Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2015 - 06:39

Chanceler alemã Angela Merkel visita a mostra da “fábrica digital” da Siemens


Chanceler alemã Angela Merkel visitou a Fábrica de Equipamentos Eletrônicos da Siemens em Amberg, Alemanha, para acompanhar o processo de automação da produção que avança em direção à Indústria 4.0. Elementos fundamentais do futuro industrial já estão sendo usados na fábrica de Amberg, como produtos que se comunicam com o maquinário e são controlados via TI, otimizando todos os processos da planta. Os produtos fabricados controlam sua própria montagem ao comunicar diretamente requerimentos específicos e próximos passos de produção para as máquinas por meio de um código de produto.

“Amberg é a maior prova de que a alta tecnologia e inovações de ponta podem garantir de modo sustentável a posição da Alemanha como centro industrial em longo prazo”, afirma Joe Kaeser, Presidente e CEO da Siemens AG. “Nossa planta de eletrônicos é um exemplo perfeito de fábrica digital e mostra que a Siemens já está implementando elementos-chave da Indústria 4.0. O modelo de organização que caracteriza Digital Factory como uma Divisão, estabelecido em 1º de outubro de 2014, também reflete esse desenvolvimento em nossa empresa”.

Esta unidade da companhia exibe o conceito da Siemens de “empreendimento digital”, empregando métodos de produção que serão padrão em diversas instalações manufatureiras em alguns anos. A unidade alcançou progressos significativos em direção ao futuro, no qual o mundo real e o mundo virtual estarão ainda mais intimamente ligados à produção, comunicando-se uns com os outros. No futuro, as fábricas serão muito mais flexíveis do que hoje na fabricação de produtos individuais e na obtenção de maior eficiência – maior rapidez, custos mais baixos e melhor qualidade.

A produção, amplamente automatizada, atua com máquinas e computadores que são responsáveis por 75% da cadeia de valor, sendo gerenciados por funcionários que continuam indispensáveis para o desenvolvimento de produtos e processos de produção, planejamento e resolução de incidentes inesperados. O produto é tocado por mãos humanas apenas no início, quando o componente básico – uma placa de circuito impressa – é colocada na linha de montagem. A fábrica produz cerca de 15 milhões de produtos Simatic por ano. Isso significa que a cada minuto, um produto sai da fábrica nos 230 dias úteis do ano.

Perfil do Grupo Siemens no Brasil -A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives. A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em dois terços de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos oito anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 13 fábricas e oito centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira