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12/03/2015 - 07:00

A importância e o impacto do “Marketing Verde” para as marcas

Nos últimos anos o debate sobre a preservação ambiental tem ganhado espaço na mídia, com isso passou a influenciar também no hábito de consumo de parte da população, que acabou “obrigando” as empresas abraçarem a causa.

Para continuarem fiéis às marcas, os consumidores estão levando em consideração o quanto cada uma delas estão engajadas com seu perfil. Hoje a sustentabilidade passou a ser ponto primordial de muitas empresas. Com essa demanda cada vez maior de consumo consciente, as empresas vêem-se obrigadas a desenvolver o Marketing Verde e observar cuidadosamente seu desempenho ambiental através de ações corporativas orientadas ecologicamente corretas. Mas afinal, o que é Marketing Verde?

Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental, é a estratégia de comunicação voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos benefícios e preocupação com meio ambiente. É a tática de conexão da marca em criar uma imagem ecologicamente consciente perante a sociedade e seu consumidor.

O marketing verde é uma ferramenta poderosa de gestão que pode interferir diretamente no crescimento da marca, pois cada dia mais cresce no Brasil o número de consumidores conscientes.

As empresas por sua vez têm o desafio de entregar aos consumidores não apenas a preocupação com a causa, mas sim implantar estes conceitos na produção e entrega de seus produtos, não apenas vender o conceito, mas sim um comprometimento real na entrega de um produto ou serviço “ecologicamente correto” que possa ajudar na qualidade do meio ambiente.

O grande “boom” das redes sociais e o aumento da interação dos consumidores com as marcas trouxe uma perspectiva diferente para a interação dos clientes com as companhias. Segundo a Edelman 73% dos consumidores esperam que as marcas fomentem interações mais humanas e significativas com eles.

Um novo tipo de empresa tem surgido – aquela que prioriza não só a sustentabilidade econômica, mas também a social e a ambiental. Esse posicionamento dos empreendedores tem sido muito importante para engajar e criar um vínculo entre o consumidor final e as marcas. Diante do excesso de opções, não é só o preço que determina a decisão de compra. A incorporação de práticas sustentáveis é hoje uma das mais reconhecidas e admiradas pelo consumidor final.

Segundo pesquisa da Nielsen, 66% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de companhias que tenham implementado programas que deem algum retorno para a sociedade. Esse tipo de preferência se expande para outras áreas: 62% deles preferem trabalhar para empresas com esse tipo de iniciativa; 59% preferem investir em companhias assim; 46% dos consumidores se dizem dispostos a pagar mais por produtos e serviços de companhias que se importam com as consequências que o seu negócio traz para o mundo.

Segundo o Ibope cerca de 62% dos consumidores brasileiros trocariam determinada marca por outra que se preocupa em apoiar a cultura, aumentar o bem estar das pessoas ou da cidade.

. Por: Mayra Gianoni | [email protected].

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