Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2015 - 09:13

Apex-Brasil coordena participação do Brasil no South by Southwest 2015

58 empresas brasileiras estarão em Austin, entre os dias 13 e 18 de março. Expectativa é a geração de US$ 7 milhões em negócios realizados. Startups buscam investimentos de US$ 25 milhões.

Brasília - Em 2015, o Brasil terá novamente uma presença unificada no South by Southwest, o mais inovador evento de economia criativa do mundo. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai levar 58 empresas brasileiras – entre startups, empresas de economia criativa e investidores – para Austin, no Texas, e organizar a Casa Brasil, local de network e divulgação de diversos setores brasileiros. A Agência ampliou a presença no evento, que gerou US$ 5 milhões em negócios em 2014. A expectativa neste ano é de geração de US$ 7 milhões em negócios. As startups brasileiras buscarão investimentos na ordem de US$ 25 milhões. A participação do Brasil no festival se dará entre os dias 14 e 18 de março.

A cidade de Austin, no Texas, é palco do SXSW, festival de música organizado há 27 anos que cresceu, incorporou o cinema e internet, e se tornou uma referência global no que se convencionou chamar de convergence: o ponto de encontro de nova tecnologias, filmes, música, games, mídias sociais etc.

Países como Alemanha, Canadá, México e Inglaterra contam com participações robustas no SXSW, assim como empresas de diversos setores, como Google, Microsoft, Sony etc. O Twitter foi lançado durante o evento, em 2007. Neste ano, o festival ocorrerá entre os dias 13 e 22 de março[(http://sxsw.com].

A Apex-Brasil tem ampliado e reforçado a atuação nos Estados Unidos e o SXSW é parte deste esforço. Em 2014, a Agência levou 28 empresas a Austin, entre startups e empresas já consolidadas de diversos setores da economia criativa. A Casa Brasil contou com apresentações musicais, palestras, filmes e games.

“O South by Southwest reúne dois fatores fundamentais para a Apex-Brasil: o mercado norte-americano, sempre no topo da nossa lista de prioridades para promoção comercial e atração de investimentos, e os setores inovadores presentes ao evento, com diversas empresas brasileiras levando aos Estados Unidos produtos e serviços de altíssimo valor agregado”, destaca o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.

A programação da Apex-Brasil no SXSW se desdobra em cinco frentes, que ocorrem concomitantemente entre os dias 14 e 18 de março:

Trade Show + Platinum Connection: a Apex-Brasil será a responsável pelo estande do Brasil dentro da feira de negócios do evento (trade show). Nesse estande, além de comunicar toda a presença do Brasil no SXSW, haverá um espaço para reuniões com potenciais parceiros, clientes e compradores, agendadas pelo SXSW conforme o perfil da empresa brasileira. A Apex-Brasil selecionou 20 empresas para o Platinum Connection – que terão reuniões agendadas pela própria organização do SXSW, que fará o matchmaking com potenciais compradores. Além disso, cinco empresas vão expor seus produtos no trade show, com pequenos estandes dentro do espaço brasileiro. O estande funcionará de 15 a 18 de março. As empresas são dos setores de publicidade, design, moda, games, tecnologia da informação e produtoras de audiovisual.

Estimativa: US$ 7 milhões - Silver Connection: Além das 20 empresas do Trade Show, oito empresas foram selecionadas para participar do que a Apex-Brasil batizou de Silver Connection, por meio do qual elas próprias farão o matchmaking com apoio de uma ferramenta eletrônica disponibilizada pelo festival, com lista de contato e perfil de empresas e investidores presentes no evento. As empresas são dos setores de publicidade, design, moda, games, tecnologia da informação e produtoras de audiovisual.

Startup Village: o SXSW tem um espaço chamado Startup Village, onde empresas nascentes do mundo inteiro podem se conectar a investidores internacionais. No dia 14 de março, a agenda brasileira será dedicada às 11 startups selecionadas pela Apex-Brasil. Neste dia, as empresas terão a oportunidade participar de sessões de até 30 minutos com no mínimo três potenciais investidores e parceiros de negócios (selecionados pela organização do festival). Além disso, serão organizados dois painéis – sendo um para startups, com foco na apresentação do ambiente brasileiro a empresas estrangeiras, e outro para investidores, na linha “Por que investir no Brasil”.

Busca de investimentos: US$ 25 milhões - Casa Brasil: o SXSW não se limita ao espaço formal de negócios e palestras, separado pela organização. Toda a cidade de Austin “se veste” do evento e grandes empresas e alguns países alugam casas para fazer ações de branding e negócios para milhares de pessoas que caminham pela cidade em busca de novidades, lançamentos, música e cinema. A Casa Brasil estará localizada em ponto nobre e muito movimentado, em frente a uma das entradas do pavilhão do evento. Será um espaço para mostrar o conteúdo brasileiro de economia criativa: palestras, workshops, apresentação de filmes e produções audiovisuais, exposição de games brasileiros, ativação e exposição de produtos brasileiros e espaços para networking. Este espaço é prioritário para a Apex-Brasil, por se tratar de espaço-chave para promoção de imagem inovadora do Brasil, e ficará aberto de 14 a 17 de março. Nestes dias, haverá um evento fechado para investidores e compradores internacionais com os seguintes temas: tecnologia e novas mídias; criatividade, publicidade e propaganda; cinema e TV; e música. Empresas de games, de calçados e startups vão expor produtos na casa.

Endereço da Casa Brasil: 102 Trinity Street, Austin, TX - Investimento: O SXSW, nos últimos anos, vem se consolidando também como um ambiente propício para encontros de investimento. Nessa linha, a Apex-Brasil também vai levar dez fundos de investimentos brasileiros – venture capital, corporate venture e investidores anjos – com o objetivo de cumprir uma agenda previamente programada em parceria com a +Innovators, consultoria brasileira baseada nos EUA. A intenção é promover um maior conhecimento sobre como funciona o capital empreendedor norte-americano e o contato com investidores internacionais para realização de parcerias estratégicas, co-investimentos em empresas brasileiras e captação de recursos para esses fundos.

A participação do Brasil no SXSW é resultado de ampla parceria da Agência com diversas entidades setoriais: Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames); Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro); BM&A-Brasil, Música e Arte; Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP); Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV); Associação Brasileira de Startups (ABStartups); Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX); e Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom); Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).

A seguir a lista das empresas brasileiras já confirmadas na delegação brasileira no South by Southwest: Startup Village e Casa Brasil | 99biz | Beved | Big Hut Games | Denox | Dujour | GoAulas | MeCasei.com | Netshow.me | Nexus Edge | Retroca | Stayfilm | Trade Show – Platinum Connection | 11:11 Ads+Arts | Blogo | Boulevard Filmes| CI&T |DaFne Music | Hungry Man | INPUT | artesonora | Insecta Shoes | Jamute | Kokku | LOBO | Prodigo Films | Querosene Filmes| Santa Transmedia | Tátil - Idea Design | Tokenlab | Virgo Game Studios | Netshow.me | Conspiração Filmes | Silver Connection | ClapMe | Losbragas | Manifesto Game Studio | MJV Tecnologia e Inovação Ltda | Mosquito Project| O2 Play | Iluminatta | Loop Reclame | ZoeMob.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira