Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2015 - 07:34

Programa Montana prepara nova safra de touros e matrizes provados a pasto


Os pecuaristas do Programa Montana trabalham há duas décadas para selecionar animais compostos de alta qualidade genética para contribuir para o aumento da produtividade de rebanhos em todas as regiões do país.

Este período do ano é muito importante para a nova safra de touros e matrizes Montana, nascidos em 2013. “O momento é de apuração dos dados de avaliação de campo dos animais e envio para os geneticistas, objetivando colocar à disposição dos pecuaristas a melhor safra Montana de todos os tempos”, informa Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

O processo de coleta de dados começou em novembro. As equipes das fazendas fizeram a avaliação e seleção de machos e fêmeas, cujos dados serão enviados à USP – campus Pirassununga, onde serão processados pela equipe de geneticistas chefiada pelos Professores e Doutores José Bento Ferraz e Joanir Eler.

“De posse da avaliação genética, iniciaremos as avaliações individuais dos candidatos a touros nas propriedades, que consiste na avaliação morfológica dos animais e marcação dos touros aprovados”, explica Gabriela Giacomini.

De acordo com as regras do CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), somente os 26% melhores animais da safra serão colocados à venda. “Essa certificação leva em conta o patrimônio genético dos animais (DEPs) e os ganhos de produtividade oriundos do cruzamento (heterose e complementaridade das raças utilizadas), e é a garantia que o comprador está adquirindo animais verdadeiramente melhoradores”, complementa a gerente de operações do Programa Montana.

Conforme a zootecnista, o Programa Montana busca a combinação equilibrada de aspectos produtivos e reprodutivos. Esse mix combinados neste composto tropical tem atendido às expectativas dos pecuaristas mais exigentes. As recentes safras têm gerado bezerros que alcançam facilmente 250 Kg de peso vivo ao desmame. Esses animais chegam aos 24 meses bem terminados, com excelente padrão de carcaça e peso. Vale destacar que o Montana é a raça pioneira em avaliar 100% dos animais para características de carcaça via ultrassonografia. [www.compostomontana.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira