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03/03/2015 - 08:39

5 motivos para usar tecnologia contra as perdas na frente de caixa

Uma questão na qual sempre insistimos quando falamos em Prevenção de Perdas é que as empresas devem investir em tecnologia que as ajudem a mudar suas estratégias e melhorar sua rotina. Para prevenir perdas e furtos é necessário um conjunto de fatores que vão desde atitudes mais alinhadas da equipe até PDVs mais ágeis e monitorados. Luiz Fernando Sambugaro, em matéria divulgada no site BitMagazine, ressaltou que “identificar a origem dos furtos e entender que a prevenção de perdas é um investimento, reduz não só as perdas como os desafios diários, gerando uma vantagem competitiva importante para o negócio”.

Pensando nestas estratégias e nos pontos fundamentais para melhorar o desempenho da sua loja, destacamos 5 motivos que provam que adotar a tecnologia contra as perdas na frente de caixa pode ser a melhor saída para tornar seu negócio mais lucrativo e competitivo.

1. O PDV é o ponto de maior vulnerabilidade nas lojas: “são nos check outs que ocorrem grande parte das perdas”. Pesquisas apontam que o check out concentra 40% das perdas internas, sendo um lugar de alta vulnerabilidade. É no caixa que ocorrem as negociações que sofrem mais pressão, clientes apressados, filas, problemas com preços. Alguns fatores como cancelamento de compras e pagamento em dinheiro podem ser alvos de fraudes que trazem transtorno e prejuízo para os lojistas. Por isso é importante estar sempre atento, com uma equipe bem treinada e com equipamentos que facilitem a rotina do PDV.

2. É muito importante controlar as fraudes no checkout: sabendo que 40% das perdas internas ocorrem no check out, é importante combater de maneira efetiva este prejuízo. Muitos erros ocorrem e sequer são notados pela falta de controle e conferência de dados dos caixas. Porém, já existem tecnologias que combinam agilidade e controle no momento da compra, prevenindo este tipo de perda e monitorando toda a atividade do PDV. Conhecido por ser totalmente integrado ao software da loja, o Gatecash monitora à distância todas as operações efetuadas em tempo real com qualidade de DVD, conferindo seus tickets com os produtos realmente comprados pelos clientes.

3. Você pode melhorar o atendimento e produtividade dos caixas: ao monitorar as atividades de seu PDV, além de reduzir as fraudes, fica cada vez mais fácil e acessível controlar o atendimento e a produtividade dos caixas. O Gatecash, como citado acima combate às fraudes no PDV, mas também pode ser usado como ferramenta de gestão, pois associa dados de compras a imagens e áudio. Uma ferramenta valiosa para treinamento e gestão de pessoas.

4. A tecnologia vai alavancar suas vendas: com as fraudes controladas e reduzidas, é hora de pensar em aumentar as vendas. Como falamos no item anterior, a produtividade dos caixas influi diretamente no ato da compra. Caixas mais ágeis ajudam a loja a vender mais e atrair mais clientes. Com uma equipe bem treinada, aliada às tecnologias que facilitam o dia a dia, suas vendas aumentarão gradativamente. A eliminação dos confinados, deixando-os expostos com segurança aumentam os resultados, especialmente devido às compras por impulso.

Existem muitas tecnologias para expor os mais variados produtos desde etiquetas, protetores de policarbonato e cadeados eletrônicos.

5. A tecnologia pode reduzir custos e tempo nas operações: ~´e um fato: quanto mais ágeis forem os caixas, menor é o tempo de espera nas filas e mais satisfeitos ficam os clientes. Divergência de preços e lentidão na leitura dos códigos de barras são apenas alguns dos problemas que geram custos e aumentam o tempo nas operações. Por meio de soluções como o desativador AM Smart Scan as etiquetas são desativadas ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do código de barras. Duas operações simultâneas, o que gera maior confiabilidade e menos erros.

Estes são apenas alguns pontos que demonstram como pode ser crucial investir em tecnologias que transformem a rotina da frente de caixa. Levando em consideração o ponto de vista do cliente, tornar a experiência de compra mais fluida e ágil faz com que ele se sinta mais bem atendido e a tendência é retorne ao seu estabelecimento. Conseguir uma eficaz gestão da frente de caixa só traz benefícios para ambos os lados.

. Por: Adriano Sambugaro | Gunnebo [www.gateway-security.com.br], com sede na Suécia, a Gunnebo está presente em 33 países e realiza negócios em mais de cem nações. É especializada em soluções de segurança física e eletrônica, gestão de numerário e controle de acesso. Emprega aproximadamente 5.800 colaboradores em todo o mundo e encerrou 2013 com faturamento de 610 milhões de euros. | No Brasil, destaca-se como fornecedora de soluções antifurto para o varejo (antenas, etiquetas protetoras, desativadores de etiquetas, cadeados eletrônicos, CFTV e acessórios), por meio da marca Gateway Security, além de contadores de fluxo de pessoas, cofres (Intelisafe) e uma ferramenta de monitoramento de PDV (Gatecash). A Gateway Security é referência em prevenção de perdas para clientes como Walmart, Y.Yamada, Sonda, Atacadão, Besni, C&A, Riachuelo, Marisa, Raia Drogasil, BrasilPharma, Leroy Merlin, Livrarias Saraiva, Fnac e Lojas Americanas, entre outros.

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