Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2015 - 08:00

Respirar adequadamente

Melhora o desempenho físico e mental durante a prática de esportes de alto rendimento.

Para que o atleta tenha bom rendimento em uma modalidade esportiva algumas cautelas são importantes. A respiração é algo que merece atenção redobrada porque quando o esportista respira de forma incorreta, recebe uma quantidade menor de ar que entra e sai dos pulmões e, por consequência, se cansa mais rapidamente.

De acordo com a coach e fonoaudióloga Patricia Antoniazi, durante a realização de atividades físicas o corpo sofre um gasto maior de oxigênio que só é suprido através da respiração adequada. “O ideal é que o atleta realize os exercícios com o princípio do treinamento de resistência. Assim como se utilizam pesos para fortalecer os músculos do braço, os exercícios respiratórios trazem resistência à respiração fazendo com que os músculos respiratórios trabalhem mais, aumentando assim a sua força e resistência”, descreve.

Diante disso, como a demanda de ar requisitada fica maior, inevitavelmente, inicia-se a respiração pela boca para suprir a necessidade do organismo. Essa ação não compromete a eficiência da respiração. Assim, não causa tanta fadiga no atleta o que aumenta o seu rendimento durante a atividade. “A respiração realizada de forma adequada ajuda ainda no desenvolvimento motor, psicológico e emocional”.

Outra função importante da respiração é que músculos mais potentes serão mais resistentes à fadiga com um dado nível de trabalho e, por conseguinte, a falta de ar será reduzida. “Serão capazes de gerar maior fluxo de ar aumentando a capacidade do corpo para neutralizar o ácido láctico durante o exercício pesado.”, explica a especialista.

Como respirar corretamente - O domínio da respiração facilita o desenvolvimento de atividades como corridas, ciclismo, natação, tênis, entre outros. “Durante a inspiração do ar, o diafragma desce pressionando o abdômen para fora, já quando expiramos, o diafragma se eleva e a barriga fica murcha. A respiração realizada dessa maneira faz com que o organismo tenha uma capacidade aumentada, pois reduz a aceleração do batimento cardíaco, na expulsão do gás carbono dos pulmões, evita tonturas e facilita o processo de queima de gordura. Porém, se ela não é realizada corretamente, faz com que o corpo se canse mais rápido, reduzindo a efetividade do exercício”, finaliza Patricia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira