Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2015 - 07:26

Eternit atinge 9% de aumento no lucro operacional no 4T14

Ebitda ajustado alcança 54,7 milhões no quarto trimestre de 2014.

São Paulo – A Eternit anuncia os resultados do quarto trimestre e do ano de 2014. No 4T14, a receita líquida somou R$ 263,6 milhões, 4,1% superior ao mesmo período de 2013. O bom desempenho foi decorrente de maiores volumes de fibrocimento e mineral crisotila no mercado externo, além da apreciação do dólar frente ao real que neutralizaram os menores volumes das telhas de concreto e do mineral crisotila no mercado interno.

O desempenho da Companhia foi bem superior ao do setor de materiais de construção, em função da recuperação da demanda reprimida decorrente do alto número de feriados no primeiro semestre e por ser, sazonalmente, um período de maiores demandas para a Companhia. A Eternit encerrou o ano operando em plena capacidade na mineração do crisotila e na linha de produtos acabados, a produção de fibrocimento e telhas de concreto acompanhou a demanda do mercado durante o ano de 2014.

O Ebitda ajustado no 4T14 atingiu R$ 54,7 milhões, 22,2% maior que o registrado no 4T13, em função do crescimento da receita líquida ser maior que os custos dos produtos vendidos. O lucro líquido apresentou retração de 8,1% quando comparado ao 4T13, atingindo R$ 23,2 milhões no 4T14, decorrente, principalmente, de um resultado financeiro líquido menor e do resultado negativo de equivalência patrimonial.

Nelson Pazikas, Presidente e Diretor de Relações com Investidores, explicou que: “mesmo com o cenário econômico desafiador e da queda na demanda por materiais de construção no ano de 2014, a Eternit apresentou desempenho bem superior ao do setor”.

Investimentos e proventos - Os investimentos no quarto trimestre de 2014 somaram R$ 37,2 milhões, 59,4% superior ao registrado no quarto trimestre de 2013, sendo destinados à instalação da unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção no Estado do Amazonas e à manutenção e atualização do parque industrial do Grupo.

A Eternit continua sendo uma das empresas com maior índice de retorno aos seus acionistas, entre as companhias de capital aberto no Brasil. Em 2014, o dividend yield foi de 9,2% e os proventos pagos foram de R$ 71,6 milhões.

Vendas.: Mineral Crisotila - O volume vendido do mineral crisotila no 4T14 foi de 66,7 mil toneladas, 10,8% menor quando comparado ao mesmo período de 2013. As vendas internas apresentaram redução de 23,2% no período analisado, em função de menor consumo do mineral, principalmente na região Sul. Em contrapartida, as exportações apresentaram crescimento de 5,2% decorrente da retomada gradual do mercado asiático. Em 2014 as vendas totalizaram 283,7 mil toneladas, praticamente estável (menor em 1,0%) frente ao ano de 2013. No mesmo período comparativo, o destaque fica para o mercado externo com crescimento de 9,1% decorrente dos aspectos comentados acima que compensaram, parcialmente, a retração de 8,5%, ocorrida no mercado interno.

Com uma capacidade anual de 300 mil toneladas, a SAMA manteve sua participação como a terceira maior mineradora no mercado mundial de produção do crisotila, no ano de 2014.

Fibrocimento - O volume vendido de fibrocimento no mercado interno, incluindo soluções construtivas, foi de 229,0 mil toneladas no 4T14, 5,5% superior ao volume registrado no 4T13, devido, principalmente, ao reposicionamento dos estoques do varejo de material de construção decorrente de demanda reprimida após o alto número de feriados no primeiro semestre, além de ser sazonalmente um período de maiores demandas para a Companhia. No acumulado do ano de 2014, as vendas atingiram 864,8 mil toneladas, 4,4% superior ao mesmo período do ano anterior, em função dos aspectos comentados mais acima.

Com uma capacidade anual teórica de um milhão de toneladas, a Eternit manteve a liderança no mercado brasileiro de fibrocimento em 2014 com participação de 32%, aumento de um ponto percentual em relação ao ano anterior.

Telhas de Concreto - No 4T14 as vendas de telhas de concreto totalizaram 995 mil metros quadrados (equivalente a 8.701 mil peças), redução de 21,7% em relação ao quarto trimestre de 2013, em função de menores demandas no segmento de coberturas de alto padrão, principalmente, no segmento B2C (business-to-customer). No ano de 2014 o volume vendido foi de 4.686 mil metros quadrados (equivalente a 41.477 mil peças), 12,3% menor em relação a 2013, decorrente dos aspectos comentados anteriormente.

Com uma capacidade anual de 10 milhões de metros quadrados (equivalente a 105.000 mil peças), a Tégula aumentou um ponto percentual e atingiu 31% de participação no mercado brasileiro de telhas de concreto em 2014, mantendo sua liderança.

Programa Portas Abertas- Em novembro de 2004, a Eternit lançou o Programa Portas Abertas, com o objetivo de contribuir para o melhor entendimento da sociedade a respeito da extração e beneficiamento do mineral crisotila, da fabricação dos produtos de fibrocimento de forma sustentável e das práticas de saúde e segurança. O programa promove visitas às cinco unidades de fibrocimento do Grupo – Anápolis (GO), Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Simões Filho (BA) e também à mineradora SAMA, localizada em Minaçu, norte do Estado de Goiás. Desde sua implantação, o programa, considerado um dos maiores do mercado, já recebeu mais de 67 mil visitantes.

Eternit - Com 75 anos de atividade, a Eternit é a maior e mais diversificada indústria de coberturas do país, com atuação nos segmentos de louças e metais sanitários, soluções construtivas, entre outros produtos. O Grupo Eternit, com sede e showroom em São Paulo, é composto por 12 fábricas e uma mineradora, sendo 4 fábricas de fibrocimento da Eternit localizadas estrategicamente nas cidades de Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Simões Filho (BA), uma fábrica de fibrocimento da controlada Precon Goiás na cidade de Anápolis (GO), 6 fábricas de telhas de concreto da controlada Tégula Soluções para Telhados, localizadas nas cidades de Atibaia (SP), São José do Rio Preto (SP), Içara (SC), Frederico Westphalen (RS), Anápolis (GO) e Camaçari (BA); e a SAMA Minerações Associadas, sediada na cidade de Minaçu (GO), terceira maior mineradora de crisotila do mundo; além da joint-venture Companhia Sulamericana de Cerâmica, localizada na cidade de Caucaia (CE), que produz louças sanitárias.

Companhia de capital aberto, desde 1948, o Grupo Eternit faz parte do Novo Mercado, nível máximo de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA). Em 2006 e 2007, o Programa de Relações com Investidores da Eternit ficou entre os cinco melhores do mercado brasileiro (empresas “small & mid cap”), de acordo com IR Magazine Awards Brazil e, em 2008 e 2010, ganhou o Prêmio ABRASCA de melhor relatório anual para companhias abertas com receita líquida abaixo de R$ 1 bilhão e, em 2009 e 2010, o programa de Governança Corporativa da Eternit foi eleito o melhor da América Latina pela IR Global Rankings. Nos anos de 2013, 2012 e 2011, o Programa de Relações com Investidores da Eternit foi eleito o melhor para investidores individuais, categoria empresas “small & mid cap”, de acordo com IR Magazine Awards Brazil. Em 2014 a reunião pública realizada pela Eternit em Belo Horizonte foi eleita pela APIMEC-MG (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) a melhor reunião de 2013 realizada na regional Minas Gerais. [www.eternit.com.br] | Prêmios em [www.eternit.com.br/ri].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira