Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2015 - 08:24

Consegui! sou líder, e agora?

Como preparar-se para este papel tão importante no contexto empresarial.

As posições de liderança de equipe são muito valorizadas e almejadas pelos profissionais que querem crescer na hierarquia das empresas. Só que a energia empregada na tentativa de ocupar essas posições muitas vezes não é proporcional ao grau de empenho para desenvolver as competências necessárias. Todos sabem que cada um é responsável por sua própria carreira, portanto quem quer ser líder deve se preparar para isso. Por outro lado as empresas também devem assumir a sua parte na responsabilidade em desenvolver líderes, pois caso não o façam correm sério risco de não conseguir implementar sua estratégia de negócios. São os líderes que concretizam as estratégias de negócios por meio do engajamento de suas equipes.

Você foi promovido, que bacana! É hora de comemorar, pois as conquistas que temos na vida merecem ser celebradas. Mas passado esse momento de empolgação, a coisa fica séria, e sua realidade vai mudar por completo. De contribuinte individual que leva sua rotina preocupado apenas com seus próprios prazos e a qualidade de seu trabalho técnico, passa a ter responsabilidade pelos resultados de uma equipe. Essa mudança vai exigir adaptações na forma como utiliza seu tempo, nas suas habilidades e também naquilo que você valoriza. Seu tempo não poderá mais ser empregado em fazer o trabalho com as próprias mãos e sim em contribuir para que a sua equipe realize o trabalho de forma eficaz. Sua habilidade técnica, que muito provavelmente lhe garantiu a promoção, não será mais tão valorizada. Agora você terá que desenvolver habilidades de gestão de equipe: delegar, acompanhar e cobrar os resultados, dar feedback. Não vai ser mais possível valorizar apenas o desenvolvimento de trabalhos técnicos para os quais se formou, mas o foco terá que se deslocar principalmente para o desenvolvimento das pessoas.

Segundo Robert Hogan, autoridade internacional nos temas Liderança e Avaliação de Personalidade, a personalidade do Gestor influencia diretamente no engajamento dos funcionários e consequentemente no desempenho da empresa. Para Hogan, grande parte dos funcionários que deixam a empresa, na verdade não estão saindo da empresa e sim se livrando de um mau líder.

Como se preparar para esse papel tão importante no contexto empresarial? Ai vão algumas dicas: •Amplie o seu autoconhecimento. Procure saber qual é o impacto que você causa no ambiente – solicite feedback;

•Seja flexível e adaptável. Procure agir com calma entendendo as situações antes de agir;

•Leia muito sobre liderança e procure exercitar o aprendizado adquirido sempre que uma oportunidade aparecer;

•Busque modelos em que se espelhar. Aquele chefe que você respeita pode ser um ótimo referencial para sua conduta;

•Aproveite todas as oportunidades que a sua empresa oferece para o desenvolvimento de líderes: cursos, programas de mentoria, etc.;

•Amplie sua capacidade de ouvir. Essa é uma fonte interminável de aprendizado. Quanto mais ouvir, mais vai obter informações relevantes para sua conduta como líder;

•Aprenda a fazer perguntas que ajudem seus subordinados a encontrarem seu próprio caminho e aprendam com isso;

•Seja humilde e saiba pedir ajuda. Você não é obrigado a saber tudo;

•Busque um processo de Coaching. Essa ação pode ajudar você a acelerar sua adaptação à nova função.

Toda essa preparação vai valer a pena quando você perceber que sua equipe está coesa e engajada na busca por resultados. Ser líder é vibrar com os resultados de sua equipe e ter a certeza que o seu papel está sendo cumprido.

. Por: Yara Leal de Carvalho - Sócia e Coach da Questão de Coaching (www.questaodecoaching.com.br), psicóloga com MBA Executivo em Negócios, formação Internacional em Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching, practitioner em PNL e analista de Assessment DISC. | A Questão de Coaching (www.questaodecoaching.com.br)– empresa especialista em desenvolvimento pessoal e profissional – é fruto da aliança de cinco profissionais qualificados e com grande experiência de mercado em capacitação de pessoas. A diversidade de formação acadêmica de seus executivos, compostos por psicólogos, administradores e educadores, contribui para a troca de experiências e crescimento, além de proporcionar uma visão mais ampla em diferentes situações.

Com alicerce fundamentado em um aprendizado constante, a empresa busca, diariamente, a excelência e aprimoramento do trabalho para contribuir com a evolução profissional e o desenvolvimento humano de pessoas e empresas interessadas em evoluir, superar obstáculos e ascender na escala do sucesso.

A Questão de Coaching oferece treinamentos, palestras e workshops que ressaltam a importância de manter a motivação, de investir no relacionamento e na comunicação e, principalmente, de tornar-se um líder profissional e da própria vida.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira