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23/01/2008 - 11:25

Iveco fecha 2007 com recorde de vendas no Brasil, perspectivas da marca para 2008 são otimistas.


Vendas cresceram 119%, o melhor desempenho da indústria, com 15,7%, o Stralis dobrou seu market share entre os pesados, a produção aumentou 45% e chegou a 8.800 unidades, um recorde, 12 concessionárias e pontos assistenciais inaugurados no ano, dois novos lançamentos: Iveco Daily e Iveco Stralis, o aumento de 60% no ritmo de investimentos da empresa, lançamento do Programa de Sustentabilidade “Próximo Passo”, homologação de toda a gama Iveco para o uso do B5, e empresa projeta crescimento de 40% para 2008. A Iveco fechou em 2007 seu melhor ano de vendas no Brasil.

Segundo a classificação Anfavea, ano passado a Iveco aumentou suas vendas em 119% enquanto o mercado de caminhões como um todo cresceu 31,5%. Isso significa que as vendas da empresa aumentaram num ritmo quatro vezes maior do que o do restante da indústria.

O desempenho da Iveco foi o melhor entre as montadoras brasileiras de caminhão. No período, a participação da Iveco no mercado de atacado de caminhões passou de 3,2% em 2006 para 5,3% em 2007.

No varejo, a Iveco cresceu 65%. Nenhuma outra montadora de caminhões cresceu tanto. Esse desempenho garantiu à Iveco 4,9% de market share no mercado brasileiro. Em dezembro de 2007, o market share da empresa atingiu 5,2%.

O destaque da empresa foi o caminhão Iveco Stralis. Com 2.490 unidades emplacadas no mercado em 2007, o pesado registrou um crescimento de 200,4% e dobrou sua participação de mercado. Em 2006 o modelo detinha 8,3% de participação de mercado. Fechou o ano com 15,7% de market share num dos mais importantes segmentos do mercado nacional (> 45 ton PBT). Em plena evolução, o Iveco Stralis alcançou, no mês de dezembro, market share de 18,1%.

Este desempenho garantiu ao Iveco Stralis o título “Caminhão Destaque do Ano” concedido pela revista Autodata.

“Estes números são um reflexo da nova estratégia da empresa para o Brasil: chegou a hora de acelerar”, informa Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Em 2007, tomamos medidas administrativas, industriais e comerciais para ampliar a presença da empresa na região. O processo continua e em 2008 vamos continuar acelerando”.

“Entre 2008 e 2010 a Iveco vai investir R$ 375 milhões na América Latina, principalmente no Brasil. Serão R$ 125 milhões por ano, isto é, 60% a mais que o ritmo anterior de investimentos”, explica Mazzu, “Vamos lançar dois novos produtos por ano, vamos aumentar nossa produção, vamos continuar a expandir nossa rede de concessionários no Brasil, vamos aumentar nossa força de vendas,” informa o presidente.

As bases do crescimento - As razões do crescimento da Iveco em 2007 estão ligadas à mudança de estratégia da marca para o Brasil. “A Iveco definiu o país como uma área prioritária de crescimento”, diz Mazzu, que assumiu o posto de presidente em janeiro de 2007.

Parte da estratégia foi o lançamento conjunto, em 2007, dos novos Iveco Daily e Iveco Stralis, produtos de alta tecnologia e em linha com o que a Iveco tem de mais avançado na Europa. “Eles são os primeiros modelos dentro de nossa ambiciosa estratégia de ampliação da gama. Vamos lançar duas novas famílias de produto por ano no Brasil”, confirma Mazzu.

Entre as outras medidas para dotar a empresa de maior força e agilidade para responder às demandas do mercado, se destacam:

Aumento de produção em Sete Lagoas (MG), com investimentos estruturais e a adoção de novos turnos de trabalho. No total, foram produzidas 8.800 unidades (45% de crescimento). Nos pesados, a produção alcançou 4.000 unidades (300% mais que em 2006);

Criação da área de Desenvolvimento de Produto América Latina, com base no Brasil, que aumentou a velocidade de resposta da empresa às demandas do mercado;

Adoção de um forte programa de expansão da rede de concessionários Iveco no Brasil. Entre novas concessionárias e pontos assistenciais, 12 novas instalações foram inauguradas em 2007;

Reestruturação e ampliação da área Comercial e de Marketing, com a adoção de um programa mais agressivo de vendas;

Criação da área de Comunicação e Publicidade, para ampliar a exposição da marca junto aos clientes e o mercado em geral.

Lançamento do programa de sustentabilidade “Próximo Passo”, com iniciativas de curto e longo prazo, com foco em temas ambientais e sociais.

Homologação de toda a gama Iveco para o uso do B5.

Em função das várias iniciativas implantadas pela Iveco, o número de empregados duplicou em 2007, totalizando 1.500 pessoas. Incluindo-se os fornecedores que operam dentro do complexo industrial de Sete Lagoas, a operação da Iveco no Brasil já envolve, direta e indiretamente, 2.500 pessoas.

Perspectivas 2008 - Em 2008, a Iveco projeta vender cerca de 9.000 veículos no mercado brasileiro, 40% mais que no ano passado. Uma das razões deste otimismo é que novos modelos lançados em 2007 começarão a impactar mais fortemente as vendas a partir de agora, com a aceleração produtiva dos mesmos.

A Iveco confirma sua intenção de lançar duas novas famílias de produtos por ano, além de continuar com sua estratégia de complementação das gamas já existentes, como a nova versão de 4,5 toneladas de PBT do Daily, o 45S14, apresentada em janeiro de 2008.

Perfil - A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros etc. A IVECO emprega mais de 24.500 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa atua com cerca de 4.600 concessionários e pontos de serviço em mais de 100 países da Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania, garantindo suporte técnico ao cliente onde quer que um produto IVECO esteja em serviço.

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