Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2015 - 08:47

Castelinho do Flamengo sedia Laboratório de Experimentação Sonora


O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo foi transformado num laboratório de experimentação sonora, com curadoria dos artistas Franz Manata e Saulo Laudares. Até o dia 26/04, os dois professores da Escola de Artes Visuais recebem pesquisadores e artistas que exploram o som como forma de manifestação artística.

A exposição fica aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Às quartas e sextas-feiras, das 18h às 22h, acontecem palestras, happenings e apresentações de DJs. O projeto Arte Sonora foi selecionado pela Convocatória de Ações Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura.

Além dos próprios curadores, outros seis artistas expõem suas obras pelos três andares do Castelinho. Os selecionados transitam entre instalações, objetos sonoros, vídeos e performances, que cruzam arte e som nas mais variadas direções. Outros dez artistas apresentam vídeos ou performances.

O projeto tem um desdobramento na internet, no site o público pode ouvir entrevistas com artistas como Cildo Meireles e Chelpa Ferro, além de mixtapes assinadas por Chico Dub e Batman Zavareze, entre outros.

A arquitetura eclética do centro cultural tem sua ecologia acústica investigada por Caio César Loures que, com seu Panopticon, microfona escadas, corredores, banheiros e transmite os sons para uma sala no terceiro andar.

Marcelo Mudou se apropria de aparelhos e equipamentos obsoletos criando objetos sonoros e instalações que contam fábulas. Leandra Lambert versa sobre o silêncio ao criar objetos oníricos e poéticos que resgatam uma memória sonora e afetiva.

Os artistas Franz Manata e Saulo Laudares apresentam um neon vermelho com a palavra Dancing trabalho que incorpora o espaço e convida os presentes a lembrar da sua última experiência em uma pista de dança.

Vivian Caccuri traz My Mistake instalação que usa chaves coletadas em chaveiros nas vizinhanças dos bairros do Flamengo, Catete e Glória. As chaves cobrem grande extensão de sua sala e podem ser manipuladas pelo público, revelando diferentes tonalidades de som metálico.

Foi realizada uma seleção de vídeos e de performances que priorizam os aspectos da oralidade enquanto negociação, como na performance Práticas de Estar Com, de Anna Costa e Silva, que durante três horas convida os participantes a interagir e se comunicar de maneira não convencional e íntima com sua dupla, o espaço, a artista e o tempo; ou o som como estrutura imagética, como em Cruz da Moça de Leliene Rodrigues, que investiga uma fábula popular no interior de Minas Gerais e tece uma nova ficção.

O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo fica na Praia do Flamengo, 158, Rio de Janeiro(RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira