Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2015 - 08:47

Estudo da Fundace mostra importância da qualidade da educação para o desenvolvimento econômico

Ribeirão Preto obteve uma fraca evolução ao longo dos anos de ensino fundamental, ficando abaixo do desempenho estadual.

Um estudo feito pelo Ceper/Fundace analisou a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com o objetivo de chamar a atenção para a importância da qualidade do ensino no desenvolvimento de políticas econômicas e sociais voltadas para o progresso da sociedade. O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Avaliando os municípios selecionados pelo Boletim Educação e Escolaridade do Ceper/Fundace e observando os dados das escolas públicas nos anos iniciais do ensino fundamental, percebe-se que os resultados são semelhantes ou superiores aos ocorridos no estado de São Paulo.

No entanto, a evolução desses municípios no período analisado – de 2005 a 2013 – não é tão expressiva. Alguns municípios se destacaram – como foi o caso de Franca, São Carlos, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Uberlândia –, mas Ribeirão Preto, por exemplo, obteve uma fraca evolução relativa, ficando atrás da média do estado de São Paulo em 2013.

Analisando os resultados no Ideb nos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas, verifica-se um padrão semelhante aos dos anos iniciais do mesmo nível de ensino: os resultados dos municípios selecionados tendem a ficar próximos ou acima da média do estado de São Paulo.

A evolução desses municípios foi, em geral, menor que no Estado, com destaque positivo para Barretos, São Carlos, Sertãozinho e Uberlândia no ano de 2013. Ribeirão Preto novamente obteve uma fraca evolução, ficando abaixo do desempenho estadual.

Resumo – Desse modo, considerando esses resultados municipais e regionais, alguns municípios de sucesso na melhora do ensino público são: São Carlos, Sertãozinho e Uberlândia, sendo importante verificar os elementos que levaram a evolução favorável dos mesmos. Por outro lado, Ribeirão Preto é um caso de fracasso relativo ao iniciar melhor do que a média do estado, em 2013, obtendo desempenho inferior, em 2013, nos dois níveis do ensino fundamental.

“Os dados mostram a grande dificuldade de evolução da qualidade nos anos finais do ensino fundamental e, sobretudo, no ensino médio. Portanto, o foco das políticas públicas das diferentes esferas de governo deveria estar nesses dois níveis de ensino. Um dos grandes obstáculos para o crescimento da economia brasileira é a falta de capacitação dos trabalhadores, sendo que boa parte desse processo deveria ocorrer nas escolas e universidades”, avalia o pesquisador do Ceper/Fundade, Luciano Nakabashi.

Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. Os Boletins Ceper têm o apoio do Banco Ribeirão Preto, Imobiliária Fortes Guimarães, São Francisco Clínicas e Construtora e Incorporadora Stéfani Nogueira.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada sem fins lucrativos criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira