Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2015 - 08:46

Produtividade em alta, mesmo no calor

O verão é sinônimo de altas temperaturas, característica marcante do período em que shopping centers, hotéis e supermercados, mais movimentados devido às festas de fim de ano e férias, são diretamente afetados por esta condição climática. Em estabelecimentos comerciais, o microclima é levado em conta pelos consumidores na hora de escolher o melhor lugar para fazer compras ou descansar. Tal situação pode provocar uma queda expressiva nas vendas durante a alta temporada. Nesse contexto, a importância de soluções que permitam o funcionamento da climatização é vital para evitar a queda da receita desses empreendimentos e garantir o conforto e a segurança do público no verão. Estudos comprovam que os clientes ficam menos tempo em shoppings sem climatização adequada, provocando uma diminuição na quantidade de vendas e muitas vezes levando os consumidores a irem para estabelecimentos concorrentes.

O problema não se resume ao varejo. Em um verão rigoroso como o do Brasil, as altas temperaturas e o aumento da demanda sazonal podem interferir no processo produtivo de diversos segmentos da indústria. O clima quente exige mais do funcionamento dos equipamentos, que muitas vezes são forçados a utilizar toda a sua capacidade, afetando a eficiência, segurança e confiabilidade das operações. Em casos excepcionais, o colapso do maquinário pode provocar a perda total da produção de uma atividade industrial. Nesse contexto, a falta de um apoio suplementar de resfriamento de processos pode levar a danos irreversíveis e grandes prejuízos. Sem um plano B, a indústria corre o risco de uma queda na produção e na receita, além de um desfalque operacional inesperado. Diante desse cenário, o uso de equipamentos complementares para resfriamento de processos é adotado por muitas empresas que querem manter a produtividade nesse período.

Setores de petroquímica, refinarias e siderurgia são afetados pelo calor. Neles, há necessidade frequente de paradas de manutenção em equipamentos de espaços confinados como caldeiras, fornos, moinhos e tanques, onde são executados os processos de produção. O resfriamento pode demorar, levando os trabalhadores a aguardar horas para retornar às atividades. Com soluções temporárias de climatização, a produtividade nessas condições é mantida e pode até crescer, como nas empresas que adotaram os sistemas e registraram mais de 20% de ganho na produção.

O controle de temperatura também é medida necessária em eventos de grande porte como festivais de música, onde empresas como a Aggreko oferecem soluções temporárias de climatização. Com ambientes de dimensões variadas que recebem milhares de espectadores distribuídos de maneira desigual, há necessidades específicas de carga térmica e insuflação de ar frio em cada espaço. Por esse motivo, é importante trabalhar com fornecedores experientes que instalem sistemas sob medida para garantir o clima ideal em cada ambiente ao longo do evento. A Aggreko, por exemplo, foi escolhida para fornecer soluções de climatização para grandes eventos como o Rock in Rio e Cirque du Soleil.

No Brasil, a utilização dessas soluções ainda é tímida. Nos Estados Unidos e na Europa, estima-se que 80% do setor usam o serviço para evitar crises nos períodos quentes e potencializar a produção em climas amenos. Nos Estados Unidos, calcula-se que a produtividade em estabelecimentos com climatizadores e resfriadores apresenta aumento de até 30%.

Soluções temporárias são recomendadas para atender à sazonalidade e necessidade de cada setor, evitando investimentos em aquisição e manutenção e sem depreciar o maquinário. A Aggreko, líder mundial em soluções temporárias de energia, controle de temperatura e resfriamento de processos, possui a maior frota de equipamentos, com estruturas que facilitam a logística e atendem aos negócios da indústria e do comércio com agilidade.

. Por: Pablo Varela, Diretor Geral da Aggreko Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira