Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2015 - 07:17

Aplicativo desenvolvido no LES da PUC-Rio participa doMobile World Congress, em Barcelona

Software criado por ex-alunos da universidade para área de Saúde está entre os finalistas do evento.

A startup Think Tank, empresa de inovação associada ao Laboratório de Engenharia de Softwares (LES) da PUC-Rio, vai participar do Mobile World Congress (MWC), que acontecerá entre os dias 2 e 5 de março, em Barcelona. A empresa, que vem trabalhando em pesquisas na área de Tecnologias aplicadas ao setor de Saúde, teve o seu aplicativo DocPad classificado entre os finalistas do University Mobile Challenge Barcelona, evento integrante do MWC. Além do Brasil, estão na disputa África do Sul, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, França e Singapura.

A expectativa é que o nome do vencedor seja divulgado até o dia 5 de março. O campeão receberá Washburn Prize, um prêmio de reconhecimento dado pelo próprio Applied Innovation Institute, com o objetivo de ajudar a preparar a próxima geração de inovadores e empreendedores.

O DocPad foi desenvolvido pelos ex-alunos da PUC-Rio Frederico Tannenbaum e Miguel Pinto, com apoio da equipe do coordenador do LES, o Professor Carlos José Lucena. “A ideia do aplicativo é facilitar o cuidado com a saúde. O paciente pode ter todo o seu histórico médico em um único lugar. A partir do DocPad ele cria um perfil no qual anexa resultados de exames e outras informações. Com isso, o histórico de sua saúde fica disponível e acessível em aparelhos móveis como celular e tablet e ele pode mostrá-lo em qualquer consulta médica”, explica Tannenbaum.

O aplicativo vai permitir que o usuário possa ver quais médicos são indicados por seus amigos e familiares e também pelos próprios profissionais de Saúde. “Hoje, quando o paciente quer escolher um médico consulta o guia do plano de saúde que traz apenas o nome, endereço e telefone. No DocPad ele poderá ver se ele é indicado por outras pessoas e também a formação do profissional que escolheu, pois haverá espaço para o currículo do médico. Isso possibilitará que faça uma escolha com mais referências sobre o profissional”, diz Tannenbaum.

O programa pode agilizar atendimentos e diminuir a espera em consultórios, já que exames podem ser acessados pelo médico antes mesmo da consulta. “O paciente poderá disponibilizar o resultado para o médico e conversar pelo telefone”, ressalta Tannenbaum. O software conta também com um perfil diferenciado para os médicos e os permite que possam controlar sua agenda. Além disso, cada vez que o paciente inserir novas informações em seu perfil eles serão notificados.

Como um dos finalistas do University Mobile Challenge Barcelona, Tannenbaum vai para a cidade espanhola com as despesas pagas pela Applied Innovatin Institute e já considera a oportunidade de estar lá como uma vitória. Para o coordenador do LES, o aplicativo tem tudo para ser um sucesso e transformar-se em um produto de mercado. “Temos uma vocação empreendedora para desenvolver pesquisas e capital humano, bem como para transformar boas ideias em produtos de mercado. E tenho certeza que isso acontecerá com o DocPad”, avalia o professor Lucena. [http://www.ctc.puc-rio.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira