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25/02/2015 - 08:15

Marketing esportivo: continuidade das ações e diálogo consistente são essenciais para sucesso das ativações

A indústria do esporte nunca foi tão falada no Brasil. Após a realização da Copa do Mundo no país e com as Olimpíadas cada vez mais próximas, as marcas estão atentas às possibilidades que investimentos nesses eventos globais podem trazer em um futuro próximo. De fato, as previsões na área nunca foram tão promissoras, tanto para as empresas quanto para os atletas que vivem de patrocínios.

Neste cenário, a grande pergunta é: o que fazer para entrar nesse jogo? Afinal, o objetivo é construir uma percepção positiva da marca, a partir da associação ao esporte, mas sem transmitir a ideia de oportunismo. O sentimento tem que ser genuíno. A atitude deve ser consistente e representar um compromisso verdadeiro, que transcenda o objetivo de visto.

Associar sua marca ao esporte é uma grande sacada e tem forte apelo emocional, mas apegar-se apenas à euforia esportiva do momento, por exemplo, pode ser um gol contra. A melhor maneira de investir em marketing esportivo é dialogar com o consumidor por um longo período. Afinal, não é possível construir uma história de uma hora pra outra. Nem convencer o público que há continuidade e propósito nas ações apresentadas.

Além da continuidade, outros dois fatores são fundamentais para uma boa ação de marketing esportivo: consistência e mensagem adequada. Para ser consistente, a ação precisa contar com ativação frente aos diferentes públicos. Além de realizar um patrocínio, por exemplo, a empresa deve comunicar o feito, engajar profissionais e consumidores no esporte, permear sua comunicação com a atividade, a fim de não deixa-la estática ou isolada.

Por fim, para isso, é necessário ter em mente a mensagem chave a ser transmitida, pois a grande questão é trabalhar a convergência de valores entre a essência da marca e o tema esportivo escolhido. Trata-se de associar os atributos da empresa às qualidades do esporte em pauta. Essa escolha dará personalidade à marca.

Seja qual for o objetivo da empresa, gerar oba-oba não é suficiente. Para ter sucesso no investimento, é preciso planejamento, estratégia e organização de ponta.

. Por: Guto D’Ottaviano, sócio proprietário da Noblu Sports, agência especializada em entretenimento e marketing esportivo.

Perfil da Noblu Sports -Com dez anos de mercado, a Noblu Sports é referência no segmento de marketing esportivo. Sediada em Campinas-SP, a Noblu atua na organização e produção de eventos, gerenciamento de atletas e realização de projetos corporativos que estimulam e associam a marca de seus clientes à prática esportiva. Atualmente realiza mais de vinte eventos anuais em diversas localidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Brasília e Sorocaba.

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