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05/03/2015 - 07:25

Grupo alemão Merck encerra 2014 com números recordes e importantes avanços nas estratégias-chave


Em 2014, o Grupo Merck teve um crescimento de vendas de 5.5%. Registro de crescimento orgânico nas quatro divisões: Merck Serono, Consumer Health, Merck Millipore e Performance Materials. Os negócios em Mercados Emergentes, que incluem o Brasil, foram os maiores impulsionadores das vendas, representando 38% do total da companhia. A Merck estabeleceu bases para crescimentos futuros.

São Paulo – A Merck, empresa alemã líder em inovação, produtos de alta tecnologia e de elevada qualidade em saúde, ciências da vida e materiais de performance, completou com sucesso mais um ano de importantes movimentos estratégicos, atingindo seus objetivos. Com investimentos e parcerias, a receita total do Grupo Merck atingiu € 11,5 bilhões, 3,7% maior do que no ano anterior (2013: € 10.7 bilhões). As vendas cresceram em 5,5%, atingindo € 11,3 bilhões, comparado a 2013.

“Em 2014, nós reforçamos os três setores de atividade da Merck: saúde, ciências da vida e materiais de performance. Com a aquisição da AZ no segmento de materiais de performance, a oferta para adquirir a Sigma Aldrich no segmento de ciências da vida e a importante aliança com a Pfizer em imuno-oncologia no negócio de saúde, fortalecemos as bases para o futuro”, disse Karl Karl-Ludwig Kley, presidente do Conselho Executivo da Merck, no dia 3 de março (terça-feira), em Darmstadt, na Alemanha. “Estas ações são resultado de nossa estratégia de transformação e crescimento a longo prazo. A Merck está se transformando em uma empresa de tecnologia global, altamente especializada, com o objetivo de melhorar a vida dos pacientes e clientes."

O sólido crescimento e o bom desenvolvimento dos negócios também contribuíram significativamente para compensar a baixa renda de royalties, licença e comissão, que caíram para € 209 milhões, -47% (2013: € 395 milhões). Já o lucro líquido, ou seja, lucro depois de impostos atribuídos aos acionistas, representaram um declínio de -3.7%, como previsto no ano. Os resultados por ação registraram um aumento de 4.8%, € 4.60 (2013: € 4.39). A Merck irá propor à Assembleia Geral Ordinária um aumento do dividendo de € 0.05 a € 1.00 por ação.

A companhia atendeu sua previsão de crescimento moderado nas vendas, o Ebitida considerando fatores não recorrentes, bem como o lucro por ação. Entretanto, o fluxo de caixa livre, que tinha a previsão de um ligeiro aumento, não correspondeu às expectativas.

Q4 2014: Vendas e Ebitda considerando fatores não recorrentes crescem consideravelmente - No quarto trimestre de 2014, a Merck registrou um forte crescimento das vendas de 12,9%, valor correspondente a € 3 bilhões em relação ao mesmo período do ano anterior (Q42013: € 2,6 bilhões). Além de um crescimento orgânico de portfólio de 4,4%, efeito da aquisição de AZ e do favorável efeito da variação cambial estrangeira. Consequentemente, apesar do declínio de royalties, rendimentos e perda de patentes, o Ebitda considerando fatores não recorrentes cresceu 10,5%, referente à € 878 milhões (Q42013: € 795 milhões). Já os ganhos por cotas sem os fatores não recorrentes subiram 7,5%, passando a € 1,14 (Q42013: € 1,06).

Mercados emergentes, incluindo o Brasil, impulsionaram o crescimento orgânico da Merck Serono- A Merck Serono, a empresa biofarmacêutica da Merck, registrou crescimento orgânico de vendas de 3,6% em 2014. Incluindo os efeitos de câmbios negativos de -1,9%, as vendas da divisão global subiram 1,7%, representando € 5,8 bilhões. A maioria das áreas de atuação de Merck Serono foram responsáveis por esse resultado, com maior representatividade na área de fertilidade.

O medicamento Rebif, usado no tratamento de formas reincidentes de esclerose múltipla, registrou um ligeiro declínio de vendas orgânicas de apenas -0,2% em 2014, mesmo a partir do aumento da competitividade dos medicamentos orais. Em meio as turbulências monetárias de -1,2%, as vendas de Rebif chegaram a € 1,8 bilhão. Já o medicamento oncológico Erbitux, cresceu organicamente 5,9%. Incluindo efeitos de variação cambial de -3,4%, Erbitux aumentou sua venda global de € 22 milhões para € 904.milhões. Com Gonal-f, o hormônio recombinante utilizado no tratamento de intfertilidade, a Merck alcançou um crescimento orgânico de vendas de 9,1% em 2014. Incluindo efeitos adversos cambiais, as vendas de Gonal-f subiram para € 628 milhões.

Em 2014, os investimentos da Merck Serono em pesquisa e desenvolvimento foram maiores e com foco permanente em projetos de pipeline estratégicos em fase finais ou exclusivos. Ao mesmo tempo, royalties, licenças e patentes caíram acentuadamente para € 192 milhões (-48,5%) em 2014. Outras despesas operacionais e receita líquida registraram uma forte melhoria, levando a um declínio de apenas -1,3% no Ebitda considerando fatores não recorrentes, que representou na totalidade € 1.8 bilhões (2013: € 1.9 bilhões).

“O desempenho de negócios de nossos medicamentos comercializados foi robusto em 2014. Além disso, podemos definir um marco importante para o nosso pipeline farmacêutico neste ano com a aliança em imuno-oncologia com Pfizer. Essa parceria irá nos ajudar a explorar plenamente o potencial do composto anti-PD-L1" disse Kley.

Consumer Health ofereceu um sólido crescimento - Em 2014 as vendas de Consumer Health, produtos isentos de prescrição médica (OTC), aumentaram 3,2%, indo para € 766 milhões (2013: € 742.milhões). O crescimento orgânico de vendas foi de 5,4%, foi contrariada por um impacto de -2,2%, reflexo de taxa cambial negativa. As vendas orgânicas foram impulsionadas pelo crescimento de duas regiões estratégicas: Mercados Emergente e Europa, e por outro lado, pelo crescimento de estratégico das marcas Neurobion, Femibion e Floratil como marcas locais na Alemanha. Consumer Health reportaram EBITDA considerando fatores não recorrentes de € 169 milhões (2013: € 172 milhões), apesar de investimentos significativamente maiores em marketing e vendas para fortalecer marcas estratégicas. "O foco nas principais marcas e nos mercados centrais provou ser o caminho certo para a nossa Área de Consumer Health, que cresceu mais em 2014. Desde o início de 2015, esta área tem sido foco do setor de saúde.” afimou Kley.

Performance Materials tem bons resultados de vendas graças a aquisição da AZ - Performance Materials, especialidade química nos negócios da Merck, terminou 2014 com um aumento de 25,4% (€ 2.1 billion) // (2013: € 1.6 billion). Houve também um crescimento orgânico de 4,1%, bem como aumentos de 22,8% (€ 375 million) nas vendas. Foi enviado um comunicado à imprensa informando sobre os efeitos adversos de câmbio que reduziu as vendas em -1,5%.

O crescimento orgânico foi entregue em todas as unidades de negócios existentes, com cristais líquidos, contribuindo para o aumento das vendas. No negócio de Cristais Líquidos, em que a Merck é líder de mercado e inovação global, a empresa beneficiou a demanda de TVs de alta qualidade e de grande porte, por exemplo, dispositivos Ultra HD.

Esse crescimento também foi reforçado pela evolução do volume de vendas da tecnologia nova, poupando energia UB-FFS (Ultra-Brilho), que é usado na nova geração de displays para smartphones e tablet PCs. A unidade de negócios Pigmentos & Cosméticos alcançou um ligeiro crescimento orgânico de vendas em 2014. Pigmentos Xirallic, que são usados principalmente em revestimentos automotivos de alta qualidade, bem como os materiais técnico-funcionais, foram os principais fatores. Devido ao aumento da procura de displays OLED, a unidade de negócios Advanced Technologies fez uma boa contribuição para o crescimento orgânico de Performance Materials.

Previsão para 2015: ligeiro aumento nas vendas orgânicas e Ebitda considerando fatores não recorrentes - Para 2015, a Merck espera um ligeiro aumento nas vendas orgânicas em meio a efeitos cambiais moderadamente positivos. Além disso, devido à inclusão da AZ, em um ano fiscal completo, é esperado um portfólio mais atrativo. Com o desenvolvimento operacional esperado e os efeitos positivos de cambio, há a previsão de leve aumento no Ebitda considerando fatores não recorrentes, chegando ao patamar de anos anteriores.

"A Merck não é só um benefício da mega tendência de digitalização, mas também está ajudando ativamente a moldá-la, por exemplo, desenvolvendo a economia de energia e, portanto, materiais de exibição que consumam menos bateria", explicou Kley, CEO da Merck. "Além do bom desempenho do negócio de Cristais Líquidos com produtos inovadores, estamos particularmente satisfeitos com o crescimento das vendas resultante da aquisição de AZ, que foi totalmente integrada e otimizada no nosso portfólio de negócios.", concluiu.

Benefícios Merck Millipore de forte demanda do setor de biotecnologia - A empresa de ciências da vida do Grupo Merck mostrou sólido crescimento orgânico das vendas de 4,5% em 2014, impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho da área de negócios de Soluções de Processo. De uma perspectiva geográfica, as vendas desenvolvidas foram muito positivas na região dos Mercados Emergentes, incluindo também um impacto negativo de câmbio e tendo em conta a alienação do lançamento Descoberta e Desenvolvimento de Notícias. Em geral, as vendas aumentaram 2,1% (€ 2.7 billion // 2013: € 2.6 billion). O Ebitda considerando fatores não recorrentes de Merck Millipore aumentou 2,5%, para € 659.000.000 (2013: € 643.000.000).

A área de negócios de Soluções de Processo, que comercializa produtos utilizados na produção de fármacos, gerou especialmente um crescimento orgânico e nas vendas de 8,9%. Isso foi impulsionado, principalmente, pelo aumento da demanda da indústria de fabricação biofarmacêutica para materiais de consumo, bem como soluções de purificação. Com sua ampla gama de produtos para pesquisadores e laboratórios científicos, a Lab Solutions alcançou um crescimento orgânico das vendas de 1,9%.

A Bioscience, que comercializa produtos e serviços para laboratórios farmacêuticos e de pesquisa acadêmica, registou um ligeiro declínio orgânico das vendas de -0,5%.

"Nós fornecemos aos pacientes, clientes e sociedade, soluções que proporcionem o crescimento. Nosso negócio de Ciências da Vida é um exemplo perfeito disso", disse Kley. "Com a aquisição planejada da Sigma-Aldrich, queremos expandi-la e oferecer aos nossos clientes o trabalho em ciência e indústria mundial, considerada a mais ampla em produtos.”

Grupo Merck - A Merck é uma empresa líder em produtos inovadores de alta tecnologia e de qualidade superior nos setores de Produtos Farmacêuticos, Ciências da Vida e Materiais de Performance químicos. Globamente, a companhia tem seis negócios no mundo – Merck Serono, Consumer Health, Allergopharma, Biosimilares, Merck Millipore e Materiais de Performance – e gerou vendas de € 11.3 bilhões em 2014. Aproximadamente 39.000 funcionários trabalham em 66 países para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promover o sucesso de nossos clientes e ajudar a atender os desafios globais.

A Merck é a empresa farmacêutica e química mais antiga do mundo. Desde 1668 nosso nome é sinônimo de inovação, sucesso empresarial e empreendedorismo responsável. A família fundadora continua a ser, até hoje, a acionista majoritária da empresa. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca da Merck. As únicas exceções são o Canadá e os Estados Unidos, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, EMD Millipore e EMD Performance Materials.

Merck Brasil - Presente no país desde 1923, a Merck Brasil conta com cerca de 1.400 funcionários. Além do Rio de Janeiro, onde está localizada sua unidade de fabricação farmacêutica, a empresa também possui escritórios administrativos e unidades dos negócios de Merck Serono, Consumer Health, Merck Millipore e Performance Materials em São Paulo Capital, Barueri e Cotia, na Grande São Paulo.

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