Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2008 - 10:42

Market Analysis conduz pesquisa sobre mercado de vinhos no Brasil

Instituto é escolhido para realizar estudo que visa definir a estratégia do setor para os próximos 20 anos.

A Market Analysis Brasil, empresa de pesquisa de mercado e opinião pública, apresenta o “Estudo sobre o mercado brasileiro de vinhos e espumantes”, projeto encomendado pelo Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho e pela COVIAR – Corporação Vitivinícola Argentina. O projeto, pioneiro no Brasil, tem o objetivo de definir a estratégia do setor para os próximos 20 anos e apontar as expectativas do mercado, com base nos dados recolhidos.

Para alcançar os resultados, a Market Analysis abordará pontos importantes que envolvem o segmento como quais são as principais tendências do mercado, a imagem do vinho nacional e importado, pontos fortes e fracos dos diferentes produtos, fatores de escolha dos consumidores e canais, os segmentos e nichos de mercado mais promissores, entre outros.

“O projeto é abrangente e apresentará as perspectivas do mercado no futuro, o que ajudará os tomadores de decisões e apontará um novo rumo para a economia. Para isso, serão entrevistados consumidores de vinhos, não-consumidores, lojas especializadas, varejo e restaurantes”, explica Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis.

A primeira parte do estudo começou com uma série de pesquisas qualitativas com consumidores, não consumidores e canais. Entre alguns dados já levantados, está a projeção do consumo de vinhos no Brasil. Na população geral atualmente são consumidos 1,9 litros per capita ao ano. Até 2030 a projeção é de que esse consumo suba para 3,5 litros per capita. O que representa um crescimento de 84%.

Analisando os consumidores de vinho com freqüência - 48% da população -, hoje são consumidos 5,2 litros e a projeção para 2030 é atingir 9 litros, sendo que na primeira década o crescimento é de 16% e na segunda de 32%. Outro dado importante já mostrado pelo estudo é a faixa etária que apresenta o maior potencial de crescimento: entre 18 e 34 anos.

Segundo Carlos Paviani, assessor do conselho deliberativo do Ibravin, em 2005 Brasil e Argentina fecharam um acordo que prevê a troca de informações sobre o setor. “O estudo faz parte desse projeto, que visa compartilhar informações importantes entre a iniciativa privada dos dois países, além é claro, de incentivar a competição interna de forma justa, já que o mercado brasileiro de vinhos é muito promissor”, comenta.

Paviani ressalta também que “a Market Analysis foi escolhida por meio de licitação, na qual cumpriu todos os requisitos e apresentou a melhor proposta técnica, além de ser uma empresa com mais de dez anos de atuação e com alta qualificação no desenvolvimento de pesquisas”, conclui.

A segunda parte continuará com entrevistas quantitativas na residência dos 1,2 mil adultos pesquisados nas cidades de São Paulo, Recife e Porto Alegre. O projeto está previsto para terminar em abril de 2008. Mais informações pelo email: [email protected].

Perfil Market Analysis - Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiência em estudos relacionadas aos mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina. Com destaque para os assuntos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente, saúde, telecomunicações, comportamento social, novas tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo; além de projetos relacionados ao custo-benefício entre preços e atributos, tamanho e segmentação dos mercados, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento). Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a entidade realiza anualmente pesquisas sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social e já coordenou mais de 700 projetos em 20 estados brasileiros. O instituto desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de Açúcar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira