Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2015 - 06:19

Seringoma pode ser confundido com olheira

Dermatologista acredita que a participante Amanda do BBB 15 tem siringoma, em vez de olheiras. O tratamento a laser é um dos caminhos para eliminar o problema.

São Paulo - Daqui a algumas semanas termina o Reality Show BBB 15. Nessa edição, não só as festas, desentendimentos e os relacionamentos amorosos chamaram a atenção, mas também as olheiras profundas da participante Amanda Djehdian. Entretanto, será que realmente o que ela tem são olheiras? O Dermatologista de Minas Gerais, Dr. Abdo Salomão, comenta que, muitas vezes, o siringoma - problema estético bastante comum também localizado na região das pálpebras - é confundido com as olheiras.

"Acredito que a participante Amanda tem siringoma, porém, não posso afirmar, pois não a examinei. O diagnóstico costuma ser clínico e histológico, sem a necessidade de exames laboratoriais extras. Trata-se de bolinhas nas regiões palpebrais que conferem um aspecto mais escurecido. Clinicamente, são tumores benignos dos ductos das glândulas sudoríparas, quer dizer, responsáveis pela produção de suor. Por esta razão, representam somente alterações estéticas, sem risco à saúde", reforça o dermatologista.

Melhor tratamento- Normalmente, o siringoma é mais comum em mulheres de pele clara, na adolescência e na fase adulta. O quadro costuma estar relacionado a fatores genéticos, porém pode acontecer de apenas um membro da família apresentar o problema. O tratamento habitualmente tem finalidade apenas estética, uma vez que, na maior parte das vezes, não causa nenhum incômodo físico a quem o possui.

O Dr. Salomão aponta o laser como melhor recurso e o menos invasivo para tratar o quadro. "O laser Pro Collagen da Plataforma Solon, por exemplo, apresenta uma ponteira especialmente desenhada para essa finalidade. O procedimento é simples e não há downtime (ou seja, a pessoa não precisa afastar-se de suas atividades diárias). Não há pontos nem cortes. Apenas uma sessão é o suficiente. Imediatamente, há um clareamento e melhora significativa do local", indica o dermatologista.

As causas das olheiras normalmente são multifatoriais. Podem ser excesso de melanina, fatores genéticos, uso de medicamentos, frouxidão da musculatura, alteração do relevo das pálpebras etc. Mas, para quem tem olheiras e siringoma em conjunto, também há solução e podem ser tratados simultaneamente. "Os siringomas pioram muito o aspecto das olheiras. Além disso, deixam a pele com um aspecto "enrugado" e cheio de dobras. O ideal é, sim, tratar ao mesmo tempo. O laser Vektra QS ajuda nas olheiras enquanto o Pro Collagen nos siringomas", conclui o Dr. Salmão.

. Por: Dr. Abdo Salomão Júnior é dermatologista de Guaxupé, Minas Gerais. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e da of American Academy of Dermatology. |.Rodrigo Hernandes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira