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05/03/2015 - 07:40

Embraer atingiu lucro líquido de R$ 796,1 milhões em 2014

E R$ 241,9 milhões no 4T14. Para 2015, a estimativa da companhia é de atingir receita líquida de US$ 6,1 a US$ 6,6 bilhões, impulsionada pelas entregas estimadas de 95 a 100 jatos na Aviação Comercial, de 35 a 40 jatos grandes e de 80 a 90 jatos leves na Aviação Executiva e pela receita de US$ 1,1 a U$ 1,25 bilhão no segmento de Defesa & Segurança.

Os destaques dos resultados mostram que no quarto trimestre de 2014 , a Embraer entregou 30 aeronaves comerciais e 52 executivas (38 jatos leves e 14 grandes), encerrando o ano com um total de 92 aeronaves comerciais e 116 executivas (92 jatos leves e 24 jatos grandes) entregues, alcançando suas estimativas de entregas para 2014;

A receita líquida atingiu R$ 5.251,3 milhões no quarto trimestre de 2014 e R$ 14.935,9 milhões no ano, atingindo as estimativas da Companhia para o ano;

As margens Ebit e Ebitda² atingiram 9,8% e 13,9%, respectivamente, no quarto trimestre de 2014 e no ano ficaram em 8,7% e 13,3% respectivamente, com a margem Ebitda alcançando as estimativas anuais da Empresa de 13,0% a 14,0%;

A Embraer encerrou 2014 com um caixa total de R$ 6.437,8 milhões e com uma dívida líquida de R$ 224,2 milhões;

No quarto trimestre de 2014, a Embraer apresentou lucro líquido de R$ 241,9 milhões e lucro por ação de R$ 0,3297. No ano, o lucro líquido total foi de R$ 796,1 milhões e o lucro por ação ficou em R$ 1,0851;

Em 2015, a estimativa da Companhia é de atingir receita líquida de US$ 6,1 a US$ 6,6 bilhões, impulsionada pelas entregas estimadas de 95 a 100 jatos na Aviação Comercial, de 35 a 40 jatos grandes e de 80 a 90 jatos leves na Aviação Executiva e pela receita de US$ 1,1 a U$ 1,25 bilhão no segmento de Defesa & Segurança;

A carteira de pedidos firmes (backlog) encerrou o ano em US$ 20,9 bilhões, atingindo 15% de crescimento se comparada aos US$ 18,2 bilhões ao final de 2013.

Estimativas para 2015: receita líquida, margens, investimentos e fluxo de caixa livre – De acordo com nota da Embraer, dado o nível de encomendas de aeronaves ao longo dos últimos dois anos, em que a Embraer recebeu uma parte significativa oriunda das companhias aéreas dos EUA, em particular para os jatos regionais de 76 assentos, e considerando-se a projeção de produção e entregas para 2015, no segmento de Aviação Comercial, a Companhia prevê que as entregas do jato E175 possam representar uma maior parcela do total de entregas desse segmento.

“No mercado de jatos executivos, apesar dos níveis recordes de lucros das empresas, do número de indivíduos de alta renda e do desempenho dos mercados financeiros em localidades-chave, o nível de aeronaves usadas disponíveis para venda continua pressionando a demanda por aeronaves novas, impactando a recuperação desse mercado que ainda não se materializou totalmente. Dessa forma, a Companhia acredita que a oferta dos novos jatos executivos midsize, Legacy 500, que terá seu primeiro ano completo de entregas, e do jato Legacy 450, que deverá entrar em serviço em 2015, e contribuir para que a Embraer aumente seu número total de entregas de jatos executivos em 2015, comparado a 2014. Como consequência, a Companhia acredita ter a oportunidade de aumentar a receita no segmento de Aviação Executiva em 2015”, prevê a companhia.

“No que diz respeito ao segmento de Defesa & Segurança, a companhia continuará a progredir na execução dos programas existentes, incluindo o KC-390, bem como o Sistema de Monitoramento Integrado de Fronteiras (SISFRON), o programa Super Tucano LAS e o programa do satélite (SGDC). No entanto, como grande parte das receitas esperadas em 2015 neste segmento devem ser denominadas em 'reais', a taxa de câmbio com um real desvalorizado deverá pressionar a receita do segmento quando reportada em dólares”, continua.

“Diante desse cenário, em 2015 a Embraer espera entregar de 95 a 100 jatos comerciais, de 80 a 90 jatos executivos leves e de 35 a 40 jatos executivos grandes (que além dos jatos já classificados nesse segmento, incluirá também o Legacy 500 e o Legacy 450). As receitas totais devem ficar entre US$ 6,1 bilhões e US$ 6,6 bilhões. A contribuição aproximada na receita de cada segmento de negócio para 2015 é a seguinte: 52% Aviação Comercial, 28% Aviação Executiva, 18% Defesa & Segurança e 2% Outros negócios”, conclui a empresa.

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