Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2015 - 07:34

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, elas já tomaram conta da internet

Em 2014, 53% dos usuários da internet no Brasil são mulheres. Elas também representam 47% dos gamers. Na web, elas conquistam cada vez mais espaços e derrubam a ideia de que os homens são dominantes. Na rede social AdoteUmCara elas representam 55% dos usuários.

O universo da programação é quase um Clube do Bolinha. De acordo com o Inep, em 2010, as faculdades de Ciências da Computação brasileiras formaram 85,2% de programadores, e apenas 14,8% de programadoras. No entanto, na criação de conteúdo e utilização da web, são as mulheres que têm se destacado. Como mostra um levantamento recente do IBOPE, elas são a maioria entre os internautas do país (53% contra 47%).

Até em meios que antes eram exclusividade deles, como os games, as mulheres marcam forte presença. De acordo com a pesquisa Game Brasil 2015, elas representam 47% dos gamers brasileiros, contra 41% em 2013. Isso se reflete na produção de conteúdo geek na rede. Sites como Garotas Nerds e Garotas Geeks fazem sucesso ao usar um olhar feminino para falar sobre tecnologia, cinema, jogos, e cultura nerd em geral. As Garotas Geeks dizem que « sabem passar rímel tão bem quanto dar um Hadouken no Street Fighter », e brincam com os estereótipos ao dizer que apresentam aos leitores uma visão feminina dos assuntos que abordam, mas que não é cor-de-rosa.

Já outras meninas brasileiras, que podem gostar de rosa, azul, verde e amarelo (de acordo com o que está na moda), usaram a internet para virarem celebridades e serem reconhecidas até fora das nossas fronteiras. O site Signature9 listou os 99 melhores blogs de moda e beleza do mundo em 2014, e 9 brasileiras estão na lista. São elas : Garotas Estúpidas (7°), Super Vaidosa (14°), Julia Petit (40°), Depois dos Quinze (51°), Pausa para Feminices (64°), Just Lia (71°), Blog da Thassia (82°), Chata de Galocha (92°), e Coisas de Divas (97°).

As redes sociais, que podem ser consideradas uma paixão nacional do brasileiro, também vivem um boom feminino. O site [AdoteUmCara.com.br], onde mais de 2 milhões de mensagens já foram trocadas desde 2013 no Brasil, têm revolucionado o universo dos sites de relacionamento ao colocar a mulher como protagonista. O site é construído como se fosse um “supermercado online”: os caras são os produtos, e as meninas são as clientes. Ao colocar um cara no “carrinho”, a usuária dá a ele o direito de enviar uma mensagem a ela. Tudo não passa de uma brincadeira que usa o formato dos sites de compras para dar à mulher o poder de escolha em suas relações.

O site também possui um aplicativo para IOS e Android. Na “prateleira”, é possível encontrar caras de diversos estilos através de hashtags bem-humoradas, como #fortinho, #ninja e #certificadodegarantia. Uma outra forma de facilitar os encontros é a geolocalização, que mostra os usuários mais próximos. Nos perfis, os usuários podem descrever-se, preencher a sua “lista de compras” (o que procuram em outra pessoa), e a relação pretendida. O formato leve e divertido foi pensado para o público feminino, mas acaba agradando e atraindo ambos os sexos.

[AdoteUmCara.com.br] é o reflexo de uma sociedade em transformação, onde a mulher ocupa cada vez mais espaços que antes eram exclusivamente masculinos, inclusive nos papéis de sedução.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira