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13/03/2015 - 07:52

Primeira fase da ampliação do Porto do Rio é inaugurada


Porto do Futuro será o maior cais contínuo da América do Sul.

A primeira fase das intervenções de ampliação do Porto do Rio, no Caju, foi inaugurada no dia 12 de março(quinta-feira), em solenidade que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Luiz Fernando Pezão e do prefeito Eduardo Paes. As obras do Porto do Futuro estão sendo realizadas pelo Grupo Libra e MultiTerminais, em parceria com a Companhia Docas do Rio de Janeiro e os governos federal, estadual e municipal.

O projeto tem como objetivo a expansão e a modernização de dois terminais de armazenamento de contêineres e de um terminal de armazenamento de veículos. O investimento privado é de R$ 1 bilhão para obras de extensão do cais (550 metros), extensão da retroárea (33 mil metros), a construção de novo edifício garagem (sete mil vagas) e de três novos armazéns (que somam 20 mil metros quadrados), além de equipamentos.

Os investimentos públicos são de R$ 550 milhões, já garantidos, para obras de dragagem do Porto e para a construção da Avenida Portuária, que ligará a Avenida Brasil ao Porto. O projeto conta ainda com recursos públicos de R$ 250 milhões - em fase de viabilização – para a construção de um mergulhão, que fará a conexão entre a pista de chegada da Avenida Brasil à cidade e o cais de São Cristóvão e Gamboa, e também da Avenida Alternativa, uma via que será aberta no Caju para criar um acesso complementar ao Porto e aos Terminais Retroportuários, localizados na região.

Quando concluídas, as obras resultarão no maior cais contínuo da América do Sul, que poderá chegar a 2.070 metros de extensão. A inauguração do Porto do Futuro — que impacta as cadeias produtivas dos setores farmacêutico, automotivo, químico e de óleo e gás - representa um aumento de 63% na capacidade do terminal.

A presidente Dilma Rousseff destacou que o empreendimento contribui para o crescimento econômico fluminense e brasileiro.

—O investimento privado de R$ 1 bilhão no Porto vai permitir que o Rio de Janeiro tenha hoje um dos portos mais modernos do país e seja um grande centro de recebimento de importação e exportação de produtos com grande valor agregado. É um Porto valorizado, porque aqui se exporta carros e vários produtos já manufaturados — afirmou a presidente.

Já o governador Luiz Fernando Pezão ressaltou a parceria entre as três esferas de governo.

— Esse empreendimento é fruto de uma parceria dos governos federal, estadual e municipal com empresários que acreditaram no Rio. Isso é a prova de que, quando os poderes se reúnem, esse estado e o país são imbatíveis. O Porto do Futuro beneficia não só a cidade do Rio, mas todo o estado e, especialmente a Região Metropolitana, com seus investimentos e empregos. Não podemos perder a pujança das atividades portuárias, de estaleiros, sondas e tudo o que a indústria naval trouxe para o Rio – disse o governador.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, enfatizou que o Porto do Futuro mostra a força e a importância econômica do Brasil.

— Ter um terminal tão sofisticado e importante para a cidade mostra a força do Rio de Janeiro e do Brasil, que são capazes de superar os desafios e percalços que se impõem — disse o prefeito.

A conselheira de administração do Grupo Libra, Celina Carpi, ressaltou o apoio dos governos para o desenvolvimento do empreendimento.

— Temos um Porto competitivo com os mais modernos equipamentos e infraestrutura portuária de qualidade internacional. Nesse sentido, o apoio do governo federal foi inestimável, assim como a parceria com o Governo do Estado, que contribuiu com o processo através da implantação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Caju e da agilidade do órgão ambiental estadual na avaliação e concessão de licenças, além de nos apoiar na modernização da conexão logística estadual. A Prefeitura do Rio também foi fundamental na organização do trânsito na Região Portuária e na coordenação das obras do Porto Maravilha – ressaltou Celina.

Porto do Rio de janeiro - Polo indutor da atividade econômica, o porto é o mero quadrado do território fluminense que mais gera receitas tributárias. O Estado do Rio é o segundo maior importador do país, com R$ 21,7 bilhões em 2014. Também é o local em que mais se arrecadam impostos federais, estaduais e municipais do estado. Apenas no ano passado, a arrecadação de ICMS na nacionalização de cargas foi de R$ 2,2 bilhões.

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