Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2015 - 07:16

Federação das Indústrias do Rio critica alta da Selic

O aumento de meio ponto percentual na taxa básica de juros (Selic) da economia brasileira, anunciado no dia 4 de março(quarta-feira), pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), não foi bem recebido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Por meio de nota, a entidade informou que a decisão - quarta elevação consecutiva - é incompatível com o quadro de recessão da economia brasileira.

Para a Firjan, o aumento vai contra o movimento internacional recente. “O alinhamento entre as políticas fiscal e monetária é fundamental para o controle da inflação, pois contribuiria para abreviar o ciclo atual de elevação das taxas de juros. No entanto, um ajuste fiscal feito por meio de aumento da carga tributária e corte dos investimentos públicos não só é nocivo ao crescimento no longo prazo como também não parece ser viável na atual conjuntura econômica e política”, indica a nota.

O Sistema Firjan reiterou que o ajuste fiscal deve se concentrar na diminuição dos gastos públicos de natureza corrente e em criar regras explícitas que limitem seu crescimento. “Somente dessa forma será possível promover um efetivo ajuste da postura fiscal, criando condições para um recuo estrutural das taxas de juros e aumento sustentável da taxa de crescimento”, concluiu a entidade.

Com o aumento divulgado hoje (4), a Selic passou de 12,25% para 12,75% ao ano. | ABr.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira