Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2015 - 07:30

Genética de três touros da bateria de Gir Leiteiro da CRV Lagoa foi exportada para a Índia

Doses de sêmen de Opala, Delegado e Código foram exportadas para o país de origem da raça.

Foi concluído recentemente o processo de exportação de sêmen de touros Gir Leiteiro para a Índia – país de origem da raça. Os três touros escolhidos foram Opala, Delegado e Código, todos provados, integrantes da bateria da CRV Lagoa.

O responsável pela novidade é o empresário André Rodini, de Ribeirão Preto, que trabalha com importação e exportação de genética bovina. Ele esteve na Índia em 2008 e preparou o terreno para a exportação de sêmen.

“Tudo começou quando fui à Índia procurar material genético para trazer ao Brasil. Só que lá não encontrei o que esperava. O pouco que eu encontrei não tinha rastreabilidade, pedigree, não dava para saber a origem exata. Foi quando ofereci a nossa genética e o pessoal se interessou. Tinha levado comigo material das centrais, já que a ideia era mostrar o que tínhamos e trazer o que tivesse de bom”, destacou.

Rodini também conta como foi a escolha dos reprodutores. “Depois que concordaram em fazer a importação, passei uma lista de 30 animais. Eles só queriam touros provados, com PTA positivo e com pedigree de pelo menos cinco gerações. Chegamos a 10 touros e sete deles foram descartados pelo protocolo sanitário. Desta forma, foram escolhidos os três touros da CRV Lagoa, que fez a exportação e eu fui o agente intermediador”, explica. “Em julho, voltarei à Índia para fazer prospecção de novos negócios. Estou muito feliz, com sentimento de missão cumprida”, completa.

“A Índia, berço das raças zebuínas, possui uma das maiores populações de bovinos no mundo. Essa exportação tem um significado especial, provando que estão interessados na genética ‘made in Brazil’, ou seja, nos touros que foram provados para leite e características funcionais (avaliação linear) através de programa de melhoramento genético, que, em 2015, completará 30 anos de existência. A importância do PNMGL é, agora, não somente nacional, mas ultrapassa as barreiras continentais. Esses três touros provados, Delegado, Código e Opala representam um início de um mercado que tem potencial para se expandir e muito”, comenta Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa

Conheça os touros - Delegado é um touro com PTA Leite de +440,3 kg de leite e 83% de confiabilidade, filho de CA Sansão e Recita de Brasília e neto de Caju de Brasília. Destaque entre os touros provados positivos pelo PNMGL ABCGIL/EMBRAPA, ocupando o 19º lugar no ranking 2014. Transmite às suas filhas produção leiteira com ótimo sistema mamário, sustentação de úbere, excelente capacidade corporal e força leiteira evidenciada. É de criação e propriedade de Bom Jardim da Serra Agropecuária Ltda.

Código é um touro provado com +333,9 Kg de leite e 76% de confiabilidade. Sua genealogia alia os trabalhos de seleção de pioneiros da raça, filho de CA Paladino e Prosa de Brasília, Bi Grande Campeã do Concurso Leiteiro ExpoZebu 2002/2004, tendo lactação oficial de 10.094 kg. Genéticas Campo Alegre e Brasília reunidas em um touro moderno e de excelente biótipo leiteiro. Sua irmã própria, Felicidade, produziu 12.422 kg de leite e é mãe do Guri, líder da 3ª prova de pré-seleção do Gir Leiteiro.

Código é cria da Fazenda Brasília Agropecuária Ltda e de propriedade da Leite Gir Genética e Manejo Ltda e Outro.

Opala também é reprodutor provado de destaque, com PTA leite de +221,0 kg e 75% de confiabilidade. Genética de destaque em coeficiente de parentesco, com média de 1,88%. Oriundo de família consagrada pelo binômio leite e úbere. Seu pai, seu avô e seu bisavô são touros provados positivos pelo PNMGL ABCGIL/EMBRAPA. Sua mãe desce do provado Oásis Hábil, que marcou história no Gir Leiteiro produtivo e funcional. É de criação e propriedade de Manuel e José João Salgado dos Reis.

CRV Lagoa - Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. [www.crvlagoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira