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27/02/2015 - 09:13

Magazine Luiza: lucro líquido totalizou R$128,6 milhões em 2014

Um crescimento de 81,8% versus o lucro líquido ajustado em 2013; já no quarto trimestre de 2014, o lucro líquido foi de R$39,3 milhões, 19,2% superior ao quarto trimestre de 2013. Receita bruta do Magazine Luiza cresce 18,7% em 2014 e atinge R$ 11,5 bilhões.

O resultado alcançado em 2014 foi possível porque fomos ousados mais uma vez. A decisão de patrocinar a transmissão da Copa do Mundo de futebol teve um enorme sucesso e impacto positivo em nossas vendas e na visibilidade da marca. Mas nada disso teria dado certo se não tivéssemos conseguido equilibrar o uso de novas tecnologias aliado aos nossos valores[1]. Adotamos uma gestão participativa, “política de ganha-ganha”, e acima de tudo, não abrimos mão de uma boa comunicação. A nossa comunicação é feita sempre de forma transparente e direta, no melhor estilo “olho no olho’’.

Em 2014, crescemos as vendas acima da média do mercado, tanto no canal tradicional de lojas como no e-commerce, o que resultou em ganhos de participação de mercado nos dois canais. As vendas brutas cresceram 18,7%, para R$11,5 bilhões, impulsionadas pelo crescimento nas vendas mesmas lojas de 17,8%. No e-commerce, crescemos 33,7% comparado a uma evolução de 25,0% para o mercado on-line, segundo o E-bit.

Nunca se falou tanto da era digital. Estamos cientes da rápida evolução digital que vem impactando os consumidores em diversos setores da economia e atentos às principais tendências no mundo. Esta rápida agenda da transformação nos coloca um enorme desafio: conseguirmos adaptar nossas lojas físicas a esta nova realidade. Vimos investindo em processos e tecnologia para tornar a experiência de loja cada vez melhor e mais fácil. Temos de continuar esta transformação de forma rápida, com um modelo de negócio bem adaptado e estruturado, garantindo o crescimento sustentável do negócio.

A inovação foi e continuará sendo a base para o nosso negócio. Temos como foco quatro grandes temas que sustentarão nossa estratégia daqui em diante: .Crescimento do nosso modelo multicanal | .Ampliação de nossa plataforma digital |. Digitalização e automação das lojas físicas e dos centros de distribuição integrados |.Aumento da rentabilidade e sustentabilidade do modelo de negócio da nossa Companhia.

Saímos na frente novamente com a criação de um núcleo de inovação dedicado: Luizalabs, uma aceleradora de ideias inovadoras (startups) e responsável pela digitalização das lojas do Magazine Luiza. Entre os principais projetos desenvolvidos pelo time de engenheiros da Luizalabs em 2014 destacamos: (i) aplicativo Clube da Lu, que promove ofertas diárias com descontos, (ii) aplicativo mobile vendas: multimídia no smartphone e (iii) plataforma de recomendação de produtos: sugestão de ofertas de acordo com o comportamento do cliente em nossos canais de venda.

Mas o sucesso do nosso negócio não é feito apenas de tecnologia e inovação, mas principalmente por meio de pessoas, uma das nossas crenças. O patriotismo, a confiança no Brasil e o respeito à diversidade são valores permanentemente cultivados no Magazine Luiza. Apoiamos inúmeros projetos sociais e culturais nas comunidades em que atuamos, valorizando e auxiliando as iniciativas locais e, principalmente, a cultura regional. Boas ações são bem-vindas e constantemente estimuladas por meio do Projeto Rede do Bem, que reúne e divulga ações sociais desenvolvidas por colaboradores ou unidades por toda a Companhia. Funcionando como uma espécie de multiplicador de ações sociais, a Rede do Bem permite que qualquer colaborador envie informações sobre projetos de voluntariado dos quais participa ou cadastre campanhas de apoio à comunidade ou ao meio ambiente.

Estamos entregando o que prometemos após concluir a integração das redes adquiridas. Mais do que nunca estamos empenhados em continuar crescendo nossas vendas, porém com rentabilidade e de forma sustentável. O ano de 2015 será difícil para o Brasil e, consequentemente, para o varejo como um todo, mas estamos preparados para superar mais este desafio e sair fortalecidos novamente. Vamos continuar trabalhando e aperfeiçoando o nosso modelo digital, sem perder o calor humano ou deixar em segundo plano os nossos valores. Afinal, somos uma Companhia de varejo tradicional, com 58 anos de existência e um ângulo digital forte: somos multicanal de fato.

Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza faz comentários sobre o desempenho operacional: “crescimento de receita de dois dígitos: em 2014, as vendas líquidas cresceram 20,9%, para R$9,8 bilhões, impulsionadas pelo crescimento nas vendas mesmas lojas de 17,8%. No 4T14, as vendas líquidas cresceram 12,0% e alcançaram R$2,8 bilhões, com uma evolução de 9,4% nas vendas mesmas lojas (+20,5% no e-commerce e +7,5% nas lojas físicas).

Ebitda ajustado cresceu 47,0% em 2014 e 33,1% no 4T14: Em 2014, o Ebitda alcançou R$$605,3 milhões (margem Ebitda de 6,2%). No 4T14, o crescimento das despesas com vendas e administrativas foi de 8,9% contra uma evolução de 12,0% nas vendas líquidas, resultando em uma boa alavancagem operacional. Desta forma, a margem Ebitda evoluiu 1,0 p.p. para 6,3% no 4T14.

Equivalência patrimonial da Luizacred apresentou novamente um excelente desempenho: Em 2014, o resultado da equivalência da Luizacred mais que dobrou, atingindo R$90,4 milhões, representando 14,9% do Ebitda da Companhia. No 4T14, o resultado da equivalência da Luizacred atingiu R$28,2 milhões, crescendo 65,5% versus o 4T13, apresentando um retorno sobre o patrimônio líquido anualizado (ROE) de 40,7%. Os indicadores de atraso da carteira também apresentaram uma melhora consistente.

Lucro líquido recorrente cresceu 81,8%, alcançando R$128,6 milhões em 2014 (ROE de 17,9%): No 4T14, o lucro líquido apresentou um crescimento de 19,2% versus 4T13, com uma margem líquida de 1,4% (ROE de 21,0%).

A Companhia reitera seu plano de abertura de até 50 novas lojas, com investimento previsto da ordem de R$150 milhões, com destaque para a região Nordeste. Continuaremos aprimorando nossa estratégia multicanal com lançamento de novos serviços e funcionalidades no nosso site, bem como melhorando a experiência de compra em nossas lojas”.

Desempenho Luizacred -As receitas da intermediação financeira cresceram 12,9% no 4T14 em relação ao mesmo período do ano anterior, devido ao crescimento de 31,6% das operações financeiras realizadas com o Cartão Luiza, compensado pela redução de 7,0% nas operações financeiras realizadas com o CDC.

O indicador de atraso total da carteira da Luizacred melhorou 1,0 p.p. em relação a set/14 e 0,7 p.p. em relação a dez/13. O indicador de curto prazo (NPL 15) melhorou 0,2 p.p. em relação a set/14, e a carteira vencida acima de 90 dias (NPL 90) melhorou 0,8 p.p. em relação a set/14 e dez/13.

Um importante destaque da Luizacred foi a redução no nível das provisões, refletindo a melhoria dos indicadores de atraso e do perfil da carteira. As provisões líquidas de recuperações caíram 11,9% no 4T14 em relação ao 4T13, e representaram 2,6% da carteira total no 4T14 (3,4% no 4T13). Além disso, o índice de cobertura da carteira subiu para 121% em dez/14 versus 118% em dez/13.

No 4T14, o resultado operacional da Luizacred foi de R$90,3 milhões, representando 26,8% da receita da intermediação financeira, uma evolução significativa quando comparado ao resultado operacional de R$54,3 milhões no 4T13 (18,2% da receita da intermediação financeira).

O lucro líquido no trimestre foi de R$56,5 milhões, atingindo rentabilidade anualizada de 40,7% sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROE), muito superior ao resultado de R$34,1 milhões no 4T13. Nos 12M14, o lucro líquido da Luizacred totalizou R$180,8 milhões, crescendo 102,7% em relação aos 12M13 (R$89,2 milhões), e ROE de 36,1%.

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