Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2015 - 07:50

Comunicação não é algo para amadores


Novo livro da especialista Sulamita Mendes expõe, em formato storytelling, situações cotidianas de comunicação, como fazer e como contratar.

No dia 11 de março (quarta-feira), às 19h, a especialista em marketing e comunicação organizacional Sulamita Mendes faz um bate-papo com os leitores e lança o livro “As sutilezas e o óbvio da comunicação corporativa”, na Livrarias Curitiba, no Shopping Palladium.

O livro possibilita que seu leitor “conheça de fato o que é comunicação no dia a dia e para o que já é profissional – tanto o que contrata como o que exerce a função - conhecer a importância da comunicação corporativa para o desenvolvimento dos negócios”, ressalta a autora. Essas e outras situações estão relatadas em formato inovador de storytelling, recurso que explora o diálogo descontraído, para narrar suas histórias ao longo da carreira. São relatos que envolvem desde aspectos comportamentais, que influenciam nos resultados dos negócios, até estratégias de comunicação organizacional que poderiam ter alguns cuidados sutis e óbvios, para um resultado mais eficaz e eficiente. “Não tive intenção de fazer mais um livro didático, apesar de poder ser utilizado como referência bibliográfica por muitos professores, quis que o livro dialogasse com o leitor e que este se visse nas situações cotidianas e também que com as metáforas apresentadas, conseguisse encontrar uma solução pra seus negócios ou mesmo para as angústias profissionais do dia a dia”.

A autora diz que resolveu escrever o livro porque, segundo ela, a gestão empresarial mudou, porém muitos empresários continuam contratando erradamente a comunicação. “Muitos comunicadores ainda se vêem à parte da gestão e isso é um erro. Comunicação faz e deve fazer parte dos negócios”, destaca. Na publicação, ela relata que “problemas e situações cotidianas e antigas de comunicação absurdamente ainda acontecem, apesar de toda evolução da tecnologia e do pensamento e comportamento humano”.

A publicação traz a experiência de mais de 30 anos de Sulamita junto a organizações. Já atuou como gerente de marketing no Sebrae/PR e no ISAE/FGV, é professora convidada em pós-graduação de várias instituições de ensino. Em 2013 assumiu a superintendência na Secretaria Municipal da Comunicação Social, da Prefeitura de Curitiba, e atualmente gerencia o Marketing e a Comunicação da De Bernt Entschev Human Capital, empresa líder em análise, prospecção de carreira e headhunter.

O diretor de Graduação da ESPM SP, Luiz Fernando D. Garcia, avalia na apresentação do livro que o crescimento das redes sociais tecnológicas e da facilidade de acesso à informação tem aumentado ainda mais a percepção da ação da Comunicação Corporativa na geração de valor de marca, seja construindo, mantendo ou revertendo situações de crise. Ele destaca que “nesta obra, a profissional e professora Sulamita nos apresenta a sua obviedade, isto é, a sua rica experiência mais do que vivida e refletida em situações tão diferenciadas como gestora ou consultora. Enquanto somos apresentados aos “óbvios” fundamentais, surgem as saborosas sutilezas que somente a experiência e o espírito crítico permitem perceber”.

O consultor de comunicação e marketing Eloi Zanetti, que endossa a publicação apresentando sua percepção na orelha do livro, aponta que Sulamita convida a todos a ver o óbvio. “São raros os diretores de empresas que realmente entendem os processos e o uso correto das diferentes ferramentas da comunicação. Para que a verdadeira comunicação aconteça, esta deve ser realizada de forma simples e sutil - a sua maior força”, revela.

. [No dia 11 de março (quarta-feira), às 19h, na Livrarias Curitiba, no Shopping Palladium, Av. Presidente Kennedy, 4121 - Portão - Curitiba - PR ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira