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11/03/2015 - 08:20

Como fazer valer a pena cada centavo na sua estratégia de marketing


Para muitas empresas, o marketing funciona de forma misteriosa, afinal, pode-se gastar rios de dinheiro e o resultado simplesmente não aparecer, enquanto, às vezes, as vendas aparecem com um investimento mínimo, parecendo crescer quase que por mágica. Mas acontece que o marketing não tem mistério! Assim como nos outros departamentos da sua empresa, é possível traçar objetivos e medir resultados com bastante precisão, mesmo com orçamentos apertados. Quer saber como fazer cada centavo valer mais em sua estratégia de marketing? Tenha objetivos claros

Em administração, é preciso sempre medir, certo? Assim, para avaliar o retorno do seu marketing, você precisa traçar metas antes de efetivamente implementar a estratégia e medir os resultados. Nesse caso, quanto mais específicos forem os objetivos, melhor.

Você pode querer, por exemplo, que o site obtenha, no próximo mês, o dobro de visitantes. Ou quem sabe você quer aumentar o número de fãs no Facebook em 50% no período de 30 dias? Talvez o objetivo seja, por outro lado, alcançar 10 mil e-mails em sua lista de marketing até o fim do trimestre.

A lição que precisa ficar na cabeça é: objetivos claros asseguram que o dinheiro irá para onde pode gerar resultados, permitindo que você avalie se esse investimento está realmente sendo bem gasto.

Mantenha um blog da empresa

Já reparou que, cada vez mais, as pessoas fogem de anúncios explícitos? Principalmente ao navegarem em sites, onde é extremamente fácil bloqueá-los. A boa notícia é que cada vez mais gente faz pesquisas no Google para resolver problemas e pesquisar por produtos e soluções.

Por isso, manter um blog atualizado e com conteúdo relevante aumenta significativamente as chances de futuros clientes conhecerem sua empresa e navegarem em seu site. Se os resultados sobre “como consertar o ventilador”, “ideias para festa de 15 anos” e “como tirar fotos bonitas”, por exemplo, levarem ao seu site, sua empresa já passa a estar no foco desses possíveis futuros consumidores.

Entre nas conversas na internet

O autor Dave Kerpen conta uma história interessante no livro “Likeable Social Media”. Certa vez ele viajou para Las Vegas e reclamou no Twitter da longa fila do check-in do hotel em que estava, o Aria. O social media de um hotel concorrente, o Rio, mandou a seguinte mensagem: “sinto pela sua experiência ruim; espero que o resto da estadia corra bem”. Note que esse tweet não continha promoção, venda ou oferta nenhuma. Era só uma forma de entrar na conversa.

Já na viagem seguinte a Las Vegas, Dave, escolheu, claro, hospedar-se no hotel Rio. Eles ganharam uma venda de 600 dólares com um único tweet! Existe muita gente na internet puxando conversa com o mundo inteiro sobre os mais variados assuntos. Ao entrar nessas conversas, sua empresa pode fazer cada vez mais conexões e conquistar, pouco a pouco, mais clientes.

Converse via lista de e-mails

O e-mail marketing continua sendo uma estratégia extremamente eficaz e barata de marketing — desde que se obtenha, claro, a permissão dos contatos, usando, por exemplo, os e-mails de pessoas que já são clientes ou que se cadastraram em troca de um download.

Essa é uma ferramenta super prática — e que nunca sai de moda! — para conversar com contatos que já expressaram interesse em seus produtos ou serviços anteriormente. Pense como uma revista

Sua empresa pode atrair muitos cliques — e, consequentemente, vendas — com um calendário editorial, ou seja, produzindo conteúdo para cada época do ano, mais ou menos como uma revista.

Você pode pensar em conteúdo do tipo “dicas de decoração para o Natal”, “melhores lugares para curtir o réveillon”, “ideias de fantasia para o carnaval”, “receitas para o Dia das Mães” e assim por diante. Fique de olho no calendário do ano e publique o que os leitores querem ler! Atinja o público certo

Ferramentas como Facebook Ads e Google AdWords, por exemplo, permitem mostrar o anúncio da sua empresa somente para públicos muito específicos e segmentados, ao contrário de anúncios em jornais ou na TV, em que seu anúncio será visto por muita gente que, no fim das contas, não interessa.

Esses recursos podem ser grandes aliados na hora de lançar um novo produto ou conquistar uma determinada fatia do público. E o melhor? O orçamento é extremamente fácil de controlar!

. Por: Diego Contezini, COO do Asaas.com, ferramenta de emissão de boletos para autônomos e pequenos empreendedores.

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