Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2015 - 08:09

Simpósio Internacional de Tecnologias em Diabetes

Será realizado de 12 a 14 de março (quinta a sábado), pela Sociedade Brasileira de Diabetes, o primeiro Simpósio Internacional de Novas Tecnologias em Diabetes, no Hotel Caesar Business Faria Lima, Rua Olimpíadas, 205- Itaim Bibi, São Paulo (SP). Segundo o Dr. Walter Minicucci, presidente da SBD, serão abordados, entre outros temas da maior importância: — a utilização do pâncreas artificial que compreende um sensor de glicose subcutâneo que monitora os níveis de glicose e a bomba de insulina. Ambos são conectados por programas de computador (o Algoritmo, que é um software que analisa as glicemias se estão subindo ou caindo, e comanda a bomba automaticamente para liberar mais e menos insulina. No futuro teremos o que se chama de Pâncreas Biônico - estudos de Boston-USA - que vão unir a aplicação de insulina e Glucagon na mesma bomba de Insulina, melhorando ainda mais o controle e reduzindo significativamente as hipoglicemias) que informa e estipula a quantidade de insulina a ser liberada para manter a glicemia dentro dos parâmetros normais. Desta forma, o paciente estaria livre da necessidade de realizar testes de glicemia capilar (ponta de dedo) e as várias aplicações diárias de insulina, com o potencial de melhorar significativamente o controle e a qualidade de vida dos pacientes com diabetes. O tema será abordado por Francine Kaufman Ratner – endocrinologista, professora, autora, pesquisadora, consultora e diretora corporativo americano no campo médico de Diabetes mellitus. Seu livro mais vendido, "Diabesity: a epidemia de obesidade - diabetes que ameaça a América", tem sido elogiado por Wolf Blitzer da Cable News Network como " extremamente importante. Francine Kaufman vai salvar vidas". Dra. Kaufman é um dos dois únicos endocrinologistas pediátricos no sul da Califórnia listados na região da Costa Oeste e Pacífico, em "Top Médicos da América”.

Kaufman já atuou como presidente da Associação Americana de Diabetes e presidido o Programa Nacional de Educação sobre Diabetes. Ela é vice-presidente de Assuntos Globais médicos, para o negócio de Diabetes da Medtronic Inc. e ex-diretora do Comprehensive Childhood Diabetes Center, e chefe do Centro de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital Infantil de Los Angeles.

— Um novo monitor de glicose que funciona por 14 dias sem calibração. É um dispositivo composto por uma pequena agulha muito fina, que monitora o açúcar no sangue, 24 horas por dia, sem a necessidade de furar o dedo várias vezes ao dia, e os resultados ficam gravados neste dispositivo e podem ser acompanhados tanto pelo paciente, para tomar as devidas providências, como pelo médico através de seu computador. Os dados podem ser acumulados durante 3 meses, o que facilita o acompanhamento do médico sobre a situação do paciente. Este dispositivo já poderá ser encontrado no Brasil, até o final do ano.

— As indicações de bombas de insulina na gravidez. Embora pouca gente saiba, é grande o número de gestantes que desenvolvem diabetes, por excesso de peso, falta de exercício físico, falta de acompanhamento médico e pela própria condição de grávida.

A paciente diabética após o parto pode voltar à normalidade se adotar mudanças em seus hábitos de vida. Ou pode desenvolver o diabetes 2 se não tomar os cuidados necessários.

O controle do peso, prática de atividades físicas e uma dieta permanente são indispensáveis. No caso da paciente que desenvolveu o diabetes durante a gestação e voltou à normalidade, o risco de retorno da doença é de 30 a 60%, em 10 anos. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico e muita força de vontade para passar a ter uma vida mais sadia e uma dieta equilibrada. Para aquelas gestantes que necessitam tratamento com insulinas, a bomba de insulina é a melhor solução nesta fase da vida. E agora ficou comprovado que as bombas de insulina durante a gravidez, podem ajudar muito a paciente a ficar livre da doença depois do nascimento do bebê.

— Outro tema da maior importância são as novas tecnologias que podem ser usadas em crianças pequenas. Um dos maiores estudiosos do mundo nas condutas de tratamento do diabetes na criança e no adolescente, o médico alemão Ralph Ziegler vai falar sobre os aparelhos que podem ser usados em crianças e os benefícios que eles trazem.

. Maiores informações e programa do Simpósio no site [www.sitec2015.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira