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20/02/2015 - 08:56

PSA Peugeot Citroën « Back in the Race

2,2 bilhões de euros de fluxo de caixa operacional livre em 2014; o Grupo desendividou-se. O faturamento do Grupo foi de 53,6 bilhões de euros. O resultado operacional corrente do Grupo foi de 905 milhões de euros, ante -364 milhões de euros em 2013, registrando uma progressão de 1,3 bilhão de euros. O desempenho foi impulsionado pelo resultado operacional corrente positivo da divisão Automotiva, que cresceu 1,1 bilhão para +63 milhões de euros, ante -1,039 bilhão de euros em 2013.

”Nossos resultados de 2014 provam que a reconstrução dos fundamentos econômicos do Grupo está em curso. Ao gerar um Fluxo de caixa operacional2 livre de +2,2 bilhões de euros e desendividar o Grupo, conseguimos nos adiantar em relação ao nosso plano de reconstrução. Faço questão de parabenizar as equipes pelo trabalho realizado num ambiente às vezes difícil. Estamos mais focados do que nunca, até a realização completa de nossos objetivos e a obtenção de uma margem operacional de 2 % na divisão Automotiva”, declarou Carlos Tavares, presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën.

O Grupo registrou um faturamento de 53,607 bilhões de euros em 2014, em alta de 1% na comparação com 2013. O faturamento da divisão Automotiva fechou em 36,085 bilhões de euros, em queda de 0,9% em relação ao ano anterior, essencialmente em razão de uma variação cambial muito negativa, embora o mix de produtos e o efeito dos preços fossem positivos.

O resultado operacional corrente do Grupo cresceu 1,269 bilhão de euros e fechou em +905 milhões de euros, ante -364 milhões de euros em 2013. O resultado operacional corrente da divisão Automotiva registrou um aumento de 1,102 bilhão de euros, chegando a +63 milhões de euros contra -1,039 bilhão de euros no ano anterior, sobretudo graças aos efeitos positivos do mix de produtos e dos preços, que refletem o sucesso dos lançamentos recentes das marcas e a política de fixação dos preços. O progresso realizado apoia-se também na continuidade das medidas de redução dos custos fixos.

Incluindo sua quota-parte nos resultados das joint-ventures DPCA e CAPSA em 2014, o resultado operacional Automotivo proforma chegaria a 366 milhões de euros, em alta de 1,246 bilhão de euros.

Os produtos e encargos operacionais não correntes totalizaram -682 milhões de euros em 2014, principalmente em decorrência das despesas de reestruturação da divisão Automotiva.

O resultado financeiro foi de -763 milhões de euros em 2014, ante - 664 milhões de euros em 2013, sendo que essa diferença corresponde essencialmente ao produto extraordinário recebido em 2013 por ocasião da venda dos títulos do BNP Paribas.

O resultado líquido registrou um crescimento de 1,672 bilhão e totalizou -555 milhões de euros, uma melhoria em comparação com os -2,227 bilhões de euros do ano anterior.

O resultado operacional corrente do Banco PSA Finance foi de 337 milhões de euros, apresentando uma queda de -32 milhões de euros em relação ao ano de 2013, o que reflete a situação de refinanciamento do banco.

Em fevereiro de 2015, as primeiras joint-ventures entre o Banco PSA Finance e o Santander Consumer Finance iniciaram suas atividades, sendo uma na França e outra no Reino Unido, o que viabilizará a oferta de taxas competitivas aos clientes das marcas Peugeot, Citroën e DS, ao mesmo tempo em que aumentará a rentabilidade do Banco.

Os números das contas de resultado 2013 e 2014 foram reprocessados em função dos impactos das normas IFRS 5, 10, 11 e IFRIC 21.

Fluxo de caixa operacional livre das sociedades industriais e comerciais.

O Banco PSA Finance também anunciou que deixará de utilizar a garantia do governo francês no âmbito de novas emissões de obrigações.

O resultado operacional corrente da Faurecia fechou em 673 milhões de euros, em alta de 25% em comparação com o ano de 2013.

O fluxo de caixa livre das atividades industriais e comerciais foi de 1,792 bilhão de euros, sob o efeito da melhoria da margem bruta de autofinanciamento e da necessidade de capital de giro (+ 1,752 bilhão de euros no período), refletindo principalmente os planos de ação para a redução dos estoques e a otimização da cadeia logística. Excluindo-se as despesas de reestruturação (-583 milhões de euros) e elementos extraordinários totalizando 193 milhões de euros (essencialmente produtos da venda de ativos imobiliários), o Fluxo de caixa operacional livre teve um resultado positivo de 2,182 bilhões de euros.

No final de dezembro de 2014, o nível total dos estoques era de 339.100 veículos (incluindo a rede independente), configurando uma redução de 44.800 veículos em comparação com o final de dezembro de 2013.

A posição financeira líquida das atividades industriais e comerciais em 31 de dezembro de 2014 apresentava um resultado positivo de +548 milhões de euros, contra uma dívida líquida de 4,181 bilhões de euros em 31 de dezembro de 2013, considerando-se os 2,995 bilhões de euros provenientes dos aumentos de capital realizados em abril e em maio de 2014 e a melhoria do nível de fluxo de caixa livre.

Como a reconstrução econômica do Grupo ainda não foi concluída, não será proposto o pagamento de dividendos referentes ao exercício de 2014.

Perspectivas - O Grupo prevê uma pequena alta do mercado automotivo europeu em 2015, com crescimento de +1%, um crescimento na China de cerca de +7%, uma queda de cerca de 10% no mercado da América Latina e de 30% no da Rússia. O Grupo pretende gerar 2 bilhões de euros de fluxo de caixa operacional livre no período 2015-2017. Também tem o objetivo de atingir uma margem operacional 3 de 2% na divisão Automotiva em 2018, visando 5% para o período do próximo plano de médio prazo 2019-2023.

As contas consolidadas do Grupo PSA Peugeot Citroën em 31 de dezembro de 2014 foram aprovadas pelo Conselho de Administração em 10 de fevereiro de 2015 e examinadas pelo Conselho de Supervisão em 17 de fevereiro de 2015. Os revisores de contas do Grupo procederam à auditoria das contas e o relatório sobre a informação financeira está em processo de emissão.

PSA Peugeot Citroën- Com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo vendeu 3 milhões de veículos no mundo em 2014. Segundo maior fabricante de automóveis na Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2014. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 110,3 gramas de CO2/km em 2014. A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia). [http://www.psa-peugeot-citroen.com].

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