Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2015 - 07:00

“Formare agrega valor ao desenvolvimento do município”, diz diretor da Prefeitura de Jundiaí

Gilson Aparecido Pichioli, diretor de Fomento à Indústria da Prefeitura de Jundiaí, credita parte do bom momento do município ao Formare.

O Formare, programa desenvolvido pela Fundação Iochpe que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho, é considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico de Jundiaí, município localizado a cerca de 60 quilômetros da capital paulista. Quem faz a afirmação é Gilson Aparecido Pichioli, diretor de Fomento à Indústria da Prefeitura de Jundiaí.

“O Formare é um programa muito bom e adaptado ao negócio de qualquer empresa, no qual os educadores atuam como agentes de mudança social e os jovens colocam, efetivamente, a "mão na massa", tomando contato com teoria e prática nas próprias instalações e criando senso de responsabilidade e cidadania”, destaca o representante da Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí é considerado hoje um dos maiores parques industriais da América Latina. “A cidade está se preparando para se destacar ainda mais no patamar da inovação, além da importância de sua localização no contexto da macrometrópole paulista e também por ser considerada como um novo pólo logístico nacional. É importante, então, que cada vez mais a gente prepare essa mão de obra local, principalmente o jovem que está se lançando no mercado de trabalho. Certamente o Formare vem contribuir neste sentido, tanto no modelo Social, como no Aprendiz”, analisa Gilson.

O Formare conta hoje com seis empresas parceiras em Jundiaí: Mahle, Neumayer Tekfor, Siemens, Sulzer e Takata. Para Gilson, é importante que outras empresas abracem a causa para acompanhar o crescimento da região. “Temos uma mão de obra diversificada, sendo boa parte contratada de cidades vizinhas. Ou seja, há demanda por mão de obra. Portanto, a cidade vê com bons olhos todo e qualquer investimento que resulte no desenvolvimento e no crescimento socioeconômico. Outras empresas precisam ficar atentas a essa necessidade”, completa Gilson.

Empresários destacam ganhos com Formare- De todas as empresas que decidiram apoiar e apostar no Formare em Jundiaí, há consenso entre os empresários e representantes das empresas que o programa traz muitos resultados e até alguns ganhos imensuráveis. Para Paulo Stark, presidente da Siemens, o Formare cria competências, qualificação e educação. “Nosso desafio é viabilizar aos jovens a entrada ao mercado de trabalho e servir de exemplo para que eles sirvam também de exemplo a outros colegas das suas escolas para que participem de programas semelhantes, não só o da nossa empresa. E que nós, da Siemens, sirvamos de exemplo para outras empresas", diz.

Airton Evangelista, presidente da Takata na América do Sul, conta que o Formare é um programa onde todos ganham. “Ganha a sociedade na formação de cidadãos, o jovem em si pela oportunidade de ouro de ser treinado, o que enriquece o conhecimento e facilita a empregabilidade; e ganha mais ainda a empresa, que tem a chance de treinar potenciais futuros colaboradores e por disseminar o sentimento em todos os colaboradores de que nossa empresa é de fato responsável socialmente”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira