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05/03/2015 - 07:12

AMPRO anuncia nova presidente para Comitê de Trade Marketing


Ana Paula Andrade, general manager da Marco Marketing Brasil, assume a função e dá continuidade ao objetivo de fortalecer o segmento dentro do mercado de Live Marketing.

A Associação de Marketing Promocional (AMPRO), que reúne e representa todos os segmentos de Live Marketing do País -, acaba de anunciar nova presidente para o Comitê de Trade Marketing, que discute a temática do trade marketing no mercado brasileiro. Ana Paula Andrade, general manager da Marco Marketing Brasil, empresa especialista em trade marketing e inteligência aplicada, passa a orientar os esforços do grupo em 2015 para desenvolver e alavancar o setor.

Ana Paula possui 16 anos de experiência no mercado de trade marketing, está na Marco Marketing Brasil desde 2006 e assumiu como general manager da operação brasileira da companhia, que tem sede na Argentina, no ano passado. A executiva agrega ao comitê sua expertise de business inteligence aplicada aos projetos de trade conquistada na Marco e o conhecimento sobre o funcionamento do segmento como um todo.

O principal desafio do comitê temático em 2015 é desenvolver a ética e o respeito às leis da livre concorrência entre as agências do setor e o mercado que contrata os serviços de trade marketing. “Hoje temos um cenário em que o setor de compras das empresas é cada vez mais decisório no processo de contratação de prestadores de serviço, bastante em função do preço cobrado. Por conta disso, algumas agências deixam de seguir a legislação e passam a adotar práticas abusivas que as permitem cobrar menos e trabalhar com um orçamento menor. Isso acaba por canibalizar o mercado e torna a missão de fortalecer o segmento dentro do Live Marketing uma meta mais difícil de alcançar”, explica Ana Paula. “Por conta disso, nós queremos poder prover informação a esses profissionais de compras, de trade, de marketing e de comunicação, sobre as formas corretas de contratação de um serviço de trade, falando de melhores práticas e certificando as agências que trabalham de uma maneira séria no nosso mercado”, completa a executiva.

Para combater esta situação, estão entre as ações previstas pelo comitê da AMPRO a criação de parâmetros de custos para agências de promoção e trade; a criação de parâmetros de boas práticas de trade marketing para concorrências e o trabalho de educação em trade para clientes, agências e equipes de promotores.

Além disso, acompanhar a legislação para trabalhos temporários e efetivos no ramo, para seguir com mais autoridade no mercado é uma missão ininterrupta do comitê. “Há uma polêmica discussão com o Supremo Tribunal Federal envolvendo a questão da terceirização da mão-de-obra por agências. Esta é uma causa que o comitê assumiu desde os primeiros casos registrados nos tribunais e o nosso objetivo é participar ativamente e prover o STF de informações suficientes para que haja o reconhecimento do trabalho das agências de trade marketing, sua dinâmica e obrigações versus outros segmentos da economia que efetivamente promovem abusos na terceirização de funcionários”, pontua a presidente.

A primeira ação do grupo em 2015 é o lançamento do Guia de Melhores Práticas em Trade Marketing, voltado para as empresas e os setores contratantes para esclarecer a compra de trade marketing. Serão abordados a conceitualização da atividade, a maneira certa para comprar o serviço, o que os contratos englobam, quais são os impostos e encargos obrigatórios e quais são os tipos de contratação legais. “Muitas vezes, as companhias não sabem por onde começar o processo de contratação e não possuem base para diferenciar as agências que seguem a legislação e a ética do setor e as que baseiam seu trabalho em processos ilegais. Por conta disso, desenvolvemos este material informativo que, ao mesmo tempo, empodera os clientes para a contratação do serviço e obriga que as agências mantenham suas práticas dentro da legalidade de forma transparente”, afirma Ana Paula.

Todas estas propostas agrupadas fazem parte de um objetivo maior, e de longo prazo, que é conseguir uma representatividade maior para trade marketing dentro do mercado de Live Marketing como um todo. O comitê de trade marketing da AMPRO é composto por membros de 21 agências e existe há 5 anos.

A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país e a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de forma ampla. Com sede em São Paulo, possui cerca de 400 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). Para 2015, prepara a segunda edição do Congresso Brasileiro de Live Marketing, maior encontro entre agências especializadas, fornecedores e clientes do setor, para apresentar as tendências e propor soluções para os principais desafios do segmento no Brasil. O evento está marcado para os dias 27 e 28 de julho, em São Paulo. [www.ampro.com.br e www.congressolivemarketing.com.br].

Perfil - O Live Marketing se define pelas atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços e marcas. Estimula e provoca, por meio das experiências sensoriais, as sensações sinestésicas, sejam elas táteis, olfativas, gustativas, visuais, auditivas ou correlacionadas. Promove as melhores experiências de marca que qualquer outra atividade de marketing pode proporcionar e gera o maior engajamento nas pessoas. É o Branding ao vivo e em cores.

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