Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2015 - 07:11

Cosmético orgânico, natural ou sintético: Como diferenciá-los?

Cosméticos e maquiagens orgânicos e naturais vêm ganhando espaço no mercado de beleza, porém, qual é o ideal para cada um?.

São Paulo - O mercado da beleza vive em constante transformação, e seus profissionais estão sempre antenados com aquilo que há de mais novo, tanto em produtos, tecnologias e serviços, quanto no comportamento e exigências dos consumidores. Hoje, a tendência mundial é produzir cosméticos e maquiagens orgânicos e naturais, matérias-primas que não são testadas em animais, sem parabenos (derivados do petróleo) ou ativos que agridam a natureza e, principalmente, a pele. Na Europa e nos Estados Unidos, estes produtos já são consagrados e atendem as demandas de um público cada vez mais exigente e preocupado com os seus hábitos de consumo. Mas afinal, como identificar as diferenças entre eles? A Farmacêutica, Cosmetóloga e Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Idealfarma, Priscila Miagui, - explica.

Orgânico ou Vegano - Seus ingredientes não são de origem animal e sim da produção natural, como o mel das abelhas, flores, folhas e frutas. Não utilizam produtos sintéticos, conservantes, parabenos, corantes artificiais e também não são testados em animais. Para ser considerado orgânico, o cosmético deve passar por uma avaliação de certificação criteriosa, que verifica os insumos utilizados; os processos produtivos; armazenamento de matérias-primas; embalagem, rotulagem, dentre outros aspectos. O consumidor deve buscar na embalagem os selos como Ecofert (Ecocert), Icea ou até mesmo IBD, que certificam que o produto está dentro das normas de qualidade e sustentabilidade exigidas nacional e internacionalmente.

Vantagens: Utilizam ingredientes retirados de recursos renováveis, beneficiados por processos ecologicamente corretos, havendo um cuidado em todo o processo produtivo. Os conservantes são óleos essenciais e a durabilidade é a mesma de outros cosméticos aproximadamente dois anos.

Desvantagens: Por não ter ativos sintéticos que potencialize a ação do produto os seus efeitos podem demorar um pouco para serem observados, mas os resultados são satisfatórios e duradoudos. Outro fator são os preços mais elevados devido ao maior custo da cadeia produtiva.

Naturais - A classificação natural sinaliza que os ingredientes não foram significativamente modificados em sua forma original. A composição de cosméticos e maquiagens deve ter algo em torno de 80% de matérias-primas retiradas da natureza. Diferentes dos orgânicos, eles não necessitam de um rígido processo de verificação, e o restante da fórmula pode conter ativos sintéticos como corantes e conservantes.

Vantagens: Alguns ativos quando extraídos dos vegetais são mais poderosos que os sintetizados em laboratórios. O Phloretin, por exemplo, é uma substância encontrada na casca da maçã que protege a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta, um anti-aging que acelera a renovação celular aumentando a firmeza e luminosidade da pele e diminuindo as rugas e linhas de expressão.

Desvantagens: Pessoas muito sensíveis podem desenvolver alergias a produtos naturais, por isso é sempre importante consultar um especialista e realizar o teste de alergia antes de usar o produto.

Sintéticos -Representam algo em torno 90% do mercado de beleza. Muitos dos ingredientes de cosméticos e maquiagens são desenvolvidos em laboratório ou são de origem animal. Os ativos artificias que compõem esses produtos imitam matérias-primas da natureza, com mecanismos de ação similares. São utilizados com frequência corantes, conservantes, álcool e parabenos e muitos desses produtos são testados em animais.

Vantagens: Existem substâncias que são muito utilizadas para tratamentos, para deixar os fios do cabelo macios, como os silicones. Há também um crescente investimento em tecnologias no setor que favorece a atualização de formulações cada vez mais eficazes.

Desvantagens: Algumas substâncias podem trazer risco a pele e há quem associe o uso do produto com o surgimento de câncer, embora não haja comprovação científica.

Certificações cosméticas - Ecofert, IDB e Cruelty Free são alguns dos selos de certificação que garantem a procedência dos cosméticos e maquiagem. Somente são certificados aqueles produtos que realmente seguem protocolos de produção, extração e desenvolvimento que respeitem os animais e a natureza. "Essa é uma segurança e uma garantia de que o consumidor está adquirindo um produto que realmente respeita o meio-ambiente e que foi concebido respeitando parâmetros de sustentabilidade importantes atualmente", finaliza a Priscila.

Idealfarma: Fundada em 2000, a Idealfarma é um exemplo de empresa empreendedora onde o espírito de inovação, seriedade e respeito sempre se fez presente. Reconhecida pelo mercado como uma empresa dedicada à busca de produtos que aliem pesquisa tecnológica às diversas necessidades mercadológicas, a Idealfarma é uma empresa 100% brasileira que está localizada no DAIA - Distrito Industrial de Anápolis, onde juntamente com dezenas de outras empresas do segmento, formam o segundo maior Pólo Farmoquímico do Brasil. [www.idealfarma.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira