2015 - 07:46

Smiles encerra 2014 com lucro líquido de R$ 283,9 milhões, 36,6% superior ao ano anterior

O ano foi marcado pelo crescimento e manutenção das margens. Os destaques de 2014 apresentou faturamento de milhas1, exceto GOL cresce 30,2% em relação ao mesmo período de 2013 Acúmulo de milhas de 9,2 bilhões, exceto GOL. Crescimento 19,3% de em relação ao 4T13 exceto GOL. Resgate de milhas de 8,5 bilhões. Crescimento de 10,3% em relação ao quarto trimestre de 2013. Margem operacional de 36,3%. 6,3 pontos percentuais maior em relação ao 4T13.Geração de caixa operacional de R$ 225,8 milhões .Crescimento de 105% em relação ao 4T13. Lucro líquido de R$ 81,9 milhões no 4T14. 22,8% superior em relação ao 4T13. Distribuição de juros sobre capital próprio no montante de R$ 32,2 milhões e implementação dos resgates da TAP e Alitalia.

São Paulo– O Smiles encerrou 2014 com lucro líquido de R$ 283,9 milhões, 36,6% superior ao ano anterior. No 4T14 o lucro operacional da empresa foi de R$ 88,5 milhões, 57,3% superior ao 4T13, representando margem operacional de 36,3%, 6,3 pontos percentuais superior ao 4T13. O resultado operacional é reflexo de um período de crescimento e manutenção da rentabilidade, além de um ritmo constante de lançamento de novos produtos, plataformas e parcerias, sempre com o objetivo de oferecer opções de resgate atraentes.

1.Faturamento bruto de milhas não é uma medição contábil e corresponde ao total faturado pela venda de milhas, bruto de impostos. Este faturamento pode ter afetado o período corrente ou serão reconhecidos como receita em períodos futuros, dependendo do momento do resgate por parte do participante do programa.

“2014 foi um ano muito bom. Mantivemos nossa trajetória de crescimento consistente, ganhando market share e preservando a margem. Mesmo com os impactos da redução de capital, nosso lucro líquido cresceu 36,6% em relação ao ano anterior” destaca Leonel Andrade, CEO do Smiles. “Ao longo do ano a companhia se destacou pelas novas parcerias que incluem alianças aéreas e grandes redes de varejo”.

Dentre os destaques do trimestre houve um significativo crescimento de milhas acumuladas que geraram caixa operacional líquido de R$ 225,8 milhões, 105% superior ao 4T13. No 4T14 entraram em operação duas novas parceiras aéreas - Alitalia e TAP. “O aumento do portfólio de resgates aéreos internacionais também é uma importante estratégia da empresa que vem contribuindo para a ampliação da preferência entre os clientes de alta renda” afirma Andrade.

No 4T14 houve um aumento de 10,3% no resgate de milhas, se comparado ao mesmo período no ano anterior. Os resgates na modalidade Smiles & Money, que combina dinheiro e milhas, apresentaram taxas significativas de crescimento de 66,4% em relação ao 4T13, com uma composição maior de milhas por produto resgatado.

A companhia atingiu 8,5 bilhões de milhas resgatadas no 4T14, o que representa 921 mil produtos e bilhetes aéreos emitidos.

O Smiles encerrou 2014 com 10,3 milhões de clientes, representando um crescimento anual de 5,9%. Com a inclusão da NetPoints tornou-se a maior rede de coalisão do Brasil, contando com mais de 21 milhões de clientes cadastrados.

Pontos relevantes em 2014.: .Novas parcerias aéreas: TAP, Alitalia, Etihad, Aerolíneas Argentinas, já implementadas, e Aeroméxico em fase de implantação, fechando o ano com dez companhias aéreas parceiras. Com isso, o resgate em milhas nas companhias aéreas parceiras cresceu 86,5% em relação ao ano anterior. Em 2015 foram anunciadas duas novas parceiras: Copa Airlines e Korean Air.

. Novas parcerias no varejo: Cielo, FastShop, Magazine Luiza, Localiza, B2W, Extra, Walmart, Centauro, entre outros. Em 2015 foi anunciada a parceria com a Accor Hotels.

. Lançamento do site mobile e do novo website.

. Lançamento do produto “reserva de bilhetes” para voos da GOL. Serviço exclusivo entre os programas brasileiros.

. Lançamento da plataforma de comunicação “365 motivos para sorrir”, que celebra os 20 anos do Smiles oferecendo a cada dia um novo motivo para os clientes sorrirem, como promoções, novas parcerias, entre outros.

.Maior crescimento da indústria conquistando a preferência dos clientes, em especial, os de alta renda.

ü Novas opções de bilhetes na modalidade Smiles & Money, diversificando a oferta e ampliando as emissões e a atratividade para os clientes.

. Redução de capital: no mês de julho o capital social da companhia foi reduzido em R$ 1 bilhão através da restituição de R$ 8,17 por ação, sem alteração do número de ações.

. NetPoints: no mês de janeiro o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, sem restrições, o investimento de R$ 25 milhões no capital social da NetPoints Fidelidade S.A., empresa de fidelidade especializada em varejo, que trouxe aos clientes Smiles novas opções de acúmulo e resgate. Em 2014 a NetPoints fechou diversas novas parcerias, como: Lojas Marisa, C&C, Pet Center Marginal, entre outras.

Desempenho das ações: As ações da Smiles (SMLE3) estão listadas no mais alto nível de Governança Corporativa da BM&FBovespa, o Novo Mercado. Em 30 de dezembro de 2014, as ações estavam cotadas a R$ 46,05, representando um retorno de 78,70% desde o início do ano e um valor de mercado de R$ 5,6 bilhões (após redução de capital de R$ 1,0 bi). Já o Índice Bovespa (Ibovespa) - o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – apresentou no mesmo período uma desvalorização de 2,91%.   

Estrutura societária -A GOL segregou suas atividades relativas ao programa Smiles da VRG Linhas Aéreas S.A. e criou a empresa Smiles S.A. em 1 de janeiro de 2013 para administrar o programa independente por meio de contratos operacionais e de serviços compartilhados.

Perfil - O Smiles é um dos maiores programas de coalizão do Brasil. Com 20 anos de história, tem hoje mais de 10 milhões de membros. Trata-se de um programa de multifidelização para diversas companhias, incluindo a GOL Linhas Aéreas, sua principal parceira comercial e a companhia aérea com maior número de voos interligando os aeroportos mais movimentados do Brasil. O Smiles tem parceria aérea com GOL, Air France, Delta Air Lines, KLM, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, Etihad, TAP e Alitalia – e em breve, com Aeroméxico, Korean Air e Copa Airlines, que juntos voam para mais de 160 países e 700 destinos em todo o mundo. O programa vem aumentando a sua amplitude e capilaridade no que diz respeito às parcerias para acúmulo e resgate de milhas. Atualmente, o Smiles tem mais de 200 parceiros no varejo - com os maiores bancos comerciais do Brasil e da América do Sul, administradoras de cartões de crédito, grandes redes de varejo, hotéis, restaurantes, empresas de aluguel de automóveis, postos de combustível, farmácias, editoras etc., para garantir aos participantes do Programa Smiles uma ampla gama de opções de acúmulo de milhas, não apenas com as viagens realizadas em companhias aéreas parceiras, mas também no seu dia a dia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira