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06/03/2015 - 07:34

Modelo japonês de rastreamento de câncer colorretal é aplicado no Brasil

Estudo permite a detecção da doença em pessoas sem qualquer sintoma.

São Paulo – março é considerado o mês de conscientização contra o câncer colorretal. O movimento faz parte de uma ação global para chamar a atenção da sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce de um dos tipos de tumor com maior incidência em todo o mundo. No Brasil, a alta prevalência da doença é alarmante. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país terá mais de 32,6 mil novos casos este ano. A enfermidade se desenvolve gradativamente, sem apresentar qualquer sintoma, por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada.

Para contornar esse problema de saúde pública, um estudo colaborativo liderado pela Tokyo Medical and Dental University (TMDU), com o apoio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria japonês (METI), da Fujifilm e Gastrocom, distribuidor do fabricante para o Brasil, visa difundir o sistema japonês de diagnóstico de câncer de cólon no Brasil, utilizando tecnologias de ponta, incluindo endoscópios e reagentes de teste.

Considerada uma das únicas neoplasias possíveis de se fazer prevenção primária, diagnosticando precocemente e removendo os fatores causais, o câncer colorretal não costuma apresentar sintomas em fase inicial, fator que dificulta o diagnóstico precoce.

Neste cenário, quanto mais cedo este tipo de câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura da doença. Em estágio inicial, a chance de cura do câncer colorretal é de 70% a 90%, tornando a prevenção e o controle fundamentais. O rastreamento pode detectar o câncer colorretal precocemente, quando ainda a possibilidade de cura é grande, por meio da remoção de alguns pólipos ou tumores antes de se transformarem em câncer.

O Estudo -Por meio da parceria com instituições de saúde locais, foi testado o modelo japonês de diagnóstico de câncer de cólon, que consistiu na realização de um exame de sangue oculto nas fezes e, em casos de resultado positivo, encaminhamento para a colonoscopia. Este é um procedimento de teste comum para o câncer de cólon no Japão e já apresentou importantes resultados no Brasil.

Resultados-Nos primeiros seis meses de pesquisa, mais de 3,6 mil brasileiros foram submetidos a esse processo de triagem. Desse total, 269 pessoas apresentaram sangue oculto nas fezes. Após o encaminhamento para colonoscopia com equipamento de última geração, 18 pacientes foram diagnosticados com câncer colorretal, cerca de 10% dos casos investigados na segunda parte da triagem.

De modo geral, a taxa de detecção da doença no Brasil por meio do modelo de rastreamento adotado foi 0,49% maior do que a detectada no Japão (0,13%). Já a taxa de acuracidade nos resultados foi de 10,53%, aproximadamente 2,5 vezes maior que a obtida no Japão (4,08%).

Ainda em andamento, a pesquisa visa aumentar a precisão do diagnóstico local, contribuindo assim para a detecção precoce do câncer de cólon e a melhoria da assistência médica no país. Para isso, outras instituições de saúde estão sendo selecionadas para compor o programa de rastreamento.

Fujifilm do Brasil - A Fujifilm do Brasil Ltda, subsidiária da Fujifilm Holdings America Corporation consiste de quatro divisões de operação. A Divisão de Imagens oferece produtos e serviços fotográficos a clientes e empresas, como: papel fotográfico, equipamento para impressão digital, incluindo manutenção e atendimento, filmes, câmeras instantâneas, câmeras digitais e uma extensa linha de lentes e acessórios. A Divisão Médica é fornecedora de produtos e soluções de diagnóstico por imagem para atender as necessidades dos serviços de saúde. As soluções vão de raios-x digitais, Synapse® (marca de PACS), a sistemas avançados de imagem da mulher, a Fujifilm tem produtos que são ideais para qualquer ambiente de imagem. A Divisão de Sistemas Gráficos oferece produtos e serviços à indústria gráfica comercial e editorial, embalagens e impressão digital de grandes formatos. A Divisão de Recording Media, atua com operações de vendas de mídias de gravação de dados. Em 2013, a Fujifilm ultrapassou o marco de 100 milhões de cartuchos de dados LTO Ultrium fabricados e vendidos desde a introdução, estabelecendo a liderança e sucesso da empresa como o principal fabricante mundial de fita de dados. [www.fujifilm.com.br].

A Fujifilm Holdings Corporation, Tóquio, Japão oferece inovação constante e tecnologia de ponta em todos os seus produtos para uma ampla variedade de indústrias, incluindo: atendimento à saúde através de sistemas hospitalares, farmacêuticos e cosméticos; sistemas gráficos; materiais de alta funcionalidade, tais como materiais para mostradores em tela plana; dispositivos óticos, como lentes para o setor televisivo e cinematográfico; geração de imagens digitais e criação de documentos. Todos esses recursos são garantidos por um vasto portfolio de tecnologias nas áreas: química, mecânica, ótica, eletrônica, softwares e processos. No fechamento do ano fiscal em 31 de março de 2014, a empresa apresentou resultados de faturamento global da ordem de US$ 24,4 bilhões, com uma taxa de câmbio de 103 ienes o dólar. A Fujifilm está comprometida com a manutenção do meio ambiente e com as boas práticas corporativas. [www.fujifilmholdings.com].

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